Agora mais barato, Hyundai HB20S 'completão' deixa sedãs médios para trás
Opção a ser considerada se você busca um automóvel com porta-malas espaçoso, o Hyundai HB20S está mais barato desde a semana passada.
Graças ao pacote de descontos anunciado pelo governo federal para veículos com preço de até R$ 120 mil, várias versões do sedã compacto apresentaram redução nos preços.
Até a versão topo de linha Platinum Plus ficou mais em conta, apesar de estar acima desse teto.
Por contra própria, a Hyundai baixou o preço dessa configuração de R$ 126.590 para R$ 120.590.
Será que o sedã da marca sul-coreana está valendo a pena com esse corte de R$ 6.000 no preço sugerido?
Confira a seguir a avaliação de UOL Carros e tire suas próprias conclusões.
Hyundai HB20S Platinum Plus
Preço
R$ 120.590Pontos Positivos
- Rodar confortável
- Segurança
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
Potente e com baixo consumo, Hyundai HB20S também é muito bem equipado na versão topo de linha Platinum, que traz itens de tecnologia e segurança que muitos sedãs médios não têm. Também é bom de dirigir, mas não brilha no quesito espaço interno. Mesmo com desconto no preço, configuração mais completa é cara diante de concorrentes. Por R$ 11.390, a versão Platinum do sedã sul-coreano perde alguns itens tecnológicos, mas traz melhor custo-benefício.
Design e espaço interno
Na reestilização lançada em 2022, já como linha 2023, HB20 e HB20S abandonaram a dianteira com visual controverso que estreou em 2019 e até hoje é alvo de críticas.
Assim como o hatch, o sedã recebeu novos faróis, mais retilíneos, grade redesenhada, agora dividida por uma barra na mesma cor da carroceria e capô repaginado, que ganhou um vinco na parte central.
A aparência ficou mais genérica, lembrando a de rivais como Volkswagen Polo, e isso fez bem ao HB20S.
Enquanto a carroceria praticamente não mudou, a traseira também foi modificada, exibindo lanternas mais estreitas e unidas, como no hatch, por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.
A diferença é que, no caso do sedã, essa barra tem iluminação por LEDs.
O interior mudou menos e, como anteriormente, destaca-se na categoria dos compactos, com aparência elegante, que remete a sedãs maiores e mais luxuosos.
Na versão de topo, os bancos e os puxadores de porta com revestimento que imita couro, na cor bege, reforçam a impressão de sofisticação.
Já o painel de instrumentos digital é outro requinte, embora na família HB20 ele seja simples demais e traga conta-giros em numeral - algo que não me agrada.
Quanto ao espaço interno, como o HB20 atual não trocou de geração, é um pouco apertado, sobretudo atrás - onde passageiros mais altos não dispõem de tanto conforto.
O porta-malas de 475 litros não é ruim, mas há outros sedãs compactos mais espaçosos tanto no espaço aos ocupantes quanto no compartimento de bagagens.
Dentre os concorrentes mais espaçosos, podemos citar modelos como Honda City Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.
Desempenho e consumo
Estes são pontos fortes do HB20S.
O motor turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, acoplado à transmissão automática de seis marchas, dão fôlego de sobra ao sedã, que também é beneficiado pelo baixo peso, de 1.137 kg.
Com esse conjunto mecânico, somado suspensões que combinam conforto com boa estabilidade e direção elétrica bem calibrada, dão ao HB20S uma personalidade até esportiva, dependendo de quanto você dosa o pedal do acelerador.
Para quem gosta de se sentir no comando, o câmbio permite trocas manuais, por meio de aletas no volante ou da própria alavanca no console central.
Além do comportamento esperto, o sedã traz consumo relativamente baixo: segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o HB20S tem médias dee 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol.
Com gasolina no tanque, as médias sobem para 12,3 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l em rodovias. Nada mau.
Equipamentos
Na atualização introduzida no ano passado pela Hyundai, o HB20S ficou ainda mais equipado na configuração de topo.
Na comparação com versões de entrada e intermediária de sedãs médios, o compacto da marca sul-coreana vem mais recheado.
O exemplar avaliado traz recursos como controle de velocidade de cruzeiro (não é adaptativo), ar-condicionado automático, direção elétrica, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, carregador de celular por indução (muito bom, por sinal) e central multimídia com tela de oito polegadas, mais Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Por falar na multimídia, ela tem funcionamento ágil, com pronta resposta aos comandos na tela sensível ao toque.
A lista de itens de série traz, ainda, chave presencial e partida do motor por botão.
Vale destacar, ainda o controle de várias funções do veículo por meio de um aplicativo no smartphone.
Segurança
Este é outro quesito no qual o HB20S brilha.
O sedã sai da fábrica com seis airbags e algumas tecnologias de assistência à condução vistas em sedãs mais caros e luxuosos, como alerta e frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa ativo, com correção de rota, e sensor de ponto cego.
Como se não bastasse, o HB20S Platinum Plus conta com alerta de tráfego cruzado, que avisa se há outro veículo se aproximando durante a manobra de ré, e um assistente que avisa, antes de você abrir a porta, sobre a chegada de outro carro, a fim de evitar acidentes.
Os recursos de assistência poderiam incluir o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, mas isso deixaria o HB20S de topo ainda mais caro.
Por outro lado, nenhum outro sedã compacto, na mesma faixa de preço, vem tão forte no que se refere a tecnologias de segurança a bordo.
Mercado
Potente, confortável e bem equipado, o HB20S Platinum Plus agrada a quem gosta de dirigir, é bonito e, nessa versão, traz mais equipamentos do que versões de entrada e intermediária de sedãs maiores e mais caros.
Contudo, mesmo com o recente desconto aplicado pela Hyundai, essa configuração ficou mais cara do que sedãs mais espaçosos, ainda que sejam menos equipados na mesma faixa de preço: Honda City EX (R$ 117.990) e Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 113.490) são alguns exemplos.
Considerando o custo-benefício, e se você não fizer questão da maioria das tecnologias de assistência ao motorista presentes no HB20S mais completo, a versão Platiunum oferece melhor custo-benefício, exibindo o mesmo visual e trazendo o mesmo trem de força por R$ 111.390 - o valor já inclui o desconto aplicado pela Hyundai.
Motorização
1.0, 3 cil., 12V
Combustível
Etanol / Gasolina
Potência (cv)
120 cv
Torque (kgf.m)
17,5 kgfm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
10,7 s
Velocidade máxima (km/h)
191 km/h
Consumo cidade (km/l)
8,6 km/l / 12,2 km/l
Consumo estrada (km/l)
10,2 km/l / 14,3 km/l
Câmbio
Automático de 6 marchas
Tração
Dianteira
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo de torção
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Tambor
Pneus
185/60 R15
Rodas
15 polegadas
Altura (mm)
1470 mm
Comprimento (mm)
4325 mm
Entre-eixos (mm)
2530 mm
Largura (mm)
1720 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.137 kg
Porta-malas (L)
475 l
Tanque (L)
50 l
10.000 km
R$ 367,39
20.000 km
R$ 670,23
30.000 km
R$ 675,08
40.000 km
R$ 861,61
50.000 km
R$ 640,89
60.000 km
R$ 1.239,84
Garantia
5 anos sem limite de quilometragem
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Alerta de colisão
Faróis com regulagem de altura
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