Topo

CarnaUOL

Terço nas mãos, aflição na apuração: quem é a presidente da Mocidade Alegre

Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, aguarda o resultado da apuração - Mariana Pekin/UOL
Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, aguarda o resultado da apuração Imagem: Mariana Pekin/UOL

Do UOL, em São Paulo

21/02/2023 18h33

Solange Cruz, presidente da Mocidade Alegre, é uma das figuras mais emblemáticas nas apurações do Carnaval de São Paulo, sempre aflita e cheia de terços nas mãos. A agremiação quebrou um jejum de nove anos e venceu o Carnaval 2023.

Em 2023, Solange completa 20 anos à frente da agremiação. Sob seu comando, a Mocidade Alegre foi campeã sete vezes e só ficou fora do desfile das Campeãs em três oportunidades: 2011, 2017 e 2019.

Até então, o título preferido da presidente era o de 2004, que encerrou um jejum de título que durava 24 anos, além de ter sido o ano da estreia no comando da escola.

"O desfile deu muito certo e a escola passa a acreditar mais em si mesma. As pessoas tinham prazer em vestir a camisa, orgulho em dizer 'sou do Limão', 'sou da Mocidade'. A gente conseguiu fazer esse resgate", comentou, em entrevista recente ao UOL.

Apesar de a Mocidade ser uma das maiores e mais tradicionais escolas da capital paulista, Solange atribui o sucesso de sua atuação à frente da agremiação do Limão à gestão familiar.

A escola foi fundada em 1967, pelo pai e pelos tios de Solange, que eram oriundos do bloco das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro. Além do pai, sua irmã, Elaine, também presidiu a agremiação.

"É uma liderança familiar que desde que fundou permanece. É natural que esse amor vá evoluindo dentro da agremiação com as pessoas que lá estão, lá ficaram e as que vão chegar", explicou.

Mocidade Alegre se inspira em um imigrante negro que se tornou um respeitado samurai

CarnaUOL