Conteúdo publicado há 4 meses

De Rei Charles a Homem-Aranha: os novos Bonecos de Olinda no Carnaval 2024

Os cortejos dos tradicionais Bonecos Gigantes de Olinda terão como novidades este ano homenagens ao Rei Charles, a Milei, presidente da Argentina, um novo Ayrton Senna, o Homem-Aranha e os personagens do Mundo Bita.

Os novos Bonecos

Leandro Castro, criador e produtor dos Bonecos, explicou a escolha dos homenageados em entrevista ao UOL. "A boneca que tomou toda a cena no Carnaval passado foi a Rainha Elizabeth. Tivemos a visita da embaixadora, veio agradecer a homenagem e a grande repercussão que houve". Segundo o artista, foi a embaixadora que sugeriu o Boneco do Rei Charles.

Carnaval 2024: Boneco Gigante de Ayrton Senna
Carnaval 2024: Boneco Gigante de Ayrton Senna Imagem: Ane Cristina/UOL

Já o Boneco do Ayrton Senna foi reformado devido a uma atualização na técnica. "Ele merecia o mais atual, para o que ele representa para o esporte, toda a história, não só do Brasil, mundial, né?". Leandro ainda revelou que o Boneco de Ayrton vai ganhar a companhia do Boneco de Lewis Hamilton, que não ficou pronto a tempo para este Carnaval.

As homenagens a Homem-Aranha e os personagens do mundo Bita foram feitas a pedido das crianças. "A gente tinha uma cobrança muito grande da garotada em função disso."

Por fim, o Boneco de Milei, para realizar o encontro dos "chefes" da Argentina e do Reino Unido. "A gente tinha a tradição de ter o Boneco da presidência.
Em momentos de muita polarização, a gente teve o Lula, Dilma, o Temer, Bolsonaro, a gente preferiu colocar a Rainha Elizabeth", explica Leandro.

Carnaval é um momento espontâneo, do jeito que é o Brasil. E a Embaixada tem essa propriedade, de trazer todo mundo do mundo para cair no frevo e cair na paz, numa grande festa. Vai ter o encontro do Milei com a Rainha Elizabeth. Houve aqueles embates, em relação às Malvinas. E aqui, em Pernambuco, no Brasil, tudo acaba em paz e festa. Leandro Castro

A produção dos Bonecos

O tempo ideal para a criação de um Boneco no ateliê da Embaixada é em torno de 40 dias. Mas depende, como explica Leandro: "Na última Copa, o destaque ficou com o Richarlison, fizemos em três dias".

Continua após a publicidade

Na técnica atual, os Bonecos são modelados na argila e finalizados com fibra de vidro. "Com a nossa técnica, a gente consegue dar muita expressão facial nos Bonecos. Isso permitiu muita durabilidade e leveza".

Leandro revelou que cinco pessoas já negaram o uso da imagem — o que impossibilita a confecção de Bonecos em homenagem a eles. "É uma pena, né? Porque, talvez seja uma falta de respeito com os fãs. Na verdade, esses Bonecos são feitos a título de trazer para próximo aos fãs".

Por outro lado, há quem já tenha pedido para ganhar um Boneco. "Mas a gente não entra nessa daí. Eu e minha esposa [que] temos que decidir quem merece".

Os desfiles dos Bonecos Gigantes acontecem na segunda-feira (12), em Olinda, e na terça-feira (13), no Recife.

*A repórter viajou a convite do evento

Deixe seu comentário

Só para assinantes