Topo

CarnaUOL

Carnaval RJ: Evolução será o primeiro critério de desempate na apuração

Colaboração para o UOL, de São Paulo

22/02/2023 13h42

A escola de samba campeã do Carnaval do Rio de Janeiro será determinada nesta quarta-feira (22). E como é de costume, uma reunião ocorrida a poucas horas da apuração já determinou a ordem da leitura dos quesitos e, consequentemente, os critérios de desempate.

A ordem foi determinada por sorteio e definiu Harmonia como o primeiro quesito a ser lido na apuração, que acontece a partir das 16h, na praça da Apoteose. Já o critério desempate é o oposto ao da leitura das notas, sendo Evolução o primeiro a ser contabilizado em caso de empate.

Ordem da leitura de quesitos:
Harmonia
Enredo
Bateria
Alegorias e Adereços
Fantasias
Samba-Enredo
Comissão de Frente
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Evolução

Ordem do critério desempate:
Evolução
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Comissão de Frente
Samba-Enredo
Fantasias
Alegorias e Adereços
Bateria
Enredo
Harmonia

A ordem das escolas citadas na apuração seguirá a mesma de entrada na Sapucaí. Cada quesito foi avaliado por quatro juízes —antes eram cinco— com notas de 9 a 10, com fracionamento em decimais (ex. 9,1), e a menor nota de cada quesito será descartada.

Só haverá empate no 1º lugar se, além da mesma pontuação final, as somas das notas válidas em cada um dos quesitos também forem iguais entre as escolas. A última colocada será rebaixada, e vai desfilar no Carnaval de 2024 no Grupo de Acesso - Série Ouro.

CarnaUOL