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Agora mais barato, Hyundai HB20S 'completão' deixa sedãs médios para trás

Versão mais completa do HB20S tem mais equipamentos do que muitos sedãs médios, mas vale a pena comprá-la? - Marcelo Justo/UOL
Versão mais completa do HB20S tem mais equipamentos do que muitos sedãs médios, mas vale a pena comprá-la? Imagem: Marcelo Justo/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/06/2023 04h00

Opção a ser considerada se você busca um automóvel com porta-malas espaçoso, o Hyundai HB20S está mais barato desde a semana passada.

Graças ao pacote de descontos anunciado pelo governo federal para veículos com preço de até R$ 120 mil, várias versões do sedã compacto apresentaram redução nos preços.

Até a versão topo de linha Platinum Plus ficou mais em conta, apesar de estar acima desse teto.

Por contra própria, a Hyundai baixou o preço dessa configuração de R$ 126.590 para R$ 120.590.

Será que o sedã da marca sul-coreana está valendo a pena com esse corte de R$ 6.000 no preço sugerido?

Confira a seguir a avaliação de UOL Carros e tire suas próprias conclusões.

Hyundai HB20S Platinum Plus

Preço

R$ 120.590
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Rodar confortável
  • Segurança
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno

Veredito

Potente e com baixo consumo, Hyundai HB20S também é muito bem equipado na versão topo de linha Platinum, que traz itens de tecnologia e segurança que muitos sedãs médios não têm. Também é bom de dirigir, mas não brilha no quesito espaço interno. Mesmo com desconto no preço, configuração mais completa é cara diante de concorrentes. Por R$ 11.390, a versão Platinum do sedã sul-coreano perde alguns itens tecnológicos, mas traz melhor custo-benefício.

Design e espaço interno

Na reestilização lançada em 2022, já como linha 2023, HB20 e HB20S abandonaram a dianteira com visual controverso que estreou em 2019 e até hoje é alvo de críticas.

Assim como o hatch, o sedã recebeu novos faróis, mais retilíneos, grade redesenhada, agora dividida por uma barra na mesma cor da carroceria e capô repaginado, que ganhou um vinco na parte central.

A aparência ficou mais genérica, lembrando a de rivais como Volkswagen Polo, e isso fez bem ao HB20S.

Enquanto a carroceria praticamente não mudou, a traseira também foi modificada, exibindo lanternas mais estreitas e unidas, como no hatch, por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.

A diferença é que, no caso do sedã, essa barra tem iluminação por LEDs.

O interior mudou menos e, como anteriormente, destaca-se na categoria dos compactos, com aparência elegante, que remete a sedãs maiores e mais luxuosos.

Na versão de topo, os bancos e os puxadores de porta com revestimento que imita couro, na cor bege, reforçam a impressão de sofisticação.

Já o painel de instrumentos digital é outro requinte, embora na família HB20 ele seja simples demais e traga conta-giros em numeral - algo que não me agrada.

Quanto ao espaço interno, como o HB20 atual não trocou de geração, é um pouco apertado, sobretudo atrás - onde passageiros mais altos não dispõem de tanto conforto.

O porta-malas de 475 litros não é ruim, mas há outros sedãs compactos mais espaçosos tanto no espaço aos ocupantes quanto no compartimento de bagagens.

Dentre os concorrentes mais espaçosos, podemos citar modelos como Honda City Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix Plus.

Desempenho e consumo

HB20S 1 - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Motor 1.0 turbo não teve modificações
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Estes são pontos fortes do HB20S.

O motor turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, acoplado à transmissão automática de seis marchas, dão fôlego de sobra ao sedã, que também é beneficiado pelo baixo peso, de 1.137 kg.

Com esse conjunto mecânico, somado suspensões que combinam conforto com boa estabilidade e direção elétrica bem calibrada, dão ao HB20S uma personalidade até esportiva, dependendo de quanto você dosa o pedal do acelerador.

