Amarok V6 anda como esportivo e é o VW mais caro; veja preços e avaliação
Resumo da notícia
- Picape da VW ganha mais potência e vai aos 258 cv
- Design não muda e é o mesmo desde 2016
- Amarok fica devendo tecnologias presentes nas rivais
A Volkswagen Amarok nunca esteve perto de brigar pela liderança do segmento de picapes.
Porém, o modelo - que sofreu com alguns erros estratégicos da marca e foi pivô do "dieselgate" no país - estabeleceu um novo nicho dentro da categoria: o das picapes de alto desempenho.
É justamente a motorização V6 a grande novidade da picape. Lançada há alguns meses na Argentina, a atualização finalmente chega ao Brasil com 258 cv - 33 cv a mais do que antes.
A gama, aliás, ficou mais enxuta e agora possui apenas três versões: Comfortline, Highline (R$ 243.290) e Extreme (R$ 256.390). A Amarok vem com o 2.0 TDI de 180 cv e 42,8 kgfm nas versões Comfortline e Highline, enquanto o novo motor com seis cilindros em "V" estará disponível nas configurações Highline e Extreme.
UOL Carros já avaliou a novidade na versão topo-de-linha Extreme. Vale a pena levá-la para casa?
VW Amarok V6 Extreme
Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Desempenho
Pontos Negativos
- Projeto defasado
- Itens de série
Veredito
Não existe definição melhor para a Amarok V6 do que "brinquedo gigante". O possante motor turbodiesel entrega desempenho de sobra em todas as situações, com respostas de hatch esportivo em um veículo que pesa quase 3 toneladas. Mas se ela é a mais potente da categoria, ela perde força quando analisamos a lista de equipamentos. Várias rivais são mais bem equipadas, inclusive em itens de segurança. Algumas delas, como L200 Triton Sport e Frontier, também possuem projetos mais modernos que a representante da VW. E esses fatores podem fazer a diferença antes de desembolsar uma pequena fortuna pela Amarok.
Todo mundo sabe que as picapes possuem um ciclo de vida mais longo do que outros tipos de automóveis.
A geração atual da S10 (apenas a segunda desde 1995) foi lançada em 2012, mesmo ano em que a atual Ford Ranger chegou ao país.
Fato é que a VW poderia dedicar mais atenção à Amarok, que completa uma década de vida neste ano - e é, portanto, mais velha do que as rivais.
Mesmo assim, a Amarok ainda faz boa figura por aí. Suas linhas mais sóbrias casam com a proposta de robustez normalmente atrelada a um utilitário. A versão Extreme é uma das mais atraentes graças aos acessórios, como santantônio integrado à carroceria, estribos laterais e as grandes rodas de 20 polegadas.
Por dentro, a picape da VW tem um visual datado. Sobra plástico de qualidade que não condiz com um carro que custa mais de R$ 200 mil.
Assim como fazem outras montadoras, diversos componentes são aproveitados de modelos mais baratos da VW. A prática se tornou comum na última década para cortar custos de produção.
É por isso que o volante é o mesmo que pode ser encontrado no Polo, por exemplo. Chaves de seta e do limpador de para-brisa e os botões de acionamento dos vidros também vieram de outros carros.
Entretanto, esse compartilhamento de peças é apenas um detalhe que não influencia negativamente no resultado final. A posição de dirigir da Amarok é muito boa para uma picape, sem ser excessivamente elevada.
Muito confortáveis, os bancos revestidos em couro são do tipo concha e acomodam muito bem os passageiros. Quem viaja atrás senta em posição um pouco alta, mas não a ponto de se sentir incomodado - como acontecia nas picapes mais antigas. Existe bom espaço para pernas e cabeça, sendo que um porta-copos central rouba espaço das pernas de um quinto ocupante.
Quem compra uma Amarok V6 gosta mesmo é de desempenho. O motor 3.0 turbodiesel recebeu melhorias e agora entrega 258 cv, um aumento de 32 cv em relação à receita original.
A brincadeira fica ainda mais divertida com a função "Overboost", que eleva a potência para 272 cv por 10 segundos, desde que a picape esteja entre 50 km/h e 120 km/h. Após o uso, a função volta a ser disponibilizada após cinco segundos.
Com ou sem "Overboost", a picape entrega momentos de intensa diversão ao volante. Um ponto interessante é que a Amarok não tem comportamento arisco e não reclama quando é conduzida tranquilamente.
Porém, basta uma leve cutucada no acelerador para que ela se transforme em um esportivo de dimensões exageradas. Ela ganha velocidade com uma rapidez espantosa e chega a colar as costas do motorista no banco nas arrancadas mais bruscas.
