Topo

Retorno da Porto da Pedra à elite do Carnaval tem atropelamento e lentidão

Desfile da Porto da Pedra na primeira noite de carnaval no sambódromo da Marquês de Sapucaí Imagem: Lucas Landau/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/02/2024 22h24Atualizada em 12/02/2024 01h06

O primeiro desfile da Porto da Pedra no Grupo Especial do Rio de Janeiro desde 2012 foi marcado por problemas: uma mulher foi atropelada por um carro alegórico e uma falha técnica causou um buraco na avenida.

O que aconteceu

Durante o desfile, uma mulher foi atropelada por um dos carros alegóricos. Segundo informação da Globo, ela sofreu escoriações, sendo atendida no posto de saúde da Apoteose. A mulher já foi liberada. Relatos à Quem disseram que a mulher parecia estar em choque.

Além disso, o último carro da escola apresentou problemas de locomoção. A alegoria, que representava um teatro de marionetes, entrou na avenida com lentidão e precisou acelerar ao longo do desfile para cumprir o tempo. O atraso causou um buraco considerável na avenida:

Atraso no último carro alegórico da Porto da Pedra causou buraco na avenida Imagem: Lucas Landau/UOL

Desfile exaltou sabedoria popular

O enredo "Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular" é inspirado no almanaque escrito em 1594 por Jerônimo Cortés. A obra, escrita na Europa, reúne sabedorias populares sobre temas como a natureza, a medicina e a agricultura.

O samba conta como a sabedoria popular guiou o povo do Nordeste. "O sertão profetizou, cada flor do Cariri, a ciência desse povo, eu não guardo só pra mim", diz um dos versos.

Esse é o retorno da escola ao Grupo Especial após doze anos. Fundada em abril de 1978, a escola é representada pelas cores vermelho e branco e foi rebaixada em 2012.

Tati Minerato é a Rainha de Bateria. Valesca Popozuda, Erika Schneider e Giovana Cordeiro também desfilam pela escola. Os Diretores de Carnaval são Aluízio Mendonça e Fabrício Montibelo. Wantuir é o intérprete, Mestre Pablo lidera a bateria e Rodrigo França e Denadir Garcia são Mestre-Sala e Porta-Bandeira, respectivamente.

Desfile da Porto da Pedra na primeira noite de carnaval no sambódromo da Marquês de Sapucaí Imagem: Zô Guimarães/UOL

Quando eu recebi esse convite, me falaram para ir no carro e eu disse não. Vou no chão! Sambar, me jogar, engatinhar, fazer o que for. Valesca Popozuda antes de entrar na Sapucaí

No abre-alas, uma dançarina foi içada pelos cabelos para criar uma ilusão de levitação. No carro, a escola também representou o tigre que é seu símbolo.

Dançarina içada pelos cabelos no abre-alas da Porto da Pedra no Carnaval 2024 Imagem: Lucas Landau/UOL

Qual nota você dá para o desfile da Porto da Pedra?

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Retorno da Porto da Pedra à elite do Carnaval tem atropelamento e lentidão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

CarnaUOL