Agora mais barato, Hyundai HB20S 'completão' deixa sedãs médios para trás
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
14/06/2023 04h00
Opção a ser considerada se você busca um automóvel com porta-malas espaçoso, o Hyundai HB20S está mais barato desde a semana passada.
Graças ao pacote de descontos anunciado pelo governo federal para veículos com preço de até R$ 120 mil, várias versões do sedã compacto apresentaram redução nos preços.
Até a versão topo de linha Platinum Plus ficou mais em conta, apesar de estar acima desse teto.
Por contra própria, a Hyundai baixou o preço dessa configuração de R$ 126.590 para R$ 120.590.
Será que o sedã da marca sul-coreana está valendo a pena com esse corte de R$ 6.000 no preço sugerido?
Confira a seguir a avaliação de UOL Carros e tire suas próprias conclusões.
Hyundai HB20S Platinum Plus
Preço
R$ 120.5904,0
4,0
4,0
5,0
3,0
4,0
5,0
Pontos Positivos
- Rodar confortável
- Segurança
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
Potente e com baixo consumo, Hyundai HB20S também é muito bem equipado na versão topo de linha Platinum, que traz itens de tecnologia e segurança que muitos sedãs médios não têm. Também é bom de dirigir, mas não brilha no quesito espaço interno. Mesmo com desconto no preço, configuração mais completa é cara diante de concorrentes. Por R$ 11.390, a versão Platinum do sedã sul-coreano perde alguns itens tecnológicos, mas traz melhor custo-benefício.
Design e espaço interno
Na reestilização lançada em 2022, já como linha 2023, HB20 e HB20S abandonaram a dianteira com visual controverso que estreou em 2019 e até hoje é alvo de críticas.
Assim como o hatch, o sedã recebeu novos faróis, mais retilíneos, grade redesenhada, agora dividida por uma barra na mesma cor da carroceria e capô repaginado, que ganhou um vinco na parte central.
A aparência ficou mais genérica, lembrando a de rivais como Volkswagen Polo, e isso fez bem ao HB20S.
Enquanto a carroceria praticamente não mudou, a traseira também foi modificada, exibindo lanternas mais estreitas e unidas, como no hatch, por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.
A diferença é que, no caso do sedã, essa barra tem iluminação por LEDs.
O interior mudou menos e, como anteriormente, destaca-se na categoria dos compactos, com aparência elegante, que remete a sedãs maiores e mais luxuosos.
Na versão de topo, os bancos e os puxadores de porta com revestimento que imita couro, na cor bege, reforçam a impressão de sofisticação.
Já o painel de instrumentos digital é outro requinte, embora na família HB20 ele seja simples demais e traga conta-giros em numeral - algo que não me agrada.
Quanto ao espaço interno, como o HB20 atual não trocou de geração, é um pouco apertado, sobretudo atrás - onde passageiros mais altos não dispõem de tanto conforto.
O porta-malas de 475 litros não é ruim, mas há outros sedãs compactos mais espaçosos tanto no espaço aos ocupantes quanto no compartimento de bagagens.
Dentre os concorrentes mais espaçosos, podemos citar modelos como Honda City Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.
Desempenho e consumo
Estes são pontos fortes do HB20S.
O motor turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, acoplado à transmissão automática de seis marchas, dão fôlego de sobra ao sedã, que também é beneficiado pelo baixo peso, de 1.137 kg.
Com esse conjunto mecânico, somado suspensões que combinam conforto com boa estabilidade e direção elétrica bem calibrada, dão ao HB20S uma personalidade até esportiva, dependendo de quanto você dosa o pedal do acelerador.
Para quem gosta de se sentir no comando, o câmbio permite trocas manuais, por meio de aletas no volante ou da própria alavanca no console central.
Além do comportamento esperto, o sedã traz consumo relativamente baixo: segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o HB20S tem médias dee 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol.
Com gasolina no tanque, as médias sobem para 12,3 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l em rodovias. Nada mau.
