Carnaval 2025: RJ escolhe corte real em celebração à diversidade
O Rio de Janeiro conheceu, nas primeiras horas deste sábado (23), a realeza do Carnaval 2025: sete passistas foram escolhidos para assumir os postos de rei momo, rainha, princesas, musos e musas LGBTQIA+ e cidadão não binário, que compõem a corte real da folia do próximo ano.
As coroas e cedros foram entregues na Cidade do Samba diante de um público animado, munido de faixas e cartazes com nomes dos candidatos preferidos. No total, foram 116 inscritos e 29 finalistas, que se apresentaram um por um no palco, chamados pelo carnavalesco, cenógrafo e comentarista de carnaval Milton Cunha.
Na ponta da língua de cada um, muito discurso sobre inclusão e resiliência. Ao agradecer aos participantes, o presidente da Riotur, Patrick Corrêa, lembrou que as inscrições não fizeram distinção de gênero. "Foi totalmente democrática e inclusiva". Entre os candidatos, havia passistas não binário e pessoas trans.
"Para pisar nesse palco é preciso coragem para vencer e enfrentar os medos. Quero defender minha bandeira, dar voz a nossa comunidade", invocou Lucas Valentim, eleito cidadão não binário.
Conheça os vencedores:
Rei momo
Caio Cesar Dutra da Silva, 28 anos, comerciante.
"A partir do ensinamento dos nossos ancestrais a gente pensa no presente e chega num ótimo futuro."
Rainha
Thuane de Oliveira Rozario Werneck Maria Ribeiro, 27 anos, técnica de enfermagem.
"Isso aqui é a celebração da ancestralidade."
1ª princesa
Rhuanda Monteiro Risso, 27 anos, professora infantil e enfermeira.
2ª princesa
Jessica Costa de Almeida, 33 anos, advogada.
"Quero inspirar meninas como eu."
Vice-rei momo
Davi Okwuchukwu, 24 anos, modelo e ator.
Musa
Bianca de Oliveira Mourão, 29 anos, secretária.
"Representar a comunidade LGBTQIA+ é gratificante. Nunca vamos acabar com o preconceito mas podemos amenizar esse sofrimento", celebrou ela antes da coroação."
Muso
Luis Otavio Antonio dos Santos, 25 anos, cabeleireiro.
Cidadão não binário
Lucas Antonio Valentim da Silva, 29 anos, enfermeiro.