Muitas pessoas consideram-se bons motoristas, mas certos hábitos ao volante podem revelar o contrário.
Além de comprometer a segurança, esses comportamentos podem resultar em gastos extras com a manutenção do veículo.
Vacilo 1 - 'Descansar' o pé no pedal de embreagem
Almeida Rocha/Folha Imagem
Descansar o pé no pedal da embreagem para ganhar agilidade na troca de marchas pode reduzir a vida útil do componente e causar superaquecimento, prejudicando o carro.
Almeida Rocha/Folha Imagem
Vacilo 2 - Descer na 'banguela'
Marcio Cassol/ Futura Press
Colocar o carro na banguela não economiza combustível, pois a injeção eletrônica continua ativa. Deixar o carro mais solto na descida, mantendo uma marcha mais alta, pode proporcionar real economia.
Vacilo 3 - Passar de lado na lombada
A prática de passar de lado em lombadas pode causar danos à estrutura do veículo, comprometendo suspensão, amortecedores e o monobloco.
Vacilo 4 - Frear em cima da hora
Rubens Cavallari/Folhapress
Frear bruscamente ao se aproximar de obstáculos pode prejudicar freios, discos, pastilhas e amortecedores, exigindo manutenção antecipada e impactando a suspensão.
Vacilo 5 - Segurar carro na embreagem
Almeida Rocha/Folha Imagem
Segurar o carro na embreagem em aclives, visando uma arrancada mais rápida, danifica o conjunto de embreagem e é considerado um hábito inútil e prejudicial.
Almeida Rocha/Folha Imagem
A humildade ao volante e a disposição para aprender são essenciais. Rever esses conceitos e adotar práticas mais seguras não só preserva o veículo, mas também contribui para a segurança no trânsito e evita gastos desnecessários.
Alessandro Vallainc/iStock
Para mais informações, acesse UOL Carros.