"Nada justifica", diz Tati Minerato sobre irmã acusada de racismo
Daniele Dutra
Colaboração para UOL, no Rio de Janeiro
02/12/2024 00h25
Uma das musas da Mocidade Independente de Padre Miguel, Tati Minerato marcou presença na noite de domingo (1º), comemoração do Dia Nacional do Samba, no Rio de Janeiro. Ela falou sobre a preparação para o Carnaval de 2025 e lamentou as falas racistas da irmã.
"Fiquei muito triste e absolutamente nada justifica o que ela falou. E nada que eu disser também vai diminuir a dor das pessoas que foram ofendidas", disse Minerato. Ana Paula era musa da Gaviões da Fiel, mas perdeu o posto após ter áudios racistas vazados contra a cantora Ananda, 26, da banda Melanina Carioca.
Em conversa com UOL, Tati contou que não fala com a irmã há cinco anos e foi pega totalmente de surpresa com a notícia.
"Eu sempre respeitei o Carnaval, sempre respeitei essa festa maravilhosa e o povo preto que sempre me acolheu. É muito triste toda essa situação", disse a modelo.
Entenda o caso
A cantora Ananda registrou um boletim de ocorrência na última quarta-feira (27) contra Ana Paula Minerato.
A artista foi até a Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) após o vazamento dos áudios em que Ana Paula se referia a ela com termos como "mina do cabelo duro" e "neguinha".
Ana Paula fez uma live chorando para pedir desculpas e disse ter sido vítima de um relacionamento abusivo. Ela afirmou que o ex-namorado a "colocava contra" Ananda. "Ele usou essa traição que ele fez com essa Ananda, comigo, para poder botar ela contra mim. Ele botou ela contra mim muitas vezes. Muitas, muitas, muitas vezes. Mostrou vídeos. Falava dela, e falava coisas terríveis", disse ela na transmissão ao vivo na terça-feira (26).
A Band FM e a Gaviões da Fiel decidiram demitir Ana Paula após a veiculação dos áudios. A apresentadora comandava o programa "Estação Band FM" desde 2015 e era musa da escola de samba.
Carnaval 2025
Diferente de Ana Paula, que vai ficar fora da avenida no próximo Carnaval, Tati já começou a preparação, que fica cada vez mais intensa com a chegada da festa. Ela vai desfilar como rainha na Estácio de Sá e musa na Mocidade, pela primeira vez.
"Estou estreando nessa escola maravilhosa, que me acolheu, que me abraçou e, claro, estou muito feliz. Tenho feito a minha preparação com dieta e acompanhamento com médico, o endocrinologista Gabriel Almeida, que tem sido maravilhoso, e já tenho visto bastante resultado. Na parte de exercícios, eu faço crossfit, que ajuda bastante a ter resistência para aguentar o peso da fantasia e as muitas horas sambando", disse a musa.
Para Tati, a melhor preparação para festa é comparecer aos ensaios com a escola, curtir e estar junto com a comunidade. "Aqui a gente canta, dança e, aos poucos, até o Carnaval, a gente vai se preparando, alinhando tudo e ficando bem afiado para arrasar na avenida", contou.
A Mocidade fará uma viagem intergaláctica para o próximo Carnaval. O enredo intitulado "Voltando para o Futuro - Não há limites para sonhar".
"Eu não peguei ainda o meu figurino da fantasia aqui na Mocidade, mas eu estou bem ansiosa, querendo ver logo. Eu acho que vai ser bem diferente de tudo que eu já usei, já que a Mocidade vem com essa pegada um pouco mais futurística, trazendo bastante essas coisas mais cibernéticas, mais diferente", disse Tati.