Bloco mais antigo de SP, Esfarrapado defende tradição: 'Galera das antigas'
Bruna Gavioli
Colaboração para o Uol, em São Paulo
12/02/2024 04h00
Em meio a um Carnaval repleto de megablocos, o Esfarrapado é o bloco mais antigo de São Paulo e mantém as tradições das marchinhas no bairro do Bixiga, e vai sair nesta segunda-feira (12) pela região central da cidade.
Criado por seis amigos, entre eles, Armadinho Puglisi, Milton Credidio, o Tinin, e Walter Taverna, na segunda-feira do Carnaval de 1947, o bloco é o símbolo da folia de rua do principal reduto do samba e uma alusão ao modo como os foliões se vestem para o cortejo.
Relacionadas
O que eles disseram
Quem viu vai ver de novo, o Esfarrapado encantando o povo. São 77 anos de folia pelas ruas do Bixiga compartilhando alegria
Milton Credidio, o Tinin, 88
O presidente do bloco é Jaime Souza. "A gente mantém a tradição, o legado da galera das antigas. O desfile começa com a banda de fanfarra na concentração, apresentando também a Bateria 013, um dos maiores projetos do Bixiga", explicou.
Jaime ressalta ainda que participar do Bloco Esfarrapado "é também fazer uma visita pela história do Bixiga, seus personagens e suas lutas".
A concentração será a partir das 10h na esquina das ruas Treze de Maio e Conselheiro Carrão. Depois, o Esfarrapado passa pelas ruas Almirante Marques de Leão, Una, Rocha, a praça 14 Bis, Rua Manoel Dutra, Maria José, Brigadeiro Luis Antônio, Major Diogo e Santo Antônio, antes de voltar ao ponto de partida.