Daniela Mercury estreia no Carnaval do Rio com o Chá da Rainha; veja fotos
Thiago Camara
Colaboração para Splash, no Rio
21/01/2024 08h58
Daniela Mercury acordou o Centro do Rio de Janeiro na manhã deste domingo (21) com a abertura do desfile do megabloco Chá da Rainha. Em sua estreia no carnaval de rua carioca, a rainha chegou cedo para começar a passagem de som.
Compre aqui o ingresso para o CarnaUOL
O que aconteceu
Ao som de "Olha o Gandhi, aê", Daniela Mercury colocou o trio elétrico para tocar e os foliões que madrugaram foram ao delírio. Eles chegaram cedo para ver de perto a primeira apresentação de Daniela no carnaval de rua do Rio em 40 anos de carreira.
Relacionadas
Ela disse ao público que escolheu o Rio para a maratona de apresentações de Carnaval. "Esse ano eu vou fazer 9 dias de Carnaval e estou começando por aqui. Rio e Bahia, nós somos irmãos."
O Centro do Rio virou o circuito Barra-Ondina. "É o Carnaval de Salvador que aterrissou na Cidade Maravilhosa!", disse Daniela.
Ao som de "Baianidade Nagô", a cantora brincou com profissionais da imprensa que acompanham o bloco no seu trio. "Vocês estão no palco. Dancem, agitem a galera comigo", disse Daniela para fotógrafos e jornalistas.
Vida de fã
Súdita de Daniela, a manicure Aline Pereira, de 44 anos vai para o quarto ano correndo atrás do trio dela. "Eu vou todo ano pular com ela no Carnaval de Salvador. Sou fã desde criança e vim sozinha, por que amo", disse ela que acordou cedo e saiu de ônibus do Irajá, Zona Norte do Rio, para reverenciar sua rainha.
Daniela precisou encerrar o desfile do bloco ao meio-dia, conforme determinação da Prefeitura do Rio. A cantora clamou por respeito às religiões de matriz africana e à comunidade LGBTQIA+.
"Alguém tem medo de macumba? Se tiver, vai bater, porque macumba é coisa boa. Carnaval é quando a gente se encontra e para de se estranhar. A diversidade e o respeito são importantes o ano todo. Porque todo mundo tem família, quer trabalho e saúde", disse Daniela Mercury
Daniela também criticou, a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, antes de cantar "É proibido Carnaval", lançada em 2019.
"Quando algo tá proibido, a gente faz o quê? Enfrenta a proibição. Num país democrático proibir Carnaval? Proibir a cultura, não está com nada. Nunca mais caiam nessa armadilha".
Sobre os pedidos para continuar a cantar, Daniela disse ao UOL que o primeiro trio no Rio foi maravilhoso. "O maior presente é isso, o público querer que a gente continue. Essa foi a melhor estreia do mundo. Um jeito incrível de comemorar esses meus 40 anos do Carnaval. Espero estar por aqui no ano que vem de novo"
Daniela Mercury é uma das atrações do CarnaUOL. O festival será realizado no próximo sábado (27), no Allianz Parque, em São Paulo.
Veja fotos do desfile
Festival CarnaUOL 2024
A 9ª edição do CarnaUOL acontece em 27 de janeiro no Allianz Parque, em São Paulo. Serão sete shows e uma experiência inesquecível com mais de oito horas de festa, contemplando diversos gêneros musicais, como pop, axé, forró e sertanejo.
Entre os artistas confirmados estão Maiara e Maraisa, Joelma, Gloria Groove, Daniela Mercury, Monobloco, Banda Eva e Bárbara Labres.
A expectativa é receber mais de 21 mil pessoas e conta com Azul, Cacau Show, Chevrolet, Itaipava, Maturatta, PagBank, Trident e Vanish como patrocinadores oficiais do evento.
Mapa do CarnaUOL
Dessa vez, o festival contará com duas pistas. A Front Stage, com amplo acesso às diversas ativações de marca e excelente visão do palco, e a Arena Open Itaipava 100% Malte, que além da localização privilegiada, irá oferecer open bar de cerveja Itaipava 100% Malte, água mineral, refrigerante, whisky, gin, vodka, água tônica e energético.
Pela segunda vez consecutiva, o Allianz Parque foi escolhido para sediar o evento. Palco para as maiores turnês do mundo, a arena conta com a melhor infraestrutura de São Paulo, além de localização privilegiada, com fácil acesso às principais vias da capital e próxima a estações de metrô, trem e terminal de ônibus.
Confira como foi o CarnaUOL 2023