Com nome de craque, porco Pablo De Arrascaeta faz sucesso no Carnaval do RJ
Diogo Sampaio
Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro
04/02/2024 10h26
O adestrador José Garcia, 40, levou um porco chamado Pablo De Arrascaeta, em homenagem ao meio-campista uruguaio Giorgian De Arrascaeta, para curtir o bloco Suvaco do Cristo, no Jardim Botânico, no Rio.
O que aconteceu
O nome do animal é Pablo, ele tem um ano e quatro meses e é o "mascote de estimação" de José, que é uruguaio e vive há 12 anos no Rio de Janeiro. "Ele dorme na minha cama, me acompanha na feira, me acompanha no shopping. Todo lugar que eu vou, ele vai comigo. É um animal adestrado desde bebê, não tem medo de nenhum tipo de barulho e nem de estímulos externos. Vemos muitos cães que estão traumatizados por essa dificuldade de ter feito uma má associação por falta de conhecimento, e eu, como tenho esse conhecimento, acabo aplicando em um porco, dessensibilizando ele desde pequeno", contou.
A presença de um porco no meio do bloco deste domingo (4) fez sucesso e atraiu a atenção de diversos foliões —muitos fizeram questão de parar e tirar fotos com o animal. No entanto, José disse que está acostumado com toda essa atenção, além de ter assegurado não haver muitas diferenças entre o Pablo e outros pets considerados mais comuns.
É igual cuidar de um cachorro. Quando a gente adota, a gente tem que suprir a necessidade básica do animal. Ele é um animal quadrúpede, que tem quatro patas, e ele precisa ter um comportamento migratório. Então, se você sair para passear com ele, é fácil. Eu só saio para passear diariamente.
José Garcia
José ainda relatou outra curiosidade. O nome completo do porquinho é Pablo De Arrascaeta, em homenagem ao meio-campista uruguaio Giorgian De Arrascaeta, craque do Flamengo e da seleção uruguaia.
"Ele se chama Pablo de Arrascaeta. É flamenguista e primo do Arrascaeta", brincou. "Desde pequeno fiz questão de, quando tivesse gol do Flamengo, dar um alimento para ele fazer uma associação positiva com trovão, com barulho, com tudo isso. É rubro-negro com orgulho", completou o adestrador.
E como bom carioca e flamenguista, Pablo está aproveitando ao máximo os dias de folia. "Já estivemos em um outro bloco em Santa Teresa, então o Suvaco do Cristo é o nosso segundo este ano. E vamos para mais blocos nos próximos dias", garantiu José.