Sete escolas abrem os desfiles do Carnaval de SP nesta sexta; veja enredos
Gilvan Marques
Colaboração para Splash, em São Paulo
09/02/2024 04h00
O desfile das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo começa nesta sexta-feira (9) a partir das 23h15, no Sambódromo do Anhembi.
Entre as atrações estão a volta da Camisa Verde e Branco após 12 anos fora da elite, o desfile de três escolas ligadas a torcidas de futebol (Dragões da Real, Independente Tricolor e Mancha Verde), e a Rosas de Ouro desfilando já no amanhecer do domingo (10). Barroca Zona Sul e Acadêmicos do Tatuapé também se apresentam.
Relacionadas
Os enredos são dos mais variados temas: tem o Adriano Imperador, África, Bahia e até a história do Parque Ibirapuera. A transmissão será pela TV Globo e Globoplay.
Veja a ordem dos desfiles
- 23h15 - Camisa Verde e Branco
- 0h20 - Barroca Zona Sul
- 1h25 - Dragões da Real
- 2h30 - Independente Tricolor
- 3h35 - Acadêmicos do Tatuapé
- 4h40 - Mancha Verde
- 5h45 - Rosas de Ouro
Conheça os enredos
Camisa Verde e Branco
De volta ao Grupo Especial, a Camisa Verde e Branco, uma das escolas mais tradicionais de São Paulo, abre o Carnaval paulistano com o enredo "Adenla, o Imperador nas Terras do Rei", que irá homenagear reis africanos e o ex-jogador de futebol Adriano Imperador como exemplos de resistência. A escola da Barra Funda ficou mais de dez anos longe da elite. Em 2023, a agremiação foi a vice-campeã no Grupo de Acesso.
Barroca Zona Sul
A Barroca Zona Sul é a segunda escola a entrar na avenida. Ela apresenta o enredo "Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso que nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul". O aniversário é o tema da agremiação que nasceu na Vila Mariana e hoje tem sua sede no Jabaquara, ambos bairros localizados na zona sul da capital.
Dragões da Real
Na sequência, a Dragões da Real —que é ligada à torcida organizada do São Paulo— invade o sambódromo do Anhembi com "África - Uma Constelação de Reis e Rainhas", uma homenagem às realezas africanas. Será a primeira vez, em sua história, que a agremiação narra um tema afro. A Dragões da Real corre atrás do título inédito na elite do Carnaval paulistano.
Independente Tricolor
Quarta a desfilar pelo Anhembi, a Independente Tricolor (outra agremiação ligada à torcida organizada do São Paulo) entra na avenida com o enredo "Agojie, a Lâmina da Liberdade!", destacando a história do único exército feminino já existente no mundo e celebrando a força da mulher preta. Nos últimos anos, a escola passou por dificuldades: desde o rebaixamento ao incêndio no barracão.
Acadêmicos do Tatuapé
A Acadêmicos do Tatuapé, quinta escola a entrar na avenida, traz o enredo "Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!" A agremiação fará uma homenagem à cidade baiana de Mata de São João, conhecida pelas belas praias e paisagens. A escola, dona de dois títulos no Grupo Especial, em 2017 e 2018, tenta agora trazer o sucesso que obteve na década passada.
Mancha Verde
Vice-campeã em 2023, a escola de samba Mancha Verde —ligada à torcida organizada do Palmeiras— leva para o sambódromo do Anhembi o enredo "Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta". A escola irá falar sobre a importância da agricultura para matar a fome e sustentar a humanidade e ressalta ainda a importância dela para a humanidade.
Rosas de Ouro
A Rosas de Ouro é a última escola a entrar na avenida. Ela leva o enredo "Ibira 70 - A Rosas de Ouro é São Paulo no Carnaval 2024". O tema homenageia o Parque do Ibirapuera, que completa 70 anos em agosto, considerado um dos principais pontos turísticos da capital paulista.
Desfile de sábado
No sábado, outras sete escolas vão desfilar:
- 22h30 - Vai-Vai
- 23h35 - Tom Maior
- 0h40 - Mocidade Alegre
- 1h45 - Gaviões da Fiel
- 2h50 - Águia de Ouro
- 3h55 - Império de Casa Verde
- 5h - Acadêmicos do Tucuruvi