Com homenagens vitoriosas, a Mangueira vê em Alcione o seu 21º título
Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro
12/01/2024 12h00
Olhar para dentro e homenagear os seus baluartes no Carnaval é sempre um caminho interessante para as escolas de samba, já que leva ainda mais emoção para o desfile e contagia a comunidade.
Clique aqui para comprar o ingresso do CarnaUOL
Para a Estação Primeira de Mangueira, a receita parece dar muito certo, pois, na maioria das vezes em que a escola homenageou uma de suas personalidades, ela se sagrou campeã. Para 2024, a agremiação se prepara para mais uma homenagem: a cantora Alcione, uma de suas mais fiéis torcedoras.
Seguindo a ordem cronológica, em 1984, quando homenageou o compositor Braguinha no enredo "Yes, nós temos Braguinha", a Mangueira venceu. O mesmo aconteceu em 1994, quando o enredo foi sobre o cantor e compositor Chico Buarque de Hollanda, intitulado "Chico Buarque da Mangueira".
O troféu de Campeã do Carnaval também subiu o morro da Mangueira em 2016, quando a agremiação se debruçou na história de mais uma mangueirense ilustre, a cantora Maria Bethânia, com o enredo "A Menina dos Olhos de Oyá".
A sorte só mudou para a verde e rosa em duas homenagens: em 2011, quando "O Filho Fiel Sempre Mangueira", que contava a história de Nelson Cavaquinho, terminou em terceiro lugar e, em 2022, quando ficou em 7º lugar com o enredo "Angenor, José e Laurindo", que falava de três beldades da agremiação: os músicos Cartola e Jamelão, e Delegado, um histórico mestre de bateria da agremiação.
Com esse histórico de homenagens — e de sucesso — é com expectativa que a escola se prepara para o seu próximo desfile, quando contará a história da cantora Alcione na Avenida.
Para Amauri Wanzeler, que já esteve em todos esses desfiles e passou por diversas funções na escola, a expectativa é grande. Ele, que agora é vice-presidente de Carnaval, aponta que a Mangueira está trabalhando para fazer um belo desfile e ser, consequentemente, campeã do Carnaval.
Toda vez que a Mangueira presta homenagem aos seus grandes baluartes, nós temos um bom resultado; ganhamos títulos com a Alcione, e isso não será diferente, afirma o diretor
O enredo para o Carnaval 2024, assinado por Annik Salmon e Guilherme Estevão, baseia-se na história de Alcione, que celebrou 50 anos de carreira, incluindo a contribuição da artista com a Mangueira, inclusive sua relação com a escola mirim, a Mangueira do Amanhã, da qual ela é fundadora e presidente de honra.
Mais homenagens a Marrom
Alcione terá outra homenagem este ano na Sapucaí, sendo reverenciada pelo Camarote RioExxperience. Ela está programada para se apresentar nos dias 10 e 11 de fevereiro, coincidindo com seu desfile pela agremiação.
"O RioExxperience tem uma rainha especial! Alcione, A Negra Voz do Amanhã, será a grande homenageada da Estação Primeira de Mangueira no Carnaval de 2024. O RioExxperience proporcionará uma experiência exclusiva em tons de verde e rosa, celebrando a vida e a obra dessa artista única da Música Popular Brasileira", comemoraram os organizadores.