Carrossel de Emoções canta funk sob 40°C na abertura dos megablocos no Rio
Thiago Camara
Colaboração para Splash, no Rio
20/01/2024 14h16
Nostalgia e uma fileira de hits do funk carioca dos anos 90 e 2000 abriram o circuito dos megablocos, no Rio. A missão coube ao Carrossel de Emoções, pela primeira vez. E o movimento cultural da favelas teve MC Andinho, como representante, durante o trajeto, no Centro do Rio, neste sábado (20).
Compre aqui o ingresso do CarnaUOL
O que aconteceu
De cima do trio, o cantor agitou a galera com músicas como Bonde do Tigrão. MC Andinho também lembrou outras músicas que fizeram sucesso na sua voz, como "Já é Sensação" e "Corpo Nu".
Relacionadas
"É uma emoção muito grande ver que as pessoas cantam [essas músicas] até hoje. Isso enaltece o trabalho da gente e mostra que lá atrás nós fizemos uma coisa muito séria. Estamos colhendo hoje o que plantamos", contou ele ao UOL.
E essa viagem às décadas de 90 e 2000 atraiu até quem ainda estava nascendo, naquela época. Dos bairros de Piedade na Zona Norte, Paula Eduarda, de 19 anos, fez questão de pular no bloco com a amiga, Meirelene Souza, de 18 anos.
"A experiência do ano passado foi muito boa, foi muito tranquilo. E e os funks antigos são muito melhores. Os de hoje têm a mesma batida", disse Paula ao UOL.
Clima de tranquilidade
A tranquilidade deu mesmo o tom do percurso do Carrossel de Emoções. Não houve incidentes e em nenhum momento a apresentação foi interrompida por causa de confusão. O que deixou Guina, cantor e fundador do bloco, orgulhoso.
"É uma responsabilidade grande abrir o circuito dos megablocos do Carnaval do Rio. Primeiro ano que a gente tem esse privilégio", disse ele.
A inspetora escolar, Carmeline Cordeiro, 52 anos, era das mais animadas nos passinhos de funk, com as amigas. Ela apostou no bloco para curtir sua folga e saiu de Bangu, que fica a 30 km do Centro do Rio, e não se decepcionou.
"O funk é a sensação do mundo, todo mundo dança. Gosto da energia que ele manda, eu gosto desse povo todo aqui, cheio de alegria e saúde. Não tem coisa melhor que isso, tem?", disse empolgada.
Energia com boas doses de calor. A sensação térmica era de 40°C e a CEDAE, empresa de água da cidade, jogou água de caminhões pipa e disponibilizou pontos de hidratação gratuitos.
Mas era fervo que os foliões queriam. Na avaliação da produtora do bloco, Natália Guimarães, da Bendita Produções, expectativa e realidade se encontraram.
"A estreia foi maravilhosa, completamente pacífica, não tivemos nenhum tipo de briga. Todo o povo teve espaço para curtir, pra brincar, pessoas mais idosas, crianças, a gente viu todo mundo se misturando aqui na onda do Carrossel, com as músicas do anos 2000", disse ela, que ainda coloca na rua outros blocos até o Carnaval, entre eles o do Chá da Alice, que se apresenta com Daniela Mercury, neste domingo, 21 de janeiro.
Para a RioTur, empresa pública da Prefeitura do Rio, responsável pelo Carnaval, o primeiro dia do circuito dos megablocos também foi satisfatório.
"Para os próximos blocos, vamos exigir que tenham pontualidade conforme foi planejado", disse Gustavo Mostof, vice-presidente da empresa.
Festival CarnaUOL 2024
A 9ª edição do CarnaUOL acontece em 27 de janeiro no Allianz Parque, em São Paulo. Serão sete shows e uma experiência inesquecível com mais de oito horas de festa, contemplando diversos gêneros musicais, como pop, axé, forró e sertanejo.
Entre os artistas confirmados estão Maiara e Maraisa, Joelma, Gloria Groove, Daniela Mercury, Monobloco, Banda Eva e Bárbara Labres.
A expectativa é receber mais de 21 mil pessoas e conta com Azul, Cacau Show, Chevrolet, Itaipava, Maturatta, PagBank, Trident e Vanish como patrocinadores oficiais do evento.
Mapa do CarnaUOL
Dessa vez, o festival contará com duas pistas. A Front Stage, com amplo acesso às diversas ativações de marca e excelente visão do palco, e a Arena Open Itaipava 100% Malte, que além da localização privilegiada, irá oferecer open bar de cerveja Itaipava 100% Malte, água mineral, refrigerante, whisky, gin, vodka, água tônica e energético.
Pela segunda vez consecutiva, o Allianz Parque foi escolhido para sediar o evento. Palco para as maiores turnês do mundo, a arena conta com a melhor infraestrutura de São Paulo, além de localização privilegiada, com fácil acesso às principais vias da capital e próxima a estações de metrô, trem e terminal de ônibus.
Confira como foi o CarnaUOL 2023