Viradouro teve destaque com seios à mostra: pode desfilar de topless?
No desfile campeão da Unidos de Viradouro, no Rio, uma integrante destaque de uma alegoria desfilou com os seios à mostra. Afinal, é permitido o topless nas apresentações das escolas de samba?
O que aconteceu
O regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) não faz nenhuma menção sobre topless na Sapucaí. O que é proibido é exibir a genitália, ainda que disfarçada. O artigo 26 diz: "Além de outros deveres expressos no presente Regulamento, cada Escola de Samba tem a obrigatoriedade de: V - impedir a apresentação de pessoas que estejam com a genitália à mostra, decorada e/ou pintada".
Nos anos 90, era comum muitas mulheres desfilarem de topless. Famosas como Monique Evans, Luma de Oliveira, Nana Gouveia , Viviane Araújo, em início de carreira, e até Dercy Gonçalves desfilaram com os seios de fora.
Nos últimos anos essa prática foi caindo em desuso para evitar a objetificação do corpo feminino e a exposição de nudez fora do contexto do desfile. No caso da Viradouro, no entanto, a destaque de topless fazia parte do enredo da escola sobre o culto ao vodum serpente, trazendo a força da mulher negra através do culto à cobra sagrada e sabedoria africana.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.