Aposta a hit do Carnaval é comparada a sucesso do Queen; entenda o porquê

Não precisa ser usuário crônico do TikTok para conhecer "Resenha do Arrocha". A música sucesso na plataforma é destaque também no Spotify, no YouTube e já é candidata a hit do Carnaval 2025. O inusitado mesmo tem sido as comparações com o sucesso do Queen "Bohemian Rhapsody".

O que aconteceu

Jonathan Eskine, o cantor da música, avisa logo no começo do clipe que, se for para escutar e levar a sério, é melhor nem escutar. "O que bate na Bahia é maluquice", diz ele, que está há semanas no Top 50 do Spotify, e cujo clipe tem mais de 8 milhões de reproduções no YouTube.

Extremamente explícita, citando "jogo do tigrinho" e sexo, "Resenha do Arrocha" é um medley em arrocha de dez músicas, grande parte originárias do pagodão baiano. A única exceção é a referência ao "Passinho do Romano", funk paulista de MC Crash.

A estratégia era essa, pegar os dois estilos em alta aqui em Salvador e juntar. Aí eu peguei as letras do pagode baiano, fiz uma releitura, coloquei melodia, deixei como se fosse uma música romântica em cima do arrocha, como se fosse uma sofrência mesmo, mas com a letra mais explícita.
Jonathan Eskine

A amálgama musical hitou e fez com que muita gente comparasse a "Resenha" a uma música bem diferente, "Bohemian Rhapsody". Isso por que a música do Queen é cheia de referências diversas e tem duração de 6 minutos.

Continua após a publicidade

Faz sentido comparar?

Para o produtor musical Victor de Souza, as músicas não têm tanta semelhança do ponto de vista artístico. "'Bohemian Rhapsody' é uma rapsódia, como uma peça teatral em forma de música, um musical. É a história de um cara que matou outro e está contando para mãe dele, com medo de ir para o inferno. A música gira em torno dessa história. Já 'Resenha do Arrocha' é mais um medleyzão mesmo, uma junção de músicas, como se fosse até improviso", diz para UOL.

Ele explica que as músicas podem ser comparadas em outros aspectos: duração e sucesso. "Eu acho que é mais a questão de duração da música, e é uma música que pegou e todo mundo sabe cantar as partes individuais, mesmo sendo uma música grande".

Hoje em dia, o mercado, aparentemente, gosta cada vez mais de músicas curtas e diretas. Isso aconteceu na mesma época [com o Queen], lançaram uma música de quase 6 minutos, a galera canta e todo mundo tocou e tem milhões de plays. É algo que vai totalmente contra o que muitos produtores e artistas vêm fazendo, em que priorizam o refrão no primeiro minuto. Eu acho que é mais pertinente ir por esse lado, não da parte musical, mas parte mercadológica mesmo.
Victor Souza (Jotta)

As músicas dentro de Resenha do Arrocha:

  • "Bloco dos amigos", do cantor DDL 071
  • "Ela faz dsgc no pau do ladrão", do Papo de Cria
  • "Passinho do Romano", do MC Crash
  • "Bloquinho do Naipe", do Oh Gerente
  • "Bloquinho dos amigos", do Bergui071
  • "Pau nas Canjhangas", da Banda do Truta
  • "Joga pro Coroa", do Oh Playba
  • "Bloquinho conexão RJ x BA", de Deene
  • "Bloquinho 3.0 do PR", do PR Black
  • "Modinha", do Novo Assunto
Continua após a publicidade

Sucesso instantâneo

Antes de "hitar" com "Resenha do Arrocha", Jonathan se apresentava nos ferryboats, embarações que levam os passageiros de Salvador às ilhas do município. Era daí que vinha o sustento do artista. "Agora é show o tempo todo. Show, estúdio, reunião, entrevista, viagem. E aí está sendo uma loucura, uma loucura boa, né?".

Jonathan até se apresentou com Anitta, nos tradicionais Ensaios da cantora, em São Luís e Salvador. Ainda assim, ele prefere se manter humilde sobre "Resenha do Arrocha" ser o hit do Carnaval.

Quem dita isso é o público, né? Se eu falar que é a música do Carnaval, eu vou ser suspeito, porque claro que minha vontade é essa. Jonathan Eskine

A meta é cantar sobre amor

Apesar de ter se revelado com uma música explícita, o sonho de Jonathan é cantar músicas "falando de amor". "Além de cantor, eu sou compositor e o meu intuito é esse, deixar de ser só o cara engraçado e vir com a nova performance. Eu acho que o real Eskine é esse, o que gosta de falar de amor".

Continua após a publicidade

As músicas já estão até gravadas, mas ele sabe que não pode chocar o público que acabou de conquistar. "Se lançar uma música agora do nada de amor, vai chocar muito. Então a gente está com o projeto Carnaval agora. Vamos lançar esse EP, vai ter muita resenha".

Aí, ao longo das músicas, vai tendo uma migração da resenha explícita para uma resenha falando de amor. E o público vai identificar a mudança aos poucos, para não ser muito chocante.
Jonathan Eskine

3 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Andre Campos

A gente vai se conformando que a sociedade está colapsando nessas pequenas coisas... Quando aberrações do mundo atual são comparadas a ícones do passado. Nem sei o que dizer. Como as redes sociais e celulares - MAL USADOS, ANOTE-SE

Denunciar

Ornelino de Araujo Guedes

Dizer que isso ai é comparada a um dos maiores clássicos da música mundial é, no mínimo, risível. Bohemian Rhapsody, é um Hit, com H maiúsculo. Música atemporal, com mais de 50 anos e é reverenciada até hoje e será assim sempre. Isso aí é um sucesso momentâneo, que atinge só seu nicho e que ninguém vai lembrar mais daqui a alguns meses.

Denunciar

Raphael da Silva Luna

Os Maias estavam certos: o mundo acabou em 2012. A gente só não percebeu.

Denunciar