Carnaval sem perrengue: veja 10 dicas de segurança para curtir os blocos
Carnaval é tempo de alegria! Época de mergulhar em fantasias, maratonar os melhores bloquinhos, beijar na boca, flertar, fazer amizades e se divertir bastante.
Para curtir sem medo e com segurança, o Splash conversou com o especialista em segurança pública, Diógenes Lucca. O especialista indica medidas que deixarão sua folia mais segura e como agir caso passe por perrengues:
1. Cuide da sua saúde!
Não deixe de aplicar protetor solar principalmente nos braços e no rosto, partes que costumam ficar mais expostas.
Hidrate-se! É muito importante a hidratação durante esses dias de exposição solar e que se gasta muita energia pulando e dançando. Outra dica boa é sobre alimentação: seja um almoço, um lanche ou umas frutas, não deixe de comer durante o dia.
2. Fique de olho na sua bebida
Não aceite bebidas de pessoas desconhecidas, consuma bebidas de locais confiáveis e sempre confira se as embalagens estão lacradas.
3. Utilize transporte público e conheça o trajeto
Imprevistos como furtos, ficar sem sinal e sem bateria podem acontecer, por isso, já saia de casa sabendo o trajeto e a melhor opção para chegar até o local. Como muitas pessoas devem ir às ruas, a tendência do valor das viagens por aplicativo é aumentar, pesando no bolso. O transporte público é uma ótima opção!
4. Evite brigas
Viu alguma movimentação estranha, afaste-se rapidamente dos locais onde há a possibilidade de um desentendimento se transformar em confusão.
5. Não é Não!
É sempre bom lembrar! Beijo à força ou qualquer outro ato consumado mediante violência ou grave ameaça, impedindo a vítima de se defender é crime.
6. Use dinheiro em espécie
Se possível, priorize o dinheiro em espécie e distribua-o em pontos estratégicos do corpo para impedir que o ladrão leve toda a sua grana embora.
7. Vai usar o cartão? Fique de olho na maquininha
Pagar por aproximação é uma função muito prática no dia a dia, mas que pode ser perigosa no meio de uma multidão. É recomendado desativar essa função, pelo menos, nos dias de folia.
O especialista alerta que é importante prestar atenção se o visor da maquininha apresentar algum tipo de problema, não permitindo visualizar o valor da compra. "o visor tem que estar em condições de visibilidade e com o valor correto da compra, assim você pega a maquininha pra digitar a sua senha de preferência muito próxima do corpo pra possa verificar a sua senha", acrescenta Lucca.
8. Celular: levo ou não levo?
Se optar por levar, evite ao máximo expor seu aparelho para mandar mensagens, circular com o celular na mão e fazer selfie no meio da aglomeração. "Quando for fazer uso vá num local um pouco mais protegido, um pouco mais seguro porque essa história de ficar com o celular na mão."
9. Pochete é moda ou segurança?
De acordo com o especialista, assim como as shoulder bags, o uso da pochete tem o risco do criminoso cortar ou até mesmo, arrancar no modo custe o que custar.
Para itens mais importantes, a melhor opção sempre são as doleiras. Por serem mais fininhas, podem ficar dentro do shorts ou até da hot pant, o ideal é colocar o celular, identidade, chave de casa e o dinheiro nelas.
10. Cuidado com as crianças
Seja em bloquinhos infantis ou não, é necessário ficar de olho nos pequenos! O especialista aconselha utilizar uma pulseira identificando nome, telefone e endereço dos pais.
Passei por perrengue no bloquinho, como devo proceder?
Comunique imediatamente à polícia e às instituições bancárias ou operadoras de celular para bloquear seus cartões e sua linha telefônica.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.