Topo

CarnaUOL

Rosas de Ouro exalta história negra com famosos, e Manoel Soares chora

Kindala! Rosas de Ouro pede igualdade racial em desfile com famosos

Do UOL, em São Paulo

18/02/2023 04h59Atualizada em 19/02/2023 17h20

A Rosas de Ouro foi a quinta escola a desfilar no Sambódromo do Anhembi hoje, com o enredo "Kindala! Que o amanhã não seja só um ontem com um novo nome" sobre a luta do povo negro por igualdade.

Manoel Soares desfilou em um dos carros alegóricos, representando Zumbi dos Palmares, e chorou comentando a experiência na Globo. Ele contou que teve uma crise de dor no ciático e pensou em desistir do desfile, mas sua família o impediu.

Nomes como Karol Conká, Leci Brandão, Formiga, Rappin Hood, Adriana Lessa e Angelo Assumpção também participaram do desfile em outro carro, este com uma faixa citando uma frase do discurso de posse do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida: "Vocês existem e são valiosos para nós".

O samba-enredo foi composto por Arlindo Cruz em parceria com Fabiano Sorriso em 2005. Na época, o samba não foi o vencedor, mas ficou marcado na quadra da Rosas de Ouro. No ano passado, o carnavalesco Paulo Menezes sugeriu que a música fosse o samba-enredo de 2023.

No desfile, a comissão de frente foi dedicada aos horrores dos navios negreiros, com uma alegoria móvel que se balançava simulando o movimento do navio. A frente do carro foi decorada com esqueletos dourados cobertos de sangue.

CarnaUOL