5 mitos e verdades sobre o carro 'pegar no tranco'
Por Alessandro Reis, do UOL, em São Paulo (SP)
A bateria arriou; e agora?
Na pandemia, o carro parado pode ficar sem carga. Uma alternativa é empurrar o veículo para "pegar no tranco". Erwin Franieck, da SAE Brasil, e Edson Orikassa, da AEA, esclarecem mitos e verdades sobre a prática.
É possível usar o método em carros automáticos. A orientação é a posicionar o seletor em "N" e colocar em "D" ou "2" quando o veículo atingir aproximadamente 20 km/h.
2- Pegar no tranco pode danificar veículo - Verdade
O risco de danificar o motor e/ou a transmissão é baixo, mas existe. Caso a correia dentada arrebente, as válvulas podem ser danificadas. Evite soltar o pedal de embreagem bruscamente.
4 - Desconectar a bateria facilita arranque - Verdade
O motor só irá ligar quando a bateria já tiver alguma carga acumulada. Desconectar a bateria libera mais tensão para as velas do motor e o sistema de injeção.
A cada tentativa frustrada de tranco, o motor recebe combustível que não é queimado, atingindo as velas, impossibilitando a partida até que o líquido evapore. O "afogamento" afeta carros carburados e injetados.