Topo

Agora mais barato, Hyundai HB20S 'completão' deixa sedãs médios para trás

Versão mais completa do HB20S tem mais equipamentos do que muitos sedãs médios, mas vale a pena comprá-la? Imagem: Marcelo Justo/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/06/2023 04h00

Opção a ser considerada se você busca um automóvel com porta-malas espaçoso, o Hyundai HB20S está mais barato desde a semana passada.

Graças ao pacote de descontos anunciado pelo governo federal para veículos com preço de até R$ 120 mil, várias versões do sedã compacto apresentaram redução nos preços.

Até a versão topo de linha Platinum Plus ficou mais em conta, apesar de estar acima desse teto.

Por contra própria, a Hyundai baixou o preço dessa configuração de R$ 126.590 para R$ 120.590.

Será que o sedã da marca sul-coreana está valendo a pena com esse corte de R$ 6.000 no preço sugerido?

Confira a seguir a avaliação de UOL Carros e tire suas próprias conclusões.

Hyundai HB20S Platinum Plus

Preço

R$ 120.590
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

4,0

4,0

5,0

3,0

4,0

5,0

Pontos Positivos

  • Rodar confortável
  • Segurança
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno

Veredito

Potente e com baixo consumo, Hyundai HB20S também é muito bem equipado na versão topo de linha Platinum, que traz itens de tecnologia e segurança que muitos sedãs médios não têm. Também é bom de dirigir, mas não brilha no quesito espaço interno. Mesmo com desconto no preço, configuração mais completa é cara diante de concorrentes. Por R$ 11.390, a versão Platinum do sedã sul-coreano perde alguns itens tecnológicos, mas traz melhor custo-benefício.

Design e espaço interno

Na reestilização lançada em 2022, já como linha 2023, HB20 e HB20S abandonaram a dianteira com visual controverso que estreou em 2019 e até hoje é alvo de críticas.

Assim como o hatch, o sedã recebeu novos faróis, mais retilíneos, grade redesenhada, agora dividida por uma barra na mesma cor da carroceria e capô repaginado, que ganhou um vinco na parte central.

A aparência ficou mais genérica, lembrando a de rivais como Volkswagen Polo, e isso fez bem ao HB20S.

Enquanto a carroceria praticamente não mudou, a traseira também foi modificada, exibindo lanternas mais estreitas e unidas, como no hatch, por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.

A diferença é que, no caso do sedã, essa barra tem iluminação por LEDs.

O interior mudou menos e, como anteriormente, destaca-se na categoria dos compactos, com aparência elegante, que remete a sedãs maiores e mais luxuosos.

Na versão de topo, os bancos e os puxadores de porta com revestimento que imita couro, na cor bege, reforçam a impressão de sofisticação.

Já o painel de instrumentos digital é outro requinte, embora na família HB20 ele seja simples demais e traga conta-giros em numeral - algo que não me agrada.

Quanto ao espaço interno, como o HB20 atual não trocou de geração, é um pouco apertado, sobretudo atrás - onde passageiros mais altos não dispõem de tanto conforto.

O porta-malas de 475 litros não é ruim, mas há outros sedãs compactos mais espaçosos tanto no espaço aos ocupantes quanto no compartimento de bagagens.

Dentre os concorrentes mais espaçosos, podemos citar modelos como Honda City Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.

Desempenho e consumo

Motor 1.0 turbo não teve modificações Imagem: Marcelo Justo/UOL

Estes são pontos fortes do HB20S.

O motor turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, acoplado à transmissão automática de seis marchas, dão fôlego de sobra ao sedã, que também é beneficiado pelo baixo peso, de 1.137 kg.

Com esse conjunto mecânico, somado suspensões que combinam conforto com boa estabilidade e direção elétrica bem calibrada, dão ao HB20S uma personalidade até esportiva, dependendo de quanto você dosa o pedal do acelerador.

Para quem gosta de se sentir no comando, o câmbio permite trocas manuais, por meio de aletas no volante ou da própria alavanca no console central.

Além do comportamento esperto, o sedã traz consumo relativamente baixo: segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o HB20S tem médias dee 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol.

Com gasolina no tanque, as médias sobem para 12,3 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l em rodovias. Nada mau.

Equipamentos

Versão mais cara do HB20S tem uma generosa lista de equipamentos Imagem: Marcelo Justo/UOL

Na atualização introduzida no ano passado pela Hyundai, o HB20S ficou ainda mais equipado na configuração de topo.

Na comparação com versões de entrada e intermediária de sedãs médios, o compacto da marca sul-coreana vem mais recheado.

O exemplar avaliado traz recursos como controle de velocidade de cruzeiro (não é adaptativo), ar-condicionado automático, direção elétrica, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, carregador de celular por indução (muito bom, por sinal) e central multimídia com tela de oito polegadas, mais Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Por falar na multimídia, ela tem funcionamento ágil, com pronta resposta aos comandos na tela sensível ao toque.

A lista de itens de série traz, ainda, chave presencial e partida do motor por botão.

Vale destacar, ainda o controle de várias funções do veículo por meio de um aplicativo no smartphone.

Segurança

Imagem: Marcelo Justo/UOL

Este é outro quesito no qual o HB20S brilha.

O sedã sai da fábrica com seis airbags e algumas tecnologias de assistência à condução vistas em sedãs mais caros e luxuosos, como alerta e frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa ativo, com correção de rota, e sensor de ponto cego.

Como se não bastasse, o HB20S Platinum Plus conta com alerta de tráfego cruzado, que avisa se há outro veículo se aproximando durante a manobra de ré, e um assistente que avisa, antes de você abrir a porta, sobre a chegada de outro carro, a fim de evitar acidentes.

Os recursos de assistência poderiam incluir o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, mas isso deixaria o HB20S de topo ainda mais caro.

Por outro lado, nenhum outro sedã compacto, na mesma faixa de preço, vem tão forte no que se refere a tecnologias de segurança a bordo.

Mercado

Imagem: Marcelo Justo/UOL

Potente, confortável e bem equipado, o HB20S Platinum Plus agrada a quem gosta de dirigir, é bonito e, nessa versão, traz mais equipamentos do que versões de entrada e intermediária de sedãs maiores e mais caros.

Contudo, mesmo com o recente desconto aplicado pela Hyundai, essa configuração ficou mais cara do que sedãs mais espaçosos, ainda que sejam menos equipados na mesma faixa de preço: Honda City EX (R$ 117.990) e Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 113.490) são alguns exemplos.

Considerando o custo-benefício, e se você não fizer questão da maioria das tecnologias de assistência ao motorista presentes no HB20S mais completo, a versão Platiunum oferece melhor custo-benefício, exibindo o mesmo visual e trazendo o mesmo trem de força por R$ 111.390 - o valor já inclui o desconto aplicado pela Hyundai.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 3 cil., 12V

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 120 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 17,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,7 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 191 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,6 km/l / 12,2 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,2 km/l / 14,3 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1470 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4325 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2530 mm

  • Largura (mm)

  • 1720 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.137 kg

  • Porta-malas (L)

  • 475 l

  • Tanque (L)

  • 50 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 367,39

  • 20.000 km

  • R$ 670,23

  • 30.000 km

  • R$ 675,08

  • 40.000 km

  • R$ 861,61

  • 50.000 km

  • R$ 640,89

  • 60.000 km

  • R$ 1.239,84

  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agora mais barato, Hyundai HB20S 'completão' deixa sedãs médios para trás - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.