Aston Martin Vantage: aceleramos o cupê de 007 que é para guiar com smoking
Alessandro Reis
Do UOL, em São Paulo (SP)
16/04/2022 04h00
Há muitas décadas, a inglesa Aston Martin é associada aos filmes de James Bond. Da mesma forma que o espião 007, a fabricante de supercarros traz em seu DNA a elegância de um smoking bem cortado e o fôlego necessário para salvar o mundo dos bandidos mais perigosos.
Não é diferente com o Vantage, cupê de dois lugares que hoje é a porta de entrada para a marca britânica e UOL Carros teve a oportunidade de testar durante dois dias, aqui mesmo no Brasil.
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Exclusividade é uma palavra adequada para esse carro, que está mais para Ferrari e Lamborghini do que Porsche e Mercedes-Benz em termos de preço e volume de emplacamentos.
Segundo a UK Motors, importadora oficial da Aston desde o ano passado, até agora foram entregues apenas dois exemplares do Vantage padrão, como o avaliado por mim nesta reportagem - o preço inicial é de R$ 2,4 milhões, sem incluir os muitos opcionais nem as variadas possibilidades de personalização disponíveis.
Outros quatro endinheirados colocaram nas respectivas garagens a série especial F1 Edition, a mesma que cumpre o papel de safety car na Fórmula 1 e que parte de R$ 2,6 milhões.
Aston Martin Vantage V8
2,0
5,0
5,0
3,0
2,0
5,0
Pontos Positivos
- Acabamento
- Desempenho
- Design
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Equipamentos
Veredito
O Aston Martin Vantage é bonito e exclusivo, oferecendo uma boa combinação entre alta performance e uso civilizado no dia a dia. O compartilhamento de tecnologias e equipamentos com a Mercedes-Benz é bem-vindo, apesar da central multimídia datada e da falta de alguns itens mais tecnológicos, considerando o preço elevado. Tudo isso fica em segundo plano, considerando a tradição, a personalidade e o design de um legitimo Aston Martin.
DESEMPENHO
Sócia minoritária da Aston Martin, a Mercedes-Benz fornece os motores e outros componentes para a empresa britânica.
Na versão avaliada, o Vantage traz sob o capô o moderno e competente V8 4.0 biturbo que também equipa quase todos os Mercedes topo de linha na atualidade.
Com 510 cv de potência e colossais 70 kgfm de torque enviados para as rodas traseiras, a unidade de força garante acelerações de tirar o fôlego, sem abrir mão do controle.
O câmbio automático de oito marchas é suficientemente rápido para acompanhar e gerenciar tanto ímpeto, enquanto o ronco do motor, grave e agressivo, dá um show à parte.
São três modos de condução e o mais "manso" já é suficientemente esportivo. Cada opção ajusta a sensibilidade do acelerador e o tempo de troca de marchas, bem como a carga dos amortecedores - que pode ser regulada separadamente.
As três opções também ajustam o nível de interferência dos controles eletrônicos de tração e estabilidade - a prudência recomendou rodar a maior parte do tempo no ajuste mais "civilizado".
Diferentemente de outros esportivos que pude testar, impressionou a capacidade de o Vantage ser um animal relativamente dócil no dia a dia, sem apresentar dureza excessiva das suspensões nem raspar o para-choque ou o assoalho a cada irregularidade do piso.
Por outro lado, em uma tocada mais forte, o chassi bem equilibrado, com distribuição de 50% do peso em cada eixo, transmite segurança e percepção de controle.
DESIGN
Se a parte mecânica e outros aspectos do Vantage são variações de itens vistos e sentidos em modelos da Mercedes, o design, sem dúvida, ajuda a fazer do cupê inglês um bicho único.
Medindo 4,46 m de comprimento, este Aston é compacto e esbanja equilíbrio no que se refere às proporções da sua carroceria.
Na dianteira imponente, os faróis pequenos e esguios contrastam com a tradicional grade trapezoidal da Aston Martin.
Enxergar o cupê no retrovisor, definitivamente, tem algo de intimidador.
Ao mesmo tempo, o capô longo se integra naturalmente às laterais com linhas fluidas: nada de ângulos retos nem recortes exagerados, a palavra de ordem é elegância.
Como em outros modelos recentes da marca inglesa, a ousadia fica concentrada na traseira com estilo "rabo de pato", com asa integrada à carroceria que incorpora uma fina faixa de LEDs que compõe a lanterna e os piscas.
INTERIOR E EQUIPAMENTOS
Na cabine com espaço para mototorista e passageiro, fica evidente que o Vantage - e outros modelos da Aston Martin - não é feito apenas de estilo e performance.
O cupê também não esconde que é, sim, um carro de luxo.
No habitáculo, quase todas as superfícies, incluindo a moldura da central multimídia, são revestidas de couro de alta qualidade, muito bem costurado.
Um bom terno ou smoking é o tipo de traje que combina perfeitamente com a proposta.
No exemplar que testei, a cor vinho predomina por dentro e compõe um belo contraste com o azul-escuro da carroceria. Vale dizer que não faltam opções de outras tonalidades e materiais de revestimento.
Já os bancos esportivos são confortáveis e ainda proporcionam bom apoio lateral na hora de pisar fundo.
Contudo, nem tudo é perfeito: o console central exibe muito plástico e contrasta com o requinte do restante da cabine.
Além disso, a central multimídia, também fornecida pela Mercedes-Benz, é de uma geração anterior da marca alemã e não traz tela sensível ao toque.
A respectiva operação é concentrada em um pad tátil no console, o que torna tudo um pouco complicado e nada intuitivo.
MERCADO
Alguns podem dizer que o Vantage no fundo é um Mercedes-AMG GT com roupagem diferente, mas isso não poderia estar mais distante da realidade.
A marca alemã sabe disso e, não por acaso, em 2023 vai elevar sua participação na Aston Martin para até 20%.
Mesmo com motor e outros itens da Mercedes, o Vantage tem personalidade própria, inclusive no que se refere à capacidade dinâmica, que traz um excelente balanço entre performance e conforto no uso cotidiano.
Para completar, o cupê, da mesma forma que outros modelos da fabricante britânica, é exclusivo sem custar tanto quanto uma Ferrari, por exemplo.
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Motorização
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Dianteiro, V8, 4 litros, biturbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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510 cv a 6.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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69,8 kgfm de 2.000 a 5.000 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
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3,7 segundos
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Velocidade máxima (km/h)
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314 km/h
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Consumo cidade (km/l)
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N/D
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Consumo estrada (km/l)
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N/D
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Câmbio
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Automático, 8 marchas
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Tração
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Traseira
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Direção
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Assistência elétrica
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Suspensão Dianteira
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Braços independentes, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores adaptativos
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Suspensão Traseira
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Multilink, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores adaptativos
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados de 400 mm
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Freios Traseiros
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Discos ventilados de 360 mm
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Pneus
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Dianteiros de 20 polegadas, 255/40/90; e traseiros de 20 polegadas, 295/35/20
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Rodas
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20 polegadas
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Altura (mm)
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1.273
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Comprimento (mm)
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4.465
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Entre-eixos (mm)
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2.704
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Largura (mm)
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1.949
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Ocupantes
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2
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Peso (kg)
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1.530
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Porta-malas (L)
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N/D
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Tanque (L)
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73
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Entrada Auxiliar
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Sensor de pressão dos pneus
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Abertura elétrica do porta-malas
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Bloqueio do diferencial
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