Topo

Linhas de ônibus especiais e transfer: como chegar ao Anhembi para desfile?

Carnaval 2022: Desfile da Independente Tricolor no Sambódromo do Anhembi Imagem: NEWTON MENEZES/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Gilvan Marques

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2024 04h00

A cidade de São Paulo terá desvios no trânsito e esquema especial para o transporte público na região do Anhembi, durante os dois dias de desfiles das escolas de samba do Carnaval paulistano, que começa a partir desta sexta-feira (9). Devido às reformas que ocorrem no local, a Liga-SP (Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo) firmou parceria com o estacionamento da Expo Center Norte e irá disponibilizar transfer a cada 20 minutos para o sambódromo.

O que aconteceu

14 escolas de samba irão desfilar pelo Grupo Especial: sete se apresentam nesta sexta e outras sete, no sábado (10). Todos os ingressos já estão esgotados, conforme informou a Liga-SP.

Relacionadas

Os portões serão abertos a partir das 19 h. O início dos desfiles está previsto para as 21 h, no primeiro dia de apresentação, e às 20h30, no segundo.

A principal via de acesso será a avenida Olavo Fontoura, 1.209.

Em 2024, haverá algumas mudanças devido às reformas para melhorias que acontecem no local. Uma delas é a disponibilidade de um transfer para quem for de carro.

Ônibus

A SPTrans —empresa que gerencia o sistema de transporte público por ônibus na cidade de São Paulo— colocará duas linhas especiais. São elas:

Metrô Tietê - Anhembi (179A-10)

Embarque sentido Anhembi
Av. Cruzeiro do Sul, 1777, em frente à Estação Tietê do Metrô.

Embarque sentido Metrô Tietê
Av. Olavo Fontoura (portão 1 do Anhembi)

Metrô Barra Funda - Anhembi (879A-10)

Embarque sentido Anhembi
Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda - Lado Sul).

Embarque sentido Metrô Barra Funda
Av. Olavo Fontoura (portão 1 do Anhembi)

Além dessas duas linhas especiais, os ônibus de serviço noturno também auxiliarão o folião no retorno para casa. Todas as linhas são tarifadas normalmente e são aceitas todas as modalidades de Bilhete Único. O valor da passagem é de R$ 4,40.

Metrô

As estações Palmeiras-Barra Funda, que atende aos passageiros da CPTM e do Metrô, e Portuguesa-Tietê, da Linha 1-Azul, ficarão abertas ininterruptamente para embarque e desembarque.

As demais estações de todas as linhas de metrô e trens metropolitanos ficarão abertas apenas para transferência e desembarque.

Este ano, além do ônibus Metrô - Sambódromo, colocarão ônibus, nas duas ruas laterais do Sambódromo para levar o passageiro até a estação Portuguesa-Tietê.

Trânsito

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informa que fará desvios na região do Anhembi durante os dias de desfiles. O objetivo, diz, é minimizar os impactos gerados nas vias de acesso, nas adjacências e imediações. O sambódromo está localizado entre as ruas Brazelisa Alves de Carvalho e Professor Milton Rodrigues e tem como as principais vias de acesso a Marginal do Tietê e as avenidas Santos Dumont e Braz Leme.

As principais mudanças ocorrerão nas seguintes ruas e avenidas:

Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Marginal Tietê, para infraestrutura do evento: área de pré-concentração e estacionamento de carros alegóricos;

Rua Prof. Milton Rodrigues, sentido Olavo Fontoura. O acesso será exclusivamente para veículos credenciados do Hotel Holiday-Inn, Anhembi e Liga das Escolas;

Avenida Olavo Fontoura, em ambos os sentidos, e na região da Casa Verde Baixa, incluindo as ruas Doutor Melo Nogueira, Brazelisa Alves de Carvalho, Anita Malfati e Luciano Prata. O acesso a essas vias estará restrito para circulação de tráfego local autorizado, devidamente credenciado, para veículos de serviço, imprensa, policiamento e de emergência;

As ciclofaixas da Avenida Olavo Fontoura e da Rua Alfonso Reinaldo Gallucci estarão desativadas;

Haverá implantação de mão dupla de direção no sentido Casa Verde, trecho de 200 metros antes até 200 metros após a rua professor Milton Rodrigues, com montagem de pista reversível;

Avenida Assis Chateaubriand (Marginal Tietê, pista local), entre Ponte das Bandeiras e Ponte Casa Verde, terá acesso restrito para embarque aos ônibus dos componentes das agremiações;

R. Mal Leitão de Carvalho terá implantação de mão dupla de direção. Esta via terá acesso restrito aos Camarotes da Marginal Tietê e Hotel Holiday Inn.

Todas as interdições serão realizadas entre 18 h às 9 h do dia seguinte, nos dias 9, 10, 11 e 17/2.

Táxi

Em dias de desfiles, os táxis circulam em operação especial e com maior número de veículos na região do Sambódromo.

O desembarque é feito, preferencialmente, nas proximidades da Ponte da Casa Verde com a Avenida Braz Leme, que tem o menor trajeto até os portões de entrada.

Na saída do evento, serão montados quatro bolsões para embarque de passageiros.

Estacionamento

Em 2024, devido à reforma que está feita pela empresa que ganhou a concessão do sambódromo por 30 anos, quem pretende ir ao Anhembi, não poderá contar com o estacionamento no pavilhão.

A Liga-SP então estabeleceu uma parceria com o estacionamento do Expo Center Norte (Rua Miguel Mentem, Portões 16 e 17) que funcionará 24h e tem capacidade para 3.000 carros.

Será disponibilizado transfer de ida e volta, a cada 20 minutos, para o Anhembi. O valor já estará incluso no valor pago pelo ingresso.

Haverá um ponto específico e sinalizado para o embarque e desembarque dos passageiros, tanto no Sambódromo, quanto no estacionamento.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Linhas de ônibus especiais e transfer: como chegar ao Anhembi para desfile? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

CarnaUOL