Topo

'Não vou me render ao Boninho': por que apuração do Carnaval deixou Sapucaí

Do UOL, em São Paulo

14/02/2024 13h45Atualizada em 15/02/2024 09h09

A apuração do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu na Cidade do Samba, após decisão da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba).

O que aconteceu

A liga transferiu o evento da Praça da Apoteose, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, para a área destinada aos barracões das escolas de samba do Grupo Especial. O novo local de apuração fica no centro da capital fluminense.

O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, explicou que a mudança aconteceu por um conjunto de fatores: calor, redução de público e busca por melhores condições para os membros das agremiações.

"Há uns dez anos as torcidas iam para a Sapucaí. Tínhamos um universo de 20 mil pessoas. Era calor demais. O Corpo de Bombeiros jogava água em todo mundo. Era uma loucura. Isso foi diminuindo, minguando. Ninguém mais quer ir para a Sapucaí. Aí eu estou fazendo a apuração naquele calor escaldante para 500 pessoas? Eu acho que não procede mais " Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, para o canal Mais Carnaval, em julho de 2023

Perlingeiro ressaltou na mesma entrevista que não se renderia à vontade do diretor Boninho, que é o responsável pela transmissão da folia na Globo. "Eu não vou me render ao Boninho esse ano, como me rendi nos últimos dois. Será aqui na Cidade do Samba."

Em contato com o UOL, a assessoria de imprensa da Liesa disse: "Mudou pelo fato de na Cidade do Samba ser mais amplo, aberto e a escola campeã poder comemorar com todos".

Procurado pela reportagem, o departamento de Comunicação da Globo respondeu que desconhece a declaração feita pelo presidente da liga. "A Globo não tem qualquer ingerência com relação à escolha do local da apuração", completou.

Escola campeã

Imperatriz Leopoldinense, campeã do Carnaval do Rio 2023, no Desfile das Campeãs Imagem: Lucas Landau/UOL

Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2024. Ela obteve a pontuação máxima (270 pontos), com nota 10 nos nove quesitos.

A agremiação apresentou o samba "Arroboboi, Dangbé". O enredo fala sobre o culto ao vodum serpente, trazendo a força da mulher negra através do culto à cobra sagrada e sabedoria africana.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Não vou me render ao Boninho': por que apuração do Carnaval deixou Sapucaí - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

CarnaUOL