Ilú Obá de Min exalta 'sementes' de Marielle em desfile pelo Centro de SP

Pura emoção é o que promete o Ilú Obá De Min na abertura do Carnaval paulistano. O tema escolhido para esse ano é "Irúgbìn - Família Franco, Marielle", reverenciando a memória de Marielle Franco, vereadora morta em 2018.

O que aconteceu

O bloco composto apenas por mulheres desfila nesta sexta-feira (9), a partir das 19h, saindo da Praça da República até o Largo do Paissandu, no Centro de São Paulo.

Irúgbín significa sementes em iorubá. Simboliza as sementes que Marielle plantou, que a gente já vem colhendo lindamente Beth Bel, fundadora do bloco.

Beth Beli, fundadora do bloco Ilú Oba de Min
Beth Beli, fundadora do bloco Ilú Oba de Min Imagem: Divulgação

Além de homenagear Marielle, o bloco destaca em seu enredo as famílias e mães pretas que lutam pela memória de filhos que morreram em razão da violência e racismo.

"Reverenciar as famílias e mães pretas é a exaltação à continuidade: o começo, o meio e o começo. O tempo espiralar que comporta o processo de renovação, a ação de ressignificar e a imortalidade. As famílias pretas desse país querem poder viver!", diz um trecho do enredo O tempo espiralar que comporta o processo de renovação, a ação de ressignificar e a imortalidade. As famílias pretas desse país querem poder viver!", diz um trecho do enredo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.