Motoristas confiantes podem ter hábitos ao volante prejudiciais, demonstrando falta de habilidade apesar da autoconfiança.
Alguns hábitos destroem o carro e aumentam o consumo de combustível, além de representar riscos no trânsito.
Além dos danos ao veículo, certos comportamentos representam riscos à segurança, exigindo humildade para aprender e corrigir os hábitos.
Pé Apoiado na Embreagem: Manter o pé apoiado na embreagem durante paradas causa superaquecimento e reduz a vida útil do componente.
Almeida Rocha/Folha Imagem
Essa prática, comum entre motoristas experientes, contribui para o desgaste prematuro da embreagem, exigindo substituição antes do tempo.
Almeida Rocha/Folha Imagem
Segurar o Carro em Aclives: Segurar o carro apenas nos giros do motor em aclives pode causar superaquecimento da embreagem, prejudicando sua vida útil.
Hanrrikson de Andrade/UOL
Em vez de segurar o carro nos giros, uma alternativa é utilizar o freio de mão para evitar movimento para trás na arrancada.
Acelerar e Frear Bruscamente: A prática de acelerar e frear bruscamente prejudica o motor, freios, suspensão e pneus, além de aumentar o consumo de combustível.
Rubens Cavallari/Folhapress
Andar Próximo ao Veículo da Frente: Dirigir muito próximo ao veículo da frente aumenta o risco de colisão em caso de frenagem repentina.
Ziviani/Getty Images/iStockphoto
Desrespeitar o Limite de Velocidade: Ignorar os limites de velocidade representa um risco sério, sendo uma das principais causas de acidentes fatais.
Marcelo D'Sants/Frame/Agência O Globo
Mesmo motoristas confiantes devem adotar práticas seguras e responsáveis ao volante, considerando a segurança própria e de terceiros.
Para mais informações, acesse UOL Carros.