Invadimos o bloco não oficial mais tradicional do Carnaval de rua do Rio
Thiago Camara
Colaboração para UOL, no Rio de Janeiro
11/02/2024 11h38
Livre, espontâneo e anárquico. O bloco Boi Tolo concentrou desde às 6h em alguns pontos do Centro do Rio de Janeiro. Ele tem hora e local para começar seu cortejo, mas segue em direção à Zona Sul da cidade sem previsão para acabar.
O bloco nasceu em 2006, por um acaso. Um grupo de pessoas esperava o desfile do Cordão do Boitatá, que acabou não acontecendo e originou o Boi Tolo.
Além do cortejo, que comove os foliões do Brasil inteiro, um dos assuntos que movimenta a fama do bloco é justamente a localização dele. "Cadê o Boi Tolo?". A equipe do UOL achou o bloco mais procurado do Carnaval do Rio.
"É um caos e uma delícia participar", contou Franciele de Souza, psicóloga, que estava na função de cordeira no bloco. Essa foi a primeira vez da foliã no Carnaval do Rio de Janeiro. Ela veio de Curitiba para curtir a festa.
Diego Dias, advogado, também estava estreando como cordeiro, mas acompanha o Boi Tolo há pelo menos 7 anos. "Sentimento de pertencimento, fazer parte, ajudar e ao mesmo tempo curtir", contou. Ele pretende acompanhar o cortejo —que não tem itinerário definido— até o Arpoador.