A VW declara aceleração de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, ou seja, apenas 0,6 segundo a mais do que o finado Golf GTI. A velocidade máxima da Amarok é de 210 km/h.
Bom lembrar que o hot hatch tinha uma relação peso/potência de 5,7 kg/cv, enquanto a Amarok possui uma relação de 11,31 kg/cv. Nada mal para um utilitário.
Atualmente, a Amarok V6 Extreme é o modelo mais caro à venda no país. Só que a lista de itens de série não faz jus a uma etiqueta tão cara.
A picape vem com 4 airbags, controles de estabilidade e de tração, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos dianteiros com regulagens elétricas, estribos laterais, câmera de ré, piloto automático (sem função adaptativa) com limitador de velocidade,faróis bi-xenon com luzes diurnas em LED, controle de velocidade em descidas, protetores de cárter e de transmissão, retrovisores com regulagens elétricas e aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de chuva, rodas aro 20, entre outros itens.
Opcionalmente, a Amarok V6 Extreme pode vir com capota marítima (R$ 1.170) e o pacote Black Style (R$ 1.880), disponível apenas na cor Preto Mystic.
Ele inclui rodas de liga leve na cor preto brilhante, para-choque traseiro na cor preto fosco, capas dos retrovisores externos na cor preto Ninja, moldura dos faróis de neblina, grade dianteira, moldura dos faróis de neblina na cor preto brilhante e estribos laterais em preto fosco.
Causa estranheza a ausência de equipamentos que estão nas rivais - e até em modelos mais baratos da marca. Não há destravamento das portas sem chave e partida do motor por botão, que são oferecidos na dupla Polo e Virtus.
Por fim, falta também uma central multimídia mais moderna - e olha que não estamos nem falando da recém-lançada VW Play que equipa Nivus e T-Cross. Ok, o sistema de entretenimento Discover Media possui todos os recursos que dela se espera, como suporte a Android Auto e Apple CarPlay. Porém, uma interface menos atraente não seria nada mal.
A Amarok V6 sai de fábrica com 6 airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas e sistema de frenagem automática pós-colisão.
É um pacote razoável que ficaria bem melhor se incluísse alguns itens mais tecnológicos presentes na concorrência.
Veja só: rivais como S10 e Ranger oferecem frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo (apenas na picape da Ford), alerta de colisão, sistema de detecção de pedestres, alerta de pontos cegos e alerta de permanência em faixas. Nenhum destes itens está presente na Amarok.
Praticamente não existem rivais com a mesma proposta da Amarok. E isso acontece tanto pelo desempenho dos 258 cv quanto pelo preço salgado de R$ 256.390.
Quem mais se aproxima da picape da VW é a Toyota Hilux GR-S V6. Porém, ela é equipada com um motor 4.0 V6 movido a gasolina, capaz de entregar 234 cv. Seu preço também é bem menor: R$ 222.990.
Pouco acima na tabela de preços está a Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S, que custa R$ 232.990. Entretanto, a picape recém-lançada é bem mais fraca do que a Amarok V6: ela é movida por um motor 2.4 turbodiesel de 190 cv.
O mesmo acontece com as versões mais possantes de S10, Ranger e Frontier, cujas potências são de 200 cv (nas duas primeiras) e 190 cv, respectivamente. Só que os valores também são bem inferiores: enquanto a S10 High Country custa R$ 218.690, a Ranger Limited sai por R$ 222.490. A Frontier LE custa R$ 223.370.
Motorização
3.0, V6, injeção direta, turbodiesel
Combustível
Diesel
Potência (cv)
258 cv entre 3.250 rpm e 4.500 rpm
Torque (kgf.m)
59,1 kgfm entre 1.400 rpm e 3.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
7,4 s
Velocidade máxima (km/h)
210 km/h
Consumo cidade (km/l)
n/d
Consumo estrada (km/l)
n/d
Câmbio
Automático de 8 marchas
Tração
Integral
Direção
Hidráulica
Suspensão Dianteira
Independente, McPherson
Suspensão Traseira
Eixo rígido
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos ventilados
Pneus
255/50 R20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1834 mm
Comprimento (mm)
5254 mm
Entre-eixos (mm)
3097 mm
Largura (mm)
1934 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2134 kg
Porta-malas (L)
n/d
Tanque (L)
80 l
10.000 km
R$ 1.086,11
20.000 km
R$ 1.638,27
30.000 km
R$ 1.086,11
40.000 km
R$ 1.638,27
50.000 km
R$ 1.086,11
60.000 km
R$ 1.638,27
Seguro
n/d
Garantia
3 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
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