Item de sobrevivência: leque desbanca plaquinhas e vira febre no Carnaval
Com a temperatura nas alturas, os foliões só querem saber de uma coisa no Carnaval 2024: o leque! O acessório, inventado séculos atrás, se tornou o item mais desejado nas mãos de homens e mulheres que buscam uma pequena brisa no meio da muvuca.
De vários tamanhos, cores e texturas, o leque veio para ficar desde os últimos shows que aconteceram no Brasil no final de 2023. Época em que o país enfrentou uma forte onda de calor. Não à toa, tem gente reaproveitando o acessório no meio da folia aliando criatividade e até posicionamentos políticos.
A designer Carol Motta fez questão de levar um leque de arco-íris no desfile do bloco Agrada Gregos, que reúne grande parte da comunidade LGBTQIA+. "Eu acho muito bacana, tenho muitos amigos que são gays e lésbicas, gosto do poder da diversidade, combater o preconceito", explicou.
Aos 18 anos, Ana Beatriz Pereira revelou que está curtindo seu primeiro Carnaval de rua. Melhor que muitos foliões experientes, a jovem também estava com um leque a tiracolo. "O leque tá sendo meu maior amigo, me ajudando, até fazendo sombra", contou Ana, que ainda se divertiu ao incentivar a hidratação: "Nem só de cachaça vive!".
E apesar de ser uma mão na roda, vale a pena sempre dar uma checada se onde você vai estar é permitido o uso do leque. Valéria Equi aderiu ao acessório no Carnaval e teve um pequeno prejuízo durante os blocos de "esquenta" da folia. "No primeiro dia aqui no Ibirapuera não deixaram entrar. Aí tive que comprar outro porque virou item de sobrevivência", lembrou.
Para a sorte dos amigos de Valéria, ela ainda se desdobra para dar uma ajudinha no meio do calor. "Eu fico com o leque aqui e vem todo mundo atrás pra ficar aproveitando o vento", entregou.
Para os ambulantes e lojas que possam ter um estoque guardado de leques, o momento não poderia ser mais oportuno. Nos blocos do Ibirapuera não era possível ver ninguém vendendo leques, mas não faltava quem buscava algo para se abanar. Ações de marcas com leques de papel fizeram a festa com os foliões derretendo no calor. Pequenas ideias, grandes negócios!
Deixe seu comentário