Conteúdo publicado há 4 meses

Grisalho e 'tatuado', Galo Gigante é erguido e abre Carnaval do Recife

O Galo Gigante, um dos maiores símbolos do Carnaval do Recife, foi erguido na noite de hoje na Ponte Duarte Coelho, no Centro da cidade.

O que aconteceu

A escultura, que pesa oito toneladas e tem 28 metros de altura, tem como tema "Galo Gigante da Paz" este ano. Além disso, o Galo homenageia os idosos e o manto Tupinambá.

Como está o Galo? Neste ano, ele tem crista grisalha, em homenagem aos idosos. A alegoria veste o manto Tupinambá — cujo exemplar mais famoso estava na Dinamarca desde o século XVII e será devolvido ao Brasil em 2024 — lembrando a força dos povos originários. Na altura do coração, é representada uma réplica da sombrinha de frevo. As asas da ave trazem "tatuagens" com o símbolo da paz. As penas são feitas de lonas plásticas e mais de 90% do material que veste a estrutura é fruto de descarte de materiais e reaproveitamento de resíduos tecnológicos.

No Chão, como no ano passado, há mensagem alusiva à temática do Carnaval. Neste ano, a mensagem é: "Recife pela Paz".

Carnaval 2024: Galo Gigante da Paz é erguido em Recife
Carnaval 2024: Galo Gigante da Paz é erguido em Recife Imagem: Marcos Pastich/PCR

"Ele traz várias referências, várias inspirações", diz ao UOL o artista plástico Leopoldo Nóbrega, que assina a alegoria com produção executiva de Germana Xaxier. "É um galo que comemora a vinda do manto Tupinambá, que retorna para o Brasil, depois de 300 anos. A gente também aproveita para falar sobre a gentileza e capacidade de inclusão e de respeito a terceira idade, por isso ele é um galo grisalho, e que traz esse empoderamento, essa maturidade, essa experiência".

É um galo que fala de sustentabilidade, paz, união, cocriação, e de várias linguagens integradas, como a capacidade de diversidade, ter essa harmonia... Então é uma experiência muito bonita e gratificante. Que a partir do Carnaval do Recife a gente possa mandar para o mundo essa mensagem, e que não acabe na quarta-feira de cinzas, mas que dure o ano inteiro. Leopoldo Nóbrega

Foi a primeira vez que a alegoria foi erguida na quarta-feira à noite. A mudança não afetou em nada o público: a ponte estava lotada de pessoas que foram assistir à subida do galo.

No sábado (10), acontece o desfile do Galo da Madrugada. O abre-alas começa às 7h e vai até às 9h. A festa na Balsa Frevo D'Água segue até às 15h, ao som da orquestra e de muito frevo. O galo segue como principal cartão postal da cidade até a quarta de Cinzas.

Continua após a publicidade

*A repórter viajou a convite do evento

Deixe seu comentário

Só para assinantes