Fuja das multas: 5 mentiras em que os motoristas acreditam

Por Gustavo Fonseca

Mito do Bafômetro: Muitos acreditam que o bafômetro tem tolerância para pequenas quantidades de álcool, mas a lei estabelece tolerância zero, apenas descontando uma margem de erro técnica.

Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Margem de Erro do Bafômetro: O condutor só é autuado se o teste acusar a partir de 0,05 gramas de álcool por litro de ar alveolar, devido à margem de erro do equipamento.

Zanone Fraissat/Folhapress

Multas com CNH Provisória: Motoristas com a PPD não estão isentos de multas. Eles não podem cometer infrações graves, gravíssimas ou ser reincidentes em infrações médias durante os primeiros 12 meses.

Luis Lima Jr /Fotoarena/Folhapress

Vestimentas ao Dirigir: Não é proibido dirigir sem camisa ou descalço, mas o CTB proíbe calçados não firmes nos pés, como chinelos, ou que comprometam o uso dos pedais, como salto alto.

iStock

Semáforo Vermelho de Madrugada: Avançar o sinal vermelho à noite pode ser motivo de multa, mesmo que algumas autoridades defendam a prática em situações de risco. Não há permissão legal explícita para isso.

Ansa

Multas por Avançar o Semáforo: Motoristas podem ser multados por avançar o semáforo vermelho, exceto em municípios que permitem a prática em determinados horários por segurança.

Eduardo Anizelli/Folhapress

Fones de Ouvido ao Dirigir: Utilizar fones de ouvido enquanto dirige, seja conectados ao som do carro ou ao celular, é uma infração média, resultando em multa e pontos na CNH.

Divulgação

Risco de Multa por Desconhecimento: Acreditar em mitos sobre regras de trânsito pode levar a multas e até a acidentes graves.

Divulgação

Para saber mais, acesse UOL Carros.

JESHOOTS.com/Pexels
Publicado em 27 de junho de 2024.