Sambista desfila em SP há 54 anos: 'Juntávamos 300 pessoas na avenida'
Julio Costa Barros
Colaboração para Splash, em São Paulo
30/01/2024 12h00
Inazir Santiago é mais conhecido na Velha Guarda da Mocidade Alegre como Gaguinho. O senhor de 78 anos de vida esbanja jovialidade com firmes passos de samba, na noite de sábado (27), no Sambódromo do Anhembi, zona norte de São Paulo.
O que ele disse
Gaguinho leva no rosto um sorriso franco e no corpo a energia de um menino. A sua escola do coração, a Mocidade Alegre, vai desfilar no dia 10 de fevereiro.
Relacionadas
Saio há 54 anos pela Mocidade Alegre. Sou do tempo em que juntávamos 300 pessoas para desfilar na São João e hoje, são mais de mil Gaguinho
Ele desfila pela Mocidade desde os primeiros desfiles organizados no final da década de 1960, na Avenida São João, na região central da capital.
Foram muitas as mudanças apontadas por Gaguinho ao longo de mais de cinco décadas de desfiles no Carnaval de São Paulo. Porém, a única coisa que se mantém imutável em sua memória é o seu sentimento pela Mocidade Alegre. "É o meu amor de criança", conclui o sambista veterano, que logo volta a cair no samba.
No passado, as arquibancadas eram montadas ao longo de um trecho da avenida São João até 1976. No ano seguinte, os desfiles do Carnaval de São Paulo de 1977 aconteceram na avenida Tiradentes, no bairro da Luz.
A Prefeitura de São Paulo iria transferir a festa novamente em 1991, quando foi entregue à cidade o Sambódromo do Anhembi.