Carnaval 2024: O presidente Lula é mencionado no samba da Mocidade?
Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro
23/01/2024 11h58
Um dos sambas mais destacados do Carnaval carioca de 2024, o "Samba do Caju" da Mocidade Independente de Padre Miguel furou a bolha carnavalesca e despontou como um dos mais ouvidos nas plataformas de streaming na categoria viral.
Entre os versos que agitam os ensaios da agremiação, um despertou a curiosidade do público: "E nessa terra onde tamanho é documento / Vou erguer um monumento para seu Luiz Inácio".
Afinal, trata-se do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva?
A resposta é não. De acordo com o enredista da escola, o jornalista Fábio Fabato, responsável pela pesquisa e concepção do enredo, "Luiz Inácio (de Oliveira) foi o pescador que plantou o maior cajueiro do mundo em 1888, no Rio Grande do Norte. Obviamente, devido ao fato de ser homônimo do presidente, sublinhamos com tintas mais fortes o nome, e ele até é citado no samba", contou.
Relacionadas
Ainda conforme o autor do enredo, tudo não passa de uma brincadeira e do conceito da "carnavalização". A escola neste ano, tem um enredo pra cima e investe no uso de duplo sentido, brincadeiras e sátiras maliciosas, elementos naturais da tradição carnavalesca. Luiz Inácio faleceu aos 93 anos, à sombra da árvore que plantou, encerrando sua vida de maneira longeva.
O carro em homenagem a esse setor será um grande polvo, mas nesse caso nada tem a ver mesmo com brincadeira com Lula. O cajueiro do Rio Grande do Norte cresceu para os lados, com muitos galhos e novos troncos. Isto fez com que, desde metade do século passado, passasse a ser chamado pela imprensa e população em geral como "polvo", já que suas ramificações lembram tentáculos. O cajueiro do Piauí também lembra o animal e, por isso, fizemos a metáfora continuou o pesquisador
Com o enredo "Pede Caju que Dou? Pé de Caju que Dá", a Mocidade será a primeira escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, no dia 12 de fevereiro.
Festival CarnaUOL 2024
A 9ª edição do CarnaUOL acontece em 27 de janeiro no Allianz Parque, em São Paulo. Serão sete shows e uma experiência inesquecível com mais de oito horas de festa, contemplando diversos gêneros musicais, como pop, axé, forró e sertanejo.
Entre os artistas confirmados estão Maiara e Maraisa, Joelma, Gloria Groove, Daniela Mercury, Monobloco, Banda Eva e Bárbara Labres.
A expectativa é receber mais de 21 mil pessoas e conta com Azul, Cacau Show, Chevrolet, Itaipava, Maturatta, PagBank, Trident e Vanish como patrocinadores oficiais do evento.
Mapa do CarnaUOL
Dessa vez, o festival contará com duas pistas. A Front Stage, com amplo acesso às diversas ativações de marca e excelente visão do palco, e a Arena Open Itaipava 100% Malte, que além da localização privilegiada, irá oferecer open bar de cerveja Itaipava 100% Malte, água mineral, refrigerante, whisky, gin, vodka, água tônica e energético.
Pela segunda vez consecutiva, o Allianz Parque foi escolhido para sediar o evento. Palco para as maiores turnês do mundo, a arena conta com a melhor infraestrutura de São Paulo, além de localização privilegiada, com fácil acesso às principais vias da capital e próxima a estações de metrô, trem e terminal de ônibus.
Confira como foi o CarnaUOL 2023