Ilú Obá e suas 400 mulheres se apresentam para a família de Marielle Franco

O Ilú Obá De Min, bloco paulistano que tem 400 mulheres em sua bateria, começou a ensaiar em setembro do ano passado para o Carnaval 2024. O tema escolhido para esse ano é "Irúgbìn - Família Franco, Marielle", reverenciando a memória de Marielle Franco, vereadora do PSOL, morta em 2018.

Compre aqui ingresso para o CarnaUOL

As 400 mulheres da bateria mais outras 12 pessoas do bloco embarcaram para o Rio de Janeiro na quinta-feira (11) com destino ao primeiro ensaio aberto do bloco fora de São Paulo. Um momento especial, já que será quando a família de Marielle Franco estará presente para ouvir, pela primeira vez, as composições do bloco.

O trabalho tem sido árduo, segundo Daiane Pettine, coordenadora executiva do bloco: "Estamos em articulação com a comunidade da Maré há cinco meses para a realização desse evento. O Redes da Maré e o Centro de Artes da Maré são nossos parceiros realizadores".

No sábado (13), além da bateria do bloco, o Ilú Obá terá a participação especial das cantoras Nega Duda e Samantha Santos e a abertura será feita pelo Bloco da Yayá, coletivo de mulheres sambistas do Rio de Janeiro.

Depois do ensaio na Maré, as fundadoras Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda foram convidadas para se apresentar com o grupo Samba Que Elas Querem, no Centro do Rio.

Alguns trechos do material do Ilú sobre o tema de 2024

"Nesse carnaval a entidade feminina afirma seu amor por essa linhagem resiliente e estende sua reverência para cada mãe preta que luta pela memória de seus filhos e filhas, cujas vidas foram ceifadas pela violência brutal do racismo, e para as famílias afro-brasileiras que enfrentam diariamente a necropolítica, essa máquina implacável de destruição.

Reverenciar as famílias e mães pretas é a exaltação à tecnologia da continuidade: o começo, o meio e começo. O tempo espiralar que comporta o processo de renovação, a ação de ressignificar e a imortalidade. As famílias pretas desse país querem poder, poder viver!

'Irúgbìn', significa semente em yoruba. Vem no enredo desse carnaval representando as sementes que Marielle plantou e a família Franco segue regando e como símbolo da origem da vida.

Exigindo o devido respeito às matrizes africanas e aos corpos negres portadores de sabedoria e memória, tantas vezes desumanizados e invisibilizados por essa sociedade machista, sexista, xenófoba, classista, misógina e racista, Marielle Franco está presente, ela vive em cada uma de nós, multiplicando-se em sementes de luta e esperança.

O bloco Ilú Obá De Min desfila em São Paulo nos dias 9/2, às 19h, na Pça da República. E dia 11/2, às 14h, na Rua Conselheiro Brotero.

Continua após a publicidade

Dia 13/1, às 16h, no Complexo da Maré
Ensaio Aberto Ilú Obá De Min RJ
Local: Galpão do Espaço Normal (Rua 17 de Fevereiro 237 - Maré)
Participação Especial: Nega Duda, Samantha Santos e Bloco da Yaya
Gratuito

Deixe seu comentário

Só para assinantes