Em Ipanema, presença de blocos divide moradores: 'Odeio essa festa'
Bruno Laurato
Colaboração para Splash, do Rio de Janeiro
28/01/2024 17h29Atualizada em 28/01/2024 17h29
Ipanema é mais um dos bairros cariocas com grande número de blocos confirmados durante a temporada de Carnaval 2024. A movimentação dos blocos nas ruas do bairro divide a opinião dos moradores.
O que aconteceu
Enquanto alguns lamentam o aumento do barulho, da sujeira e das perturbações que a festa traz consigo, outros enxergam positivamente a presença reforçada de segurança, graças ao aumento do policiamento durante os desfiles.
No domingo, o UOL conversou com 10 moradores durante o bloco "Se Não Quiser Me Dar Me Empresta", observando uma clara divisão de opiniões. A maioria expressou alguma forma de desagrado em relação aos festejos. Antônio Jorge, 58 anos, empresário, não disfarçou seu descontentamento.
"Eu odeio essa festa, é barulho, sujeira e criminalidade. Não consigo ver nada de positivo", Antônio Jorge.
Por outro lado, Maria José, advogada, compartilhou uma perspectiva oposta: "Acho que traz vida para o bairro, fica mais animado, inclusive acho que traz mais segurança, porque a Polícia Militar e a Guarda Municipal vêm ajudar. Então, acaba beneficiando até quem não vai para o bloco, mas gosta de ver, como é o meu caso".
Entre as reclamações dos moradores, os pontos mais destacados incluem a sujeira, o barulho, a criminalidade, a presença de urina nas ruas e os congestionamentos de trânsito.
Por outro lado, os pontos positivos mencionados foram o aumento do movimento no comércio local, a alegria, a movimentação no bairro, o reforço no policiamento e a atração de turistas.