Carnaval de SP terá intérpretes de Libras em todos os carros de som

O Carnaval de São Paulo terá, pela primeira vez, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em todos os carros de som das 14 escolas de samba do Grupo Especial. O objetivo é que pessoas surdas e com deficiência auditiva possam acompanhar o repertório.

O que aconteceu

O projeto "Samba com as Mãos" é uma iniciativa da Prefeitura da capital paulista, lançado inicialmente em 2016. Essa é a 8ª edição do programa, que pela primeira vez terá a adesão de todas as escolas.

A proposta de ter intérpretes em todos os carros de som foi levado por Vanessa Dias de Oliveira, diretora social da Rosas de Ouro, à Liga-SP, a organizadora dos desfiles das escolas de samba de São Paulo. A ideia foi aceita pelas demais agremiações.

Será a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência a responsável por ceder os profissionais.

A ideia é que pessoas surdas e com deficiência auditiva também possam acompanhar os desfiles das escolas de samba durante todo o percurso na avenida.

Eu fico até emocionada, porque será o primeiro ano em que todos os carros de som terão intérpretes de Libras. É muito bom, é gratificante. É uma vitória muito grande. Estamos muito felizes com isso, porque a inclusão é isso: a gente aprende a sempre se colocar sempre no lugar do outro. Hoje, eu, a Vanessa, é uma pessoa sem deficiência, mas eu não sei o dia de amanhã. Vanessa Dias de Oliveira, diretora social da Rosas de Ouro

Há 18 anos, a Rosas de Ouro já possui uma ala com pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Ao todo, são 120 integrantes, incluindo intérpretes de Libras, fisioterapeutas, psicólogos e audiodescritores.

"Nessa ala, nós temos todo o tipo de deficiência, mas o mais importante para nós é a pessoa e não a deficiência que ela tem. Essa ala nos ensina a amar o outro do jeitinho que ele é. Aqui as pessoas cantam com as mãos, e andam e enxergam com o coração", avalia a diretora da Rosas ao UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.