O maior bloco do mundo e o mais antigo do Rio: Galo e Bola estão on!
Hoje foi dia de acompanhar dois dos maiores e tradicionais blocos do Carnaval brasileiro: o Galo da Madrugada, no Recife, e o Cordão do Bola Preta, no Rio de Janeiro.
Tem folião pra todo mundo
As ruas da capital pernambucana estavam lotadas de foliões com suas fantasias espirituosas e engraçadas. Eram esperadas 2,5 milhões de pessoas, mesmo número do ano passado. O Galo é conhecido como o maior bloco de Carnaval do país.
O Galo tem um percurso de 6,5 quilômetros e serão nove horas de festa. Ao todo, são seis alegorias e 30 trios elétricos.
Neste ano, o homenageado foi Reginaldo Rossi. Cada trio elétrico levou o nome de uma música do cantor brega, que morreu em 2013 após um câncer no pulmão. Estavam nos trios Michel Teló, Juliette, Gaby Amarantos, Vanessa da Mata e Elba Ramalho.
Reginaldo Rossi, aliás, é o "rei" das biólogas Jaciana dos Santos Aguiar e Ana Carolina Gomes, que estavam curtindo o Galo fantasiadas de "Pegadoras, Só Que Não". Quando questionada se gostava de brega, Ana não balançou: "Claro, sou pernambucana raiz!". As duas estavam numa empolgação só com o bloco. "O Galo é uma coisa que você se arrepia, não tem igual", diz Jaciana ao UOL. "Este ano viemos na pipoca, não tem emoção maior, você sente do início ao fim, energia pura", disse Ana.
Mas essa não foi a impressão das irmãs baianas Sandra, engenheira civil, Telma Nagiara, enfermeira. "Não tem estrutura nenhuma, não tem banheiro, tive que ir no chão, tem que melhorar muito para os turistas, chegamos agora e já estamos indo embora", afirmou Sandra. Telma lembra que em Salvador tem banheiro químico.
O Cordão da Bola Preta também já toma as ruas do centro do Rio desde as 8h da manhã. O mais antigo bloco do Rio de Janeiro, fundado em 1918, arrasta cerca de 1 milhão de pessoas, mas em 2013 chegou a juntar estimados 2,5 milhões de foliões.
A musa Paola Oliveira desfilou de laço e bolinhas. Ela se atrasou e teve confusão até que chegasse ao trio principal. O cortejo de hoje teve o tema "Cuidar É Amar". O objetivo é conscientizar os foliões sobre a preservação do meio ambiente.
Leandra Leal, porta-estandarte do bloco, participou do Bola neste ano por conta de compromissos profissionais e lamentou em suas redes sociais: "Tentei até o último minuto". O bloco decidiu deixar o Estandarte vazio.
O Bola é só alegria. Vale a pena o calor, a multidão. Ele não pode faltar no Carnaval. Maria de Jesus Pereira
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.