Repórter da Globo ganha 'teste' no Carnaval: 'Quero inspirar jovens negras'
Paulo Guilherme Guri
Colaboração para Splash, em São Paulo
24/01/2024 04h00
A repórter Mariana Aldano, de 39 anos, vai ter seu primeiro teste como apresentadora na Globo em um programa especial de Carnaval, 'SP no Samba', que irá ao ar no dia 3 de fevereiro.
Compre aqui o ingresso do CarnaUOL
O que ela disse
Após seis anos cobrindo o Carnaval na reportagem, Mariana está animada com a estreia como apresentadora do especial. "Eu já cubro o Carnaval há vários anos, e poder levar tudo isso para a apresentação é muito legal".
Relacionadas
Mariana acredita estar dando um passo importante para no futuro assumir o posto de apresentadora em um grande programa da emissora.
Vejo a apresentação como uma função importante, não apenas apresentar, mas também cobrar. E, para isso, foi fundamental eu ter toda essa bagagem de rua como repórter. Nos últimos anos venho construindo esse repertório. Mariana Aldano
Ela também estrela a série de reportagens "Enredo', que o 'SP1' vai apresentar a partir desta quarta-feira (24). Ao lado dos repórteres Lucas Jozino, Cristina Mayumi e Rômulo D'Ávila, Mariana Aldano conta os segredos e as histórias por trás da preparação dos desfiles das escolas de samba de São Paulo.
Carreira internacional
Mariana traz consigo uma grande bagagem internacional. Com mestrado em assuntos internacionais na Dinamarca, ela foi correspondente em países como Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e Tailândia. Em 2013, chegou ao Grupo Globo, como correspondente da GloboNews, depois de passagens pela BandNews, SBT e Record. Quando voltou ao Brasil para trabalhar na Globo, em 2017, em São Paulo, ela conheceu o Carnaval.
Na série de reportagens para o 'SP1', Mariana viajou para a Mata de São João, na Bahia, local que inspira o enredo da Acadêmicos do Tatuapé. "Tem uma madrinha de bateria que é de lá e virá desfilar na Tatuapé", destaca Mariana. "Estávamos em uma praça na Mata de São João e começaram a tocar o samba da Tatuapé."
Inspiração em Glória Maria
Mariana Aldano diz que, como mulher negra, se viu muito representada na comunidade do Carnaval. "Eu me encontrei em um lugar que não conhecia. Acho que meu lugar é aqui", disse.
Ela se inspira muito no trabalho de Glória Maria, repórter da Globo que morreu em 2023. Mariana se vê como espelho para futuras jornalistas negras.
Tenho isso em mente, e encaro com grande responsabilidade esse papel. Espero inspirar outras jovens negras a alcançar voos mais altos em suas carreiras. Mariana Aldano
Festival CarnaUOL 2024
A 9ª edição do CarnaUOL acontece em 27 de janeiro no Allianz Parque, em São Paulo. Serão sete shows e uma experiência inesquecível com mais de oito horas de festa, contemplando diversos gêneros musicais, como pop, axé, forró e sertanejo.
Entre os artistas confirmados estão Maiara e Maraisa, Joelma, Gloria Groove, Daniela Mercury, Monobloco, Banda Eva e Bárbara Labres.
A expectativa é receber mais de 21 mil pessoas e conta com Azul, Cacau Show, Chevrolet, Itaipava, Maturatta, PagBank, Trident e Vanish como patrocinadores oficiais do evento.
Mapa do CarnaUOL
Dessa vez, o festival contará com duas pistas. A Front Stage, com amplo acesso às diversas ativações de marca e excelente visão do palco, e a Arena Open Itaipava 100% Malte, que além da localização privilegiada, irá oferecer open bar de cerveja Itaipava 100% Malte, água mineral, refrigerante, whisky, gin, vodka, água tônica e energético.
Pela segunda vez consecutiva, o Allianz Parque foi escolhido para sediar o evento. Palco para as maiores turnês do mundo, a arena conta com a melhor infraestrutura de São Paulo, além de localização privilegiada, com fácil acesso às principais vias da capital e próxima a estações de metrô, trem e terminal de ônibus.
Confira como foi o CarnaUOL 2023