Topo

CarnaUOL

Com fantasias diferentonas, Mocidade conta história do samurai negro Yasuke

Mocidade Alegre se inspira em um imigrante negro que se tornou um respeitado samurai

Do UOL, em São Paulo

19/02/2023 04h35

A Mocidade Alegre, quinta escola a desfilar contou na avenida a história de Yasuke, imigrante africano que se tornou um respeitado samurai no Japão.

O desfile passeou pela história do guerreiro, trazendo referências de sua origem na África, passando pelas batalhas em terras asiáticas, até traçar um paralelo com os guerreiros brasileiros negros dos dias de hoje.

"Mandou banhar, escorreu beleza/A verdade da cor, a natureza/É preta sua armadura/Tem na alma bravura/Ninguém segura!", diz o samba, puxado por Igor Sorriso.

O trecho narra o momento em que os japoneses disseram para Yasuke se banhar, acreditando que o tom de sua pele era tinta. A história também foi ilustrada no carro alegórico "A Pele Retinta de Yasuke Reluz a Beleza", que, escorrendo água, mostrou uma enorme figura do samurai se banhando.

A rainha Aline Oliveira surpreendeu com sua máscara de dragão que se abria e fechava e se destacou ao comandar a bateria, que fez coreografias cruzando o chão da avenida.

A escola misturou simbolismos de Moçambique, Angola e Japão com fantasias exuberantes e coloridas. A campeã do BBB 20 Thelminha desfilou caracterizada de sacerdotisa banto, figura do candomblé, usando uma fantasia verde e bege. Já a ala das baianas veio em tons vibrantes de rosa e maquiagem elaborada representando a flor de cerejeira, típica do Japão.

Outras alas representaram Maputo, capital moçambicana, e os missionários jesuítas.

Por fim, a Mocidade homenageou os "samurais da quebrada" dos tempos presentes, com rostos de jovens negros estampados na camiseta dos componentes.

Além de Thelminha, outros ex-BBBs participaram do desfile: Linn da Quebrada, do BBB 22, e João Luiz Pedrosa, do BBB 21, também passaram pela avenida em um dos últimos carros alegóricos da escola.

CarnaUOL