Topo

Aceleramos a Fiat Titano: nova picape média é páreo contra Hilux e S10?

Siga o UOL Carros no

Alessandro Reis

Em Chapada dos Guimarães (MT)*

18/03/2024 10h00

Fabricante da Strada, veículo mais vendido do Brasil nos últimos três anos, e criadora da Toro, uma das picapes mais emplacada do país, a Fiat finalmente resolveu se aventurar no mercado das picapes full-size, com carroceria sobre chassi.

Para finalmente entrar no disputado mercado onde se destacam modelos consagrados como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10, a marca italiana acaba de lançar a Titano.

A novidade chega às 520 concessionárias Fiat e faz sua estreia trazendo três versões diferentes, todas com o mesmo motor turbodiesel, tração 4x4, reduzida, bloqueio do diferencial traseiro e cabine dupla.

Os preços sugeridos são de R$ 219.990 para a configuração de entrada Endurance, de R$ 239.990 para a intermediária Volcano e de R$ 259.990 para a Titano Ranch, opção topo de linha.

Vale destacar que a Titano é um projeto original da Peugeot, outra marca do grupo Stellantis, e é comercializada em outros mercados da América do Sul como Peugeot Landtrek.

Dada a sua maior tradição na categoria de picapes no Brasil, coube à Fiat a missão de comercializar a Titano aqui.

Desenvolvida em parceria com a chinesa Changan, ela é montada no Uruguai em regime CKD, com peças importadas da China, na mesma fábrica de onde a Peugot Landrek é exportada para outros países da região.

Desvendando a Fiat Titano

Fiat Titano Ranch traseira - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Design: a Fiat Titano tem visual semelhante ao de outras picapes médias, transmitindo a sensação de robustez esperada em um veículo utilitário. Na versão topo de linha Ranch, abusa dos detalhes cromados, presentes em locais como a parte superior da grade frontal, maçanetas externas, capa dos retrovisores, para-choques e maçaneta da tampa da caçamba. Na dianteira, a grade com acabamento preto brilhante da Ranch dá um toque mais sofisticado e agradam, bem como as luzes de condução diurna que formam um apêndice na laterais inferiores da peça. Por dentro, as saídas de ar estreitas e horizontais abaixo da multimídia flutuante ajudam a compor um visual moderno - já o painel com mostradores que lembram os do antigo Chevrolet Agile e a alavanca de câmbio gigante, nem tanto.

Espaço interno: medindo 5,33 m de comprimento e 1,96 m de largura, a Titano é ligeiramente maior do que a média de sua categoria e, portanto, tem bom espaço para levar cinco ocupantes. Apesar de ser equipada com eixo cardã, o túnel central não é tão alto, beneficiando o conforto no banco traseiro. A Fiat destaca que o volume da caçamba é o maior do segmento, com 1.314 litros no padrão NET e desconsiderando o protetor do compartimento de carga, nas configurações equipadas com o item. A capacidade de carga de 1.020 kg está dentro da média das picapes médias turbodiesel.

Fiat Titano Ranch painel - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Vida a bordo: a Fiat Titano traz interior quase todo revestido por plásticos rígidos, o que não é surpresa para uma picape na sua faixa de preço, e vale destacar que as peças são bem encaixadas e transmitem sensação de qualidade. Os bancos são confortáveis e, na versão Ranch, o do motorista traz ajustes elétricos. O conforto é reforçado, nessa configuração, pelo ar-condicionado digital de duas zonas. São destaques as saídas do ar-condicionado para o banco traseiro e os apoios de braço nas duas fileiras de assentos, mas não há portas USB do tipo C, utilizadas pelos celulares mais recentes - na Titano, todas são daquelas maiores, do tipo A, e a conexão via Android Auto e Apple CarPlay requer o uso de fio. Faltam itens tecnológicos como alerta de colisão e frenagem automática, oferecidas em outras picapes, mais caras, enquanto os sensores de estacionamentos dianteiros e traseiros da versão mais completa são bem-vindos.

Fiat Titano Ranch dinâmica - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Desempenho: o motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,8 kgfm é suficiente para a picape de 2.150 kg (peso da Titano Ranch), mas demora um pouco para embalar e, especialmente, em rodovias, está longe de ser empolgante, mesmo com o modo esportivo ativado - outras picapes da mesma categoria trazem mais potência e torque, porém são mais caras. Para o uso fora de estrada, essa sensação é bem menos evidente e, no test-drive que eu fiz em estradas de terra, a Titano foi muito bem - vale dizer que todas as versões têm seletor de tração 4x4 e reduzida, além de bloqueio do diferencial traseiro, muito útil para encarara trechos de baixa aderência. Contudo, a suspensão independente na dianteira e com eixo rígido e feixe de molas na traseira balança mais do que o desejável, ao menos sem carga, como foi a condição avaliada neste primeiro contato.

Consumo: as médias oficias, medidas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) são apenas razoáveis: 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada.

Fiat Titano Ranch banco traseiro - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Itens de série: destacam-se, na versão Ranch, ar-condicionado digital de duas zonas, central multimídia de dez polegadas, rodas de liga leve diamantadas com 18 polegadas, alerta de saída de faixa, seis airbags, controle de velocidade de cruzeiro, chave presencial, câmeras "360 graus", rebatimento automático dos retrovisores, bancos de material sintético semelhante a couro, banco do motorista com ajustes elétricos, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, estribos laterais, santantônio cromado e protetor de caçamba.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

*Viagem a convite da Stellantis

Fiat Titano Ranch

Preço

R$ 259.990
Carros
3,4 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Preços competitivos
  • Volume da caçamba e capacidade de carga
  • É 4x4 em todas as versões
  • Design

Pontos Negativos

  • Faltam itens tecnológicos nas versões mais caras
  • Dirigibilidade
  • Desempenho do motor poderia ser melhor

Veredito

A Fiat Titano traz preços competitivos e é a picape média mais barata da atualidade com cabine dupla, tração 4x4 e motor turbodiesel. Tem a seu favor a robusta rede de 520 concessionárias Fiat, os cinco anos de garantia e a tradição da marca no mercado de picapes. Contudo, vários detalhes evidenciam seu projeto mais antigo, como a ausência de itens tecnológicos e a dirigibilidade menos refinada. Não é o melhor produto da sua categoria, mas seu desempenho no mercado dependerá muito da estratégia da Fiat, como política de descontos e pós-vendas.

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 2.2 turbo com injeção direta

  • Combustível

  • Diesel

  • Potência (cv)

  • 180 cv a 3.750 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 40,8 kgfm a 2.000 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 12,4 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 175 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,5 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,2 km/l

  • Câmbio

  • Automático ou manual, 6 marchas

  • Tração

  • 4x4 com reduzida e bloqueio do diferencial traseiro

  • Direção

  • Hidráulica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente com barra estabilizadora

  • Suspensão Traseira

  • Eixo rígido com feixe de molas

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambores

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 265/60 R18 (versão Ranch)

  • Rodas

  • 18 polegadas (versão Ranch)

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.858 mm

  • Comprimento (mm)

  • 5.330 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 3.180 mm

  • Largura (mm)

  • 1.963 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 2.150 kg

  • Porta-malas (L)

  • 1.109 l (VDA)

  • Tanque (L)

  • 80 l

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Faróis com regulagem de altura

  • Bloqueio do diferencial

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.