Topo

CarnaUOL

Céu ou inferno? Imperatriz exalta sertão nordestino com lenda sobre Lampião

Do UOL, em São Paulo

21/02/2023 02h38

A Imperatriz Leopoldinense foi a quarta escola de samba a desfilar na Marquês de Sapucaí na madrugada desta terça-feira (21). Lampião foi o personagem escolhido pela escola do bairro de Ramos, zona norte do Rio.

O enredo foi "o aperreio do cabra que o excomungado tratou com 'má-querença' e o santíssimo não deu guarida". Com base na literatura de cordel, a escola especulou sobre o que ocorreu com Lampião após a morte.

O samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense conta que Virgulino Ferreira da Silva não foi aceito no céu e nem no inferno. Os carros alegóricos escolhidos para o desfile retratam os dois ambientes.

O desfile também trouxe referências constantes ao sertão nordestino. Uma simulação de perseguição aos capangas de Lampião foi montada em um dos veículos de destaque da escola.

Imperatriz Leopoldinense exalta Lampião em enredo de 2023

A Imperatriz Leopoldinense também contou com a estreia de Maria Mariá como rainha da bateria. Faixa preta de taekwondo, a ex-passista também é formada em comunicação social pela UFRJ. Ela substituiu a cantora Iza no posto.

CarnaUOL