Aston Martin Vantage: aceleramos o cupê de 007 que é para guiar com smoking
Há muitas décadas, a inglesa Aston Martin é associada aos filmes de James Bond. Da mesma forma que o espião 007, a fabricante de supercarros traz em seu DNA a elegância de um smoking bem cortado e o fôlego necessário para salvar o mundo dos bandidos mais perigosos.
Não é diferente com o Vantage, cupê de dois lugares que hoje é a porta de entrada para a marca britânica e UOL Carros teve a oportunidade de testar durante dois dias, aqui mesmo no Brasil.
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Exclusividade é uma palavra adequada para esse carro, que está mais para Ferrari e Lamborghini do que Porsche e Mercedes-Benz em termos de preço e volume de emplacamentos.
Segundo a UK Motors, importadora oficial da Aston desde o ano passado, até agora foram entregues apenas dois exemplares do Vantage padrão, como o avaliado por mim nesta reportagem - o preço inicial é de R$ 2,4 milhões, sem incluir os muitos opcionais nem as variadas possibilidades de personalização disponíveis.
Outros quatro endinheirados colocaram nas respectivas garagens a série especial F1 Edition, a mesma que cumpre o papel de safety car na Fórmula 1 e que parte de R$ 2,6 milhões.
Aston Martin Vantage V8
Pontos Positivos
- Acabamento
- Desempenho
- Design
Pontos Negativos
- Espaço interno
- Equipamentos
Veredito
O Aston Martin Vantage é bonito e exclusivo, oferecendo uma boa combinação entre alta performance e uso civilizado no dia a dia. O compartilhamento de tecnologias e equipamentos com a Mercedes-Benz é bem-vindo, apesar da central multimídia datada e da falta de alguns itens mais tecnológicos, considerando o preço elevado. Tudo isso fica em segundo plano, considerando a tradição, a personalidade e o design de um legitimo Aston Martin.
DESEMPENHO
Sócia minoritária da Aston Martin, a Mercedes-Benz fornece os motores e outros componentes para a empresa britânica.
Na versão avaliada, o Vantage traz sob o capô o moderno e competente V8 4.0 biturbo que também equipa quase todos os Mercedes topo de linha na atualidade.
Com 510 cv de potência e colossais 70 kgfm de torque enviados para as rodas traseiras, a unidade de força garante acelerações de tirar o fôlego, sem abrir mão do controle.
O câmbio automático de oito marchas é suficientemente rápido para acompanhar e gerenciar tanto ímpeto, enquanto o ronco do motor, grave e agressivo, dá um show à parte.
São três modos de condução e o mais "manso" já é suficientemente esportivo. Cada opção ajusta a sensibilidade do acelerador e o tempo de troca de marchas, bem como a carga dos amortecedores - que pode ser regulada separadamente.
As três opções também ajustam o nível de interferência dos controles eletrônicos de tração e estabilidade - a prudência recomendou rodar a maior parte do tempo no ajuste mais "civilizado".
Diferentemente de outros esportivos que pude testar, impressionou a capacidade de o Vantage ser um animal relativamente dócil no dia a dia, sem apresentar dureza excessiva das suspensões nem raspar o para-choque ou o assoalho a cada irregularidade do piso.
Por outro lado, em uma tocada mais forte, o chassi bem equilibrado, com distribuição de 50% do peso em cada eixo, transmite segurança e percepção de controle.
DESIGN
Se a parte mecânica e outros aspectos do Vantage são variações de itens vistos e sentidos em modelos da Mercedes, o design, sem dúvida, ajuda a fazer do cupê inglês um bicho único.
Medindo 4,46 m de comprimento, este Aston é compacto e esbanja equilíbrio no que se refere às proporções da sua carroceria.
Na dianteira imponente, os faróis pequenos e esguios contrastam com a tradicional grade trapezoidal da Aston Martin.
Enxergar o cupê no retrovisor, definitivamente, tem algo de intimidador.
Ao mesmo tempo, o capô longo se integra naturalmente às laterais com linhas fluidas: nada de ângulos retos nem recortes exagerados, a palavra de ordem é elegância.
Como em outros modelos recentes da marca inglesa, a ousadia fica concentrada na traseira com estilo "rabo de pato", com asa integrada à carroceria que incorpora uma fina faixa de LEDs que compõe a lanterna e os piscas.
INTERIOR E EQUIPAMENTOS
Na cabine com espaço para mototorista e passageiro, fica evidente que o Vantage - e outros modelos da Aston Martin - não é feito apenas de estilo e performance.
O cupê também não esconde que é, sim, um carro de luxo.
No habitáculo, quase todas as superfícies, incluindo a moldura da central multimídia, são revestidas de couro de alta qualidade, muito bem costurado.
Um bom terno ou smoking é o tipo de traje que combina perfeitamente com a proposta.
No exemplar que testei, a