Aposta a hit do Carnaval é comparada a sucesso do Queen; entenda o porquê
Não precisa ser usuário crônico do TikTok para conhecer "Resenha do Arrocha". A música sucesso na plataforma é destaque também no Spotify, no YouTube e já é candidata a hit do Carnaval 2025. O inusitado mesmo tem sido as comparações com o sucesso do Queen "Bohemian Rhapsody".
O que aconteceu
Jonathan Eskine, o cantor da música, avisa logo no começo do clipe que, se for para escutar e levar a sério, é melhor nem escutar. "O que bate na Bahia é maluquice", diz ele, que está há semanas no Top 50 do Spotify, e cujo clipe tem mais de 8 milhões de reproduções no YouTube.
Extremamente explícita, citando "jogo do tigrinho" e sexo, "Resenha do Arrocha" é um medley em arrocha de dez músicas, grande parte originárias do pagodão baiano. A única exceção é a referência ao "Passinho do Romano", funk paulista de MC Crash.
A estratégia era essa, pegar os dois estilos em alta aqui em Salvador e juntar. Aí eu peguei as letras do pagode baiano, fiz uma releitura, coloquei melodia, deixei como se fosse uma música romântica em cima do arrocha, como se fosse uma sofrência mesmo, mas com a letra mais explícita.
Jonathan Eskine
A amálgama musical hitou e fez com que muita gente comparasse a "Resenha" a uma música bem diferente, "Bohemian Rhapsody". Isso por que a música do Queen é cheia de referências diversas e tem duração de 6 minutos.
resenha do arrocha = bohemian rhapsody brasileira
? isa (@isabelagfrs) January 12, 2025
resenha do arrocha tá pro brasil como bohemian rhapsody ta pra inglaterra. arte. vários hits dentro de uma letra só.
? antonio (@nicothefato) January 8, 2025
Resenha do arrocha é o novo bohemian rapsody com seus 6min de musica. Queen is not dead!
? Lia frango assado (@indemoniadzz) January 22, 2025
bohemian rhapsody é a resenha do arrocha britânica
? diogoo (@ddlossantos9) January 16, 2025
Faz sentido comparar?
Para o produtor musical Victor de Souza, as músicas não têm tanta semelhança do ponto de vista artístico. "'Bohemian Rhapsody' é uma rapsódia, como uma peça teatral em forma de música, um musical. É a história de um cara que matou outro e está contando para mãe dele, com medo de ir para o inferno. A música gira em torno dessa história. Já 'Resenha do Arrocha' é mais um medleyzão mesmo, uma junção de músicas, como se fosse até improviso", diz para UOL.
Ele explica que as músicas podem ser comparadas em outros aspectos: duração e sucesso. "Eu acho que é mais a questão de duração da música, e é uma música que pegou e todo mundo sabe cantar as partes individuais, mesmo sendo uma música grande".
Hoje em dia, o mercado, aparentemente, gosta cada vez mais de músicas curtas e diretas. Isso aconteceu na mesma época [com o Queen], lançaram uma música de quase 6 minutos, a galera canta e todo mundo tocou e tem milhões de plays. É algo que vai totalmente contra o que muitos produtores e artistas vêm fazendo, em que priorizam o refrão no primeiro minuto. Eu acho que é mais pertinente ir por esse lado, não da parte musical, mas parte mercadológica mesmo.
Victor Souza (Jotta)
As músicas dentro de Resenha do Arrocha:
- "Bloco dos amigos", do cantor DDL 071
- "Ela faz dsgc no pau do ladrão", do Papo de Cria
- "Passinho do Romano", do MC Crash
- "Bloquinho do Naipe", do Oh Gerente
- "Bloquinho dos amigos", do Bergui071
- "Pau nas Canjhangas", da Banda do Truta
- "Joga pro Coroa", do Oh Playba
- "Bloquinho conexão RJ x BA", de Deene
- "Bloquinho 3.0 do PR", do PR Black
- "Modinha", do Novo Assunto
Sucesso instantâneo
Antes de "hitar" com "Resenha do Arrocha", Jonathan se apresentava nos ferryboats, embarações que levam os passageiros de Salvador às ilhas do município. Era daí que vinha o sustento do artista. "Agora é show o tempo todo. Show, estúdio, reunião, entrevista, viagem. E aí está sendo uma loucura, uma loucura boa, né?".
Jonathan até se apresentou com Anitta, nos tradicionais Ensaios da cantora, em São Luís e Salvador. Ainda assim, ele prefere se manter humilde sobre "Resenha do Arrocha" ser o hit do Carnaval.
Quem dita isso é o público, né? Se eu falar que é a música do Carnaval, eu vou ser suspeito, porque claro que minha vontade é essa. Jonathan Eskine
A meta é cantar sobre amor
Apesar de ter se revelado com uma música explícita, o sonho de Jonathan é cantar músicas "falando de amor". "Além de cantor, eu sou compositor e o meu intuito é esse, deixar de ser só o cara engraçado e vir com a nova performance. Eu acho que o real Eskine é esse, o que gosta de falar de amor".
As músicas já estão até gravadas, mas ele sabe que não pode chocar o público que acabou de conquistar. "Se lançar uma música agora do nada de amor, vai chocar muito. Então a gente está com o projeto Carnaval agora. Vamos lançar esse EP, vai ter muita resenha".
Aí, ao longo das músicas, vai tendo uma migração da resenha explícita para uma resenha falando de amor. E o público vai identificar a mudança aos poucos, para não ser muito chocante.
Jonathan Eskine
3 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Andre Campos
A gente vai se conformando que a sociedade está colapsando nessas pequenas coisas... Quando aberrações do mundo atual são comparadas a ícones do passado. Nem sei o que dizer. Como as redes sociais e celulares - MAL USADOS, ANOTE-SE
Ornelino de Araujo Guedes
Dizer que isso ai é comparada a um dos maiores clássicos da música mundial é, no mínimo, risível. Bohemian Rhapsody, é um Hit, com H maiúsculo. Música atemporal, com mais de 50 anos e é reverenciada até hoje e será assim sempre. Isso aí é um sucesso momentâneo, que atinge só seu nicho e que ninguém vai lembrar mais daqui a alguns meses.
Raphael da Silva Luna
Os Maias estavam certos: o mundo acabou em 2012. A gente só não percebeu.