Equipamentos
Na atualização introduzida no ano passado pela Hyundai, o HB20S ficou ainda mais equipado na configuração de topo.
Na comparação com versões de entrada e intermediária de sedãs médios, o compacto da marca sul-coreana vem mais recheado.
O exemplar avaliado traz recursos como controle de velocidade de cruzeiro (não é adaptativo), ar-condicionado automático, direção elétrica, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, carregador de celular por indução (muito bom, por sinal) e central multimídia com tela de oito polegadas, mais Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Por falar na multimídia, ela tem funcionamento ágil, com pronta resposta aos comandos na tela sensível ao toque.
A lista de itens de série traz, ainda, chave presencial e partida do motor por botão.
Vale destacar, ainda o controle de várias funções do veículo por meio de um aplicativo no smartphone.
Segurança
Este é outro quesito no qual o HB20S brilha.
O sedã sai da fábrica com seis airbags e algumas tecnologias de assistência à condução vistas em sedãs mais caros e luxuosos, como alerta e frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa ativo, com correção de rota, e sensor de ponto cego.
Como se não bastasse, o HB20S Platinum Plus conta com alerta de tráfego cruzado, que avisa se há outro veículo se aproximando durante a manobra de ré, e um assistente que avisa, antes de você abrir a porta, sobre a chegada de outro carro, a fim de evitar acidentes.
Os recursos de assistência poderiam incluir o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, mas isso deixaria o HB20S de topo ainda mais caro.
Por outro lado, nenhum outro sedã compacto, na mesma faixa de preço, vem tão forte no que se refere a tecnologias de segurança a bordo.
Mercado
Potente, confortável e bem equipado, o HB20S Platinum Plus agrada a quem gosta de dirigir, é bonito e, nessa versão, traz mais equipamentos do que versões de entrada e intermediária de sedãs maiores e mais caros.
Contudo, mesmo com o recente desconto aplicado pela Hyundai, essa configuração ficou mais cara do que sedãs mais espaçosos, ainda que sejam menos equipados na mesma faixa de preço: Honda City EX (R$ 117.990) e Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 113.490) são alguns exemplos.
Considerando o custo-benefício, e se você não fizer questão da maioria das tecnologias de assistência ao motorista presentes no HB20S mais completo, a versão Platiunum oferece melhor custo-benefício, exibindo o mesmo visual e trazendo o mesmo trem de força por R$ 111.390 - o valor já inclui o desconto aplicado pela Hyundai.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
-
Motorização
-
1.0, 3 cil., 12V
-
Combustível
-
Etanol / Gasolina
-
Potência (cv)
-
120 cv
-
Torque (kgf.m)
-
17,5 kgfm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
10,7 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
191 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
8,6 km/l / 12,2 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
10,2 km/l / 14,3 km/l
-
Câmbio
-
Automático de 6 marchas
-
Tração
-
Dianteira
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, McPherson
-
Suspensão Traseira
-
Eixo de torção
-
Freios Dianteiros
-
Discos ventilados
-
Freios Traseiros
-
Tambor
-
Pneus
-
185/60 R15
-
Rodas
-
15 polegadas
-
Altura (mm)
-
1470 mm
-
Comprimento (mm)
-
4325 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2530 mm
-
Largura (mm)
-
1720 mm
-
Ocupantes
-
5
-
Peso (kg)
-
1.137 kg
-
Porta-malas (L)
-
475 l
-
Tanque (L)
-
50 l
-
10.000 km
-
R$ 367,39
-
20.000 km
-
R$ 670,23
-
30.000 km
-
R$ 675,08
-
40.000 km
-
R$ 861,61
-
50.000 km
-
R$ 640,89
-
60.000 km
-
R$ 1.239,84
-
Garantia
-
5 anos sem limite de quilometragem
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Frenagem autônoma de emergência
-
-
Alerta de permanência em faixa
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Sensor de pontos cegos
-
-
Alerta de colisão
-
-
Faróis com regulagem de altura
-