Aceleramos a Fiat Titano: nova picape média é páreo contra Hilux e S10?
Fabricante da Strada, veículo mais vendido do Brasil nos últimos três anos, e criadora da Toro, uma das picapes mais emplacada do país, a Fiat finalmente resolveu se aventurar no mercado das picapes full-size, com carroceria sobre chassi.
Para finalmente entrar no disputado mercado onde se destacam modelos consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a marca italiana acaba de lançar a Titano.
A novidade chega às 520 concessionárias Fiat e faz sua estreia trazendo três versões diferentes, todas com o mesmo motor turbodiesel, tração 4x4, reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e cabine dupla.
Os preços sugeridos são de R$ 219.990 para a configuração de entrada Endurance, de R$ 239.990 para a intermediária Volcano e de R$ 259.990 para a Titano Ranch, opção topo de linha.
Vale destacar que a Titano é um projeto original da Peugeot, outra marca do grupo Stellantis, e é comercializada em outros mercados da América do Sul como Peugeot Landtrek.
Dada a sua maior tradição na categoria de picapes no Brasil, coube à Fiat a missão de comercializar a Titano aqui.
Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, ela é montada no Uruguai em regime CKD, com peças importadas da China, na mesma fábrica de onde a Peugot Landrek é exportada para outros países da região.
Desvendando a Fiat Titano
Design: a Fiat Titano tem visual semelhante ao de outras picapes médias, transmitindo a sensação de robustez esperada em um veículo utilitário. Na versão topo de linha Ranch, abusa dos detalhes cromados, presentes em locais como a parte superior da grade frontal, maçanetas externas, capa dos retrovisores, para-choques e maçaneta da tampa da caçamba. Na dianteira, a grade com acabamento preto brilhante da Ranch dá um toque mais sofisticado e agradam, bem como as luzes de condução diurna que formam um apêndice na laterais inferiores da peça. Por dentro, as saídas de ar estreitas e horizontais abaixo da multimídia flutuante ajudam a compor um visual moderno - já o painel com mostradores que lembram os do antigo Chevrolet Agile e a alavanca de câmbio gigante, nem tanto.
Espaço interno: medindo 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura, a Titano é ligeiramente maior do que a média de sua categoria e, portanto, tem bom espaço para levar cinco ocupantes. Apesar de ser equipada com eixo cardã, o túnel central não é tão alto, beneficiando o conforto no banco traseiro. A Fiat destaca que o volume da caçamba é o maior do segmento, com 1.314 litros no padrão NET e desconsiderando o protetor do compartimento de carga, nas configurações equipadas com o item. A capacidade de carga de 1.020 kg está dentro da média das picapes médias turbodiesel.
Vida a bordo: a Fiat Titano traz interior quase todo revestido por plásticos rígidos, o que não é surpresa para uma picape na sua faixa de preço, e vale destacar que as peças são bem encaixadas e transmitem sensação de qualidade. Os bancos são confortáveis e, na versão Ranch, o do motorista traz ajustes elétricos. O conforto é reforçado, nessa configuração, pelo ar-condicionado digital de duas zonas. São destaques as saídas do ar-condicionado para o banco traseiro e os apoios de braço nas duas fileiras de assentos, mas não há portas USB do tipo C, utilizadas pelos celulares mais recentes - na Titano, todas são daquelas maiores, do tipo A, e a conexão via Android Auto e Apple CarPlay requer o uso de fio. Faltam itens tecnológicos como alerta de colisão e frenagem automática, oferecidas em outras picapes, mais caras, enquanto os sensores de estacionamentos dianteiros e traseiros da versão mais completa são bem-vindos.
Desempenho: o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm é suficiente para a picape de 2.150 kg (peso da Titano Ranch), mas demora um pouco para embalar e, especialmente, em rodovias, está longe de ser empolgante, mesmo com o modo esportivo ativado - outras picapes da mesma categoria trazem mais potência e torque, porém são mais caras. Para o uso fora de estrada, essa sensação é bem menos evidente e, no test-drive que eu fiz em estradas de terra, a Titano foi muito bem - vale dizer que todas as versões têm seletor de tração 4x4 e reduzida, além de bloqueio do diferencial traseiro, muito útil para encarara trechos de baixa aderência. Contudo, a suspensão independente na dianteira e com eixo rígido e feixe de molas na traseira balança mais do que o desejável, ao menos sem carga, como foi a condição avaliada neste primeiro contato.
Consumo: as médias oficias, medidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são apenas razoáveis: 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.
Itens de série: destacam-se, na versão Ranch, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de dez polegadas, rodas de liga leve diamantadas com 18 polegadas, alerta de saída de faixa, seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, chave presencial, câmeras "360 graus", rebatimento automático dos retrovisores, bancos de material sintético semelhante a couro, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, estribos laterais, santantônio cromado e protetor de caçamba.
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*Viagem a convite da Stellantis
Fiat Titano Ranch
Preço
R$ 259.990Pontos Positivos
- Preços competitivos
- Volume da caçamba e capacidade de carga
- É 4x4 em todas as versões
- Design
Pontos Negativos
- Faltam itens tecnológicos nas versões mais caras
- Dirigibilidade
- Desempenho do motor poderia ser melhor
Veredito
A Fiat Titano traz preços competitivos e é a picape média mais barata da atualidade com cabine dupla, tração 4x4 e motor turbodiesel. Tem a seu favor a robusta rede de 520 concessionárias Fiat, os cinco anos de garantia e a tradição da marca no mercado de picapes. Contudo, vários detalhes evidenciam seu projeto mais antigo, como a ausência de itens tecnológicos e a dirigibilidade menos refinada. Não é o melhor produto da sua categoria, mas seu desempenho no mercado dependerá muito da estratégia da Fiat, como política de descontos e pós-vendas.
Motorização
Motor 2.2 turbo com injeção direta
Combustível
Diesel
Potência (cv)
180 cv a 3.750 rpm
Torque (kgf.m)
40,8 kgfm a 2.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
12,4 s
Velocidade máxima (km/h)
175 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,5 km/l
Consumo estrada (km/l)
9,2 km/l
Câmbio
Automático ou manual, 6 marchas
Tração
4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente com barra estabilizadora
Suspensão Traseira
Eixo rígido com feixe de molas
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambores
Pneus
265/60 R18 (versão Ranch)
Rodas
18 polegadas (versão Ranch)
Altura (mm)
1.858 mm
Comprimento (mm)
5.330 mm
Entre-eixos (mm)
3.180 mm
Largura (mm)
1.963 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2.150 kg
Porta-malas (L)
1.109 l (VDA)
Tanque (L)
80 l
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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