Conteúdo publicado há 4 meses

Galo da Madrugada terá adereço que homenageia a etnia pankararu

O Galo da Madrugada, um dos blocos mais aguardados do Carnaval e que acontece no Recife, ganhará as ruas com uma homenagem aos povos originários.

O que aconteceu

O adereço do bloco homenageia a etnia pankararu e foi criado por artesãs da Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu. A criação foi resultado de uma parceria do Sebrae com o artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável pela versão 2024 do Galo, batizado de Galo da Paz.

Após receber o convite para assinar o Galo da Paz, Leopoldo Nóbrega idealizou, ao lado das artesãs, a criação da peça em tamanho cenográfico, com cerca de 4 metros, para representar as penas das patas do Galo da Madrugada.

Valorizar as Varandas da Paz no Galo da Madrugada faz parte de um projeto que eu iniciei, desde que assinei o primeiro Galo, de tornar esse símbolo um propulsor da visibilidade da produção local, valorizando grupos como o dessas artesãs de Caraibeiras e Tacaratu. Em breve, vamos fazer uma grife de produtos inovadores com essas mulheres.
Leopoldo Nóbrega, artista plástico

A escultura gigante terá seus pés coloridos pelas Varandas da Paz, peças feitas em fibra de tecido, com técnica de macramê inspirada nas tradições dos pankararus que habitam o distrito de Caraibeiras, na cidade sertaneja de Tacaratu, conhecida como a Terra das Redes. Apesar da tradição, as varandas da paz surgem como um produto inovador, nunca visto na região.

O produto é fruto de uma das etapas da consultoria que envolveu uma imersão na aldeia indígena pankararu, para ter contato com os traços, cores e a simbologia cultural do povo. Isso foi criado para decorar a lateral de novas redes produzidas pela Coopertêxtil.

A coleção "Varandas da Paz - Galo da Madrugada 2024" estará disponível para a venda quando o Galo desfilar. A peça tem as cores dos anéis olímpicos, que representam a união dos cinco continentes, e contou com orçamento de R$ 70 mil reais, disponibilizados por meio de acordo de parceria com a Prefeitura de Tacaratu.

Vestimentas ganharam vida pelas mãos das artesãs da Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu
Vestimentas ganharam vida pelas mãos das artesãs da Cooperativa dos Artesãos Têxteis de Tacaratu Imagem: Arthur Martins/Divulgação

Deixe seu comentário

Só para assinantes