Ana Paula Minerato já desfilou com fantasia que dava 'basta' à intolerância
Do UOL, em São Paulo
25/11/2024 14h56Atualizada em 25/11/2024 14h56
Ana Paula Minerato, 33, foi desligada da Gaviões da Fiel e da Band FM após um áudio com falas racistas ser atribuído a ela. Em 2022, a então musa da escola desfilou com uma fantasia que trazia a palavra "basta" em uma espécie de cinturão.
Basta
Ao UOL, ela explicou que aquele basta era contra intolerância. "O principal basta é contra a intolerância. Seja com a direita, com a esquerda, as mulheres e com os negros. As pessoas estão muito intolerantes", disse na ocasião.
Relacionadas
Demissões após áudio ser vazado
A decisão pelo desligamento foi tomada após "a divulgação de condutas incompatíveis com os valores" da escola, segundo a Gaviões. A escola reforça que "o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória."
A Band FM também decidiu demitir Ana Paula. Ela apresentava um programa diário, o Estação Band FM. "A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa.", diz nota enviada a Splash.
Um áudio atribuído a Ana Paula Minerato foi divulgado em páginas de fofoca. "Você gosta de mina cabelo duro, de neguinha? Ali é neguinha, alguém ali, um pai ou a mãe veio da África, tá na cara", teria dito a agora ex-musa da Gaviões a um ex-namorado.
A cantora Ananda do grupo Melanina Carioca, que teria sido alvo das ofensas, rebateu as falas nas redes sociais. "Agora tu vai ver o que tu arrumou. Tu sabe que aí tu meteu um tópico muito delicado, agora o buraco vai ser mais embaixo. Tu vai ter que aguentar. Não foi mulher pra falar? Agora eu tô sabendo, geral sabe também", disse, antes de compartilhar o áudio em questão.
O grupo Melanina Carioca publicou uma nota de repúdio. "Ananda foi alvo de falas absolutamente inaceitáveis proferidas pela ex-panicat Ana Paulo Minerato", diz o texto.
O UOL tenta contato com Ana Paula e Ananda, caso desejem se manifestar sobre o caso. Assim que houver retorno, a nota será atualizada.
Tati, irmã de Ana Paula, disse ser "contra qualquer forma de racismo ou preconceito". "Por mais que o amor pela minha família seja inegável, não posso e não devo ser associada a atitudes que não condizem com aquilo em que acredito. Lamento profundamente o episódio e reitero que jamais apoiei ou apoiarei qualquer atitude que desrespeite ou agrida outra pessoa", comunicou em nota.
As irmãs são rompidas desde 2019 e nem se seguem em redes sociais. A desavença teria acontecido durante uma festa de aniversário. Tati foi expulsa da Gaviões em 2018, após uma briga com a imperatriz Renatta Teruel.
Veja a nota da escola na íntegra:
A diretoria do Gaviões da Fiel Torcida e a Comissão de Carnaval comunicam o desligamento da musa Ana Paula Minerato de todas as atividades e representações ligadas aos Gaviões. A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista.
Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória. Não toleramos comportamentos que desrespeitem a igualdade e a dignidade humana, pilares fundamentais do nosso compromisso com a sociedade.
Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.