Namora Maíra Cardi

Primo Rico: por que Thiago Nigro é o maior inimigo do carro financiado

Por Guilherme Menezes, do UOL, em São Paulo

Abertura

O influenciador Thiago Nigro, conhecido como Primo Rico, é o novo namorado de Maíra Cardi. Muitos já ouviram falar do interesse da coach em emagrecimento por carros e até já viram postagens dela com modelos cobiçados. Mas e o seu novo namorado?
Reprodução/Instagram

Inimigo do carro financiado

Thiago é contra a compra do automóvel zero km na maioria dos casos. Para ele, muitas vezes é preferível usar aplicativos de transporte ou até mesmo o aluguel. Entretanto, ele é o verdadeiro inimigo do carro financiado. Para ele, nunca vale a pena, independentemente da circunstância e do modelo.
iStock

Estudo de vantagens e desvantagens

Em seu canal do YouTube, mostra as vantagens e desvantagens de alugar um carro, ante comprá-lo e mantê-lo por dois anos. Daí, em um cenário, simula a sua compra à vista e, no outro, realizando o financiamento.
Getty Images/iStockphoto

Critérios

Entre os critérios que leva em consideração estão itens como: valor da Tabela Fipe, mensalidade, combustível, IPVA, manutenção, seguro, licenciamento, emplacamento, depreciação, custos do caixa em dois anos, de depreciação e de oportunidade (atribuído a taxas de rendimento como aplicação na Selic), além do valor de revenda.
Green Chameleon/Unsplash

Quando compensa e quando não

Quando confronta os números, conclui que a compra à vista de carros populares chega mais perto do empate com os alugados. Enquanto isso, para modelos mais caros, mesmo sem tomar crédito, não costuma compensar.
Getty Images/iStockphoto

Comprar ou alugar?

Entretanto, o Primo Rico faz a ressalva de que, quanto mais tempo a pessoa escolhe ficar com o carro sem trocá-lo, mais tenderá a compensar quando for um veículo comprado, ante alugá-lo. Mas isso quando comprado à vista, pois mesmo para quem vai ficar com o carro por anos e anos, o coach de investimentos diz que financiar nunca é uma boa opção, financeiramente falando. Por isso ele é o 'inimigo supremo' dos financiamentos.
Divulgação
Publicado em 06 de março de 2023.