Conteúdo publicado há 5 meses

'No Carnaval, ganho o equivalente a seis meses de CLT', relata ambulante

Amanda Souza Lima e Rodrigo Ferreira são mais dois entre os cerca de 15 mil ambulantes credenciados pela prefeitura para trabalhar no Carnaval do Rio de Janeiro em 2024.

Casados e pais de três filhos, veem na festa uma oportunidade de aumentar a renda. Durante o ano, Rodrigo administra um bar na região da Pavuna, enquanto Amanda realiza trabalhos temporários como cabeleireira e manicure, além de estar empregada atualmente em uma padaria. Ela conta que recebe, entre horas extras e adicionais, cerca de R$ 1.600 por mês.

Durante o Carnaval, Amanda afirma que é possível faturar até R$ 10.000

No Carnaval, ganho o equivalente a seis meses de CLT. Tem gente que trabalha apenas como ambulante no Carnaval e consegue sobreviver durante o ano todo. Pode perguntar por aí, Amanda Souza Lima.

Amanda planeja investir o dinheiro que ganhar durante a festa em um curso de segurança, visando aumentar seus ganhos em 2024. "Meu dinheiro é sempre planejado para algo específico. Assim, consigo alcançar minhas metas e proporcionar uma vida melhor para meus filhos", afirmou.

Apesar de valer a pena, a rotina de trabalho dos ambulantes é intensa durante os dias de festa.

Saímos de casa às 6h e retornamos por volta das 2h da manhã. Tentamos chegar cedo para garantir os brindes que a prefeitura disponibiliza. Hoje, por exemplo, ganhamos guarda-sol. Tentamos acompanhar pelo menos três blocos por dia. Não é fácil, porque logo o bloco vai se movimentar e precisamos acompanhar tudo. Amanda Souza Lima

Deixe seu comentário

Só para assinantes