'Transformar dor em festa': prejuízo com a 123milhas vira bloco em Olinda
O prejuízo que alguns foliões tiveram com a agência de viagens 123milhas virou bloco no Carnaval de Olinda, em Pernambuco.
Os amigos Luana Reis, Cristiano Ferraz e Marcela Aguiar são os idealizadores do "Vítimas da 123 milhas". Eles iriam conhecer Berlim em setembro do ano passado, no que seria a primeira viagem para a Europa.
"Final de agosto, faltava uma semana para viagem, a galera do 123milhas ia emitir as passagens aéreas, e aí veio a comunicação de que eles iam cancelar tudo", contou Cristiano em entrevista ao UOL.
O que eles disseram
Ele diz que tentaram reaver o dinheiro em várias instâncias, sem sucesso. "A empresa dificultou muito esse processo de reembolso. A gente entrou com algumas reclamações tanto no Procon quanto na Justiça especial, mas nada avançou. Acho que desde então a gente está com um gostinho amargo na boca de 'caramba, a gente caiu num golpe de uma empresa que vendia um produto que ela não conseguia oferecer, e no final a gente pagou o pato'".
Com a proximidade do Carnaval, veio a ideia do bloco. "A gente não foi ressarcido, não recebemos essa grana de volta. Nós e mais algumas centenas de milhares de pessoas. E veio a ideia de: por que não transformar essa dor em festa, em brincadeira?"
A gente decidiu fazer um bloquinho de pessoas que também foram lesadas pela empresa e queriam chamar atenção para o assunto. O bloco nasce desse sentimento de impotência. Se a Justiça não resolve, se os órgãos de proteção ao consumidor não resolvem, vamos para a rua. Vamos brincar, fazer marchinha, cantar, se divertir e protestar. Cristiano Ferraz
Em poucos dias, a página do bloco no Instagram já conta com quase 2 mil seguidores. Até o ator global Silvero Pereira apoiou a brincadeira.
O bloco Vítimas da 123milhas está programado para a terça-feira (13), às 11h, com saída na Praça do Carmo.
O UOL entrou em contato com a 123milhas em busca de um posicionamento e aguarda. O espaço segue aberto.
O caso 123milhas
Em agosto, a empresa suspendeu inúmeros pacotes e a suspensão de passagens promocionais. A grande maioria dos clientes não foi reembolsada.
O UOL apurou que a agência ignorou alertas internos sobre o prejuízo do Promo123 e, segundo ex-funcionários, mentiu a autoridades e clientes durante a crise que levou a empresa a pedir recuperação judicial, em 2023. Leia a matéria de TAB.
*A repórter viajou a convite do evento
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