Quem são Dodô e Osmar, nomes dos maiores circuitos do Carnaval de Salvador?

O Carnaval de Salvador começa oficialmente na próxima quinta-feira (8) com atrações nos circuitos Barra - Ondina, chamado de Dodô pela população local, e Campo Grande - Praça Castro Alves, apelidado de Osmar.

Quem são Dodô e Osmar

Dodô e Osmar criaram o trio elétrico do carnaval baiano. Ainda em 1951, a dupla pesquisou diferentes formas de amplificar o som dos instrumentos de corda para desfiles ao ar livre.

Eles também inventaram a guitarra baiana. Inicialmente chamada de pau elétrico, o instrumento consistia em uma ripa de madeira com seis cordas de aço. Reunidos com um percussionista, eles viram o item fazer sucesso e arrastar multidões nas ruas de Salvador durante o Carnaval.

A dupla não vivia da música. Dodô (Adolfo Nascimento) era eletrotécnico e tinha uma oficina de consertar aparelhos de rádio e vendia outros eletrônicos na Cidade Baixa. "Ele ia com uma pequena chave de fenda, mexendo, cutucando os aparelhos, até descobrir qual era o problema", contou o historiador e professor da UFBA Milton Araújo Moura em papo com o UOL.

Osmar Macedo era fundidor e trabalhava com metal. "Seu Osmar, mais cedo, ele fez vigas importantes de pontes, de viadutos, e trabalhava em uma construtora renomada da época", completou Milton.

Chamado "trio elétrico" foi formado com a chegada do músico Temístocles de Aragão. Eles se apresentavam ao som de frevo elétrico, estilo inspirado no Carnaval de Pernambuco.

Armandinho, filho de Osmar, foi fundamental para manter trio vivo na memória do soteropolitano. Chamado de "menino-prodígio" pelo jornalista e pesquisador Nelson Varón Cadena em papo com UOL, o músico fez sucesso em Salvador ainda aos 14 anos. "Osmar ficou fora do Carnaval durante muito tempo e Dodô já falecido. Armandinho foi quem levou essa coisa do trio por muito tempo."

Deixe seu comentário

Só para assinantes