Para quem gosta de se sentir no comando, o câmbio permite trocas manuais, por meio de aletas no volante ou da própria alavanca no console central.

Além do comportamento esperto, o sedã traz consumo relativamente baixo: segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o HB20S tem médias dee 8,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada quando abastecido com etanol.

Com gasolina no tanque, as médias sobem para 12,3 km/l no perímetro urbano e 15,5 km/l em rodovias. Nada mau.

Equipamentos

HB20S 2 - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Versão mais cara do HB20S tem uma generosa lista de equipamentos
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Na atualização introduzida no ano passado pela Hyundai, o HB20S ficou ainda mais equipado na configuração de topo.

Na comparação com versões de entrada e intermediária de sedãs médios, o compacto da marca sul-coreana vem mais recheado.

O exemplar avaliado traz recursos como controle de velocidade de cruzeiro (não é adaptativo), ar-condicionado automático, direção elétrica, rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas, carregador de celular por indução (muito bom, por sinal) e central multimídia com tela de oito polegadas, mais Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Por falar na multimídia, ela tem funcionamento ágil, com pronta resposta aos comandos na tela sensível ao toque.

A lista de itens de série traz, ainda, chave presencial e partida do motor por botão.

Vale destacar, ainda o controle de várias funções do veículo por meio de um aplicativo no smartphone.

Segurança

Detalhe do painel HB20S Platinum Plus - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Este é outro quesito no qual o HB20S brilha.

O sedã sai da fábrica com seis airbags e algumas tecnologias de assistência à condução vistas em sedãs mais caros e luxuosos, como alerta e frenagem automática de emergência, assistente de permanência na faixa ativo, com correção de rota, e sensor de ponto cego.

Como se não bastasse, o HB20S Platinum Plus conta com alerta de tráfego cruzado, que avisa se há outro veículo se aproximando durante a manobra de ré, e um assistente que avisa, antes de você abrir a porta, sobre a chegada de outro carro, a fim de evitar acidentes.

Os recursos de assistência poderiam incluir o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, mas isso deixaria o HB20S de topo ainda mais caro.

Por outro lado, nenhum outro sedã compacto, na mesma faixa de preço, vem tão forte no que se refere a tecnologias de segurança a bordo.

Mercado

Hyundai HB20S Platinum Plus traseira - Marcelo Justo/UOL - Marcelo Justo/UOL
Imagem: Marcelo Justo/UOL

Potente, confortável e bem equipado, o HB20S Platinum Plus agrada a quem gosta de dirigir, é bonito e, nessa versão, traz mais equipamentos do que versões de entrada e intermediária de sedãs maiores e mais caros.

Contudo, mesmo com o recente desconto aplicado pela Hyundai, essa configuração ficou mais cara do que sedãs mais espaçosos, ainda que sejam menos equipados na mesma faixa de preço: Honda City EX (R$ 117.990) e Chevrolet Onix Plus Premier (R$ 113.490) são alguns exemplos.

Considerando o custo-benefício, e se você não fizer questão da maioria das tecnologias de assistência ao motorista presentes no HB20S mais completo, a versão Platiunum oferece melhor custo-benefício, exibindo o mesmo visual e trazendo o mesmo trem de força por R$ 111.390 - o valor já inclui o desconto aplicado pela Hyundai.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0, 3 cil., 12V

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • 120 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 17,5 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,7 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 191 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,6 km/l / 12,2 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,2 km/l / 14,3 km/l

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Tambor

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 185/60 R15

  • Rodas

  • 15 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1470 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4325 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2530 mm

  • Largura (mm)

  • 1720 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.137 kg

  • Porta-malas (L)

  • 475 l

  • Tanque (L)

  • 50 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 367,39

  • 20.000 km

  • R$ 670,23

  • 30.000 km

  • R$ 675,08

  • 40.000 km

  • R$ 861,61

  • 50.000 km

  • R$ 640,89

  • 60.000 km

  • R$ 1.239,84

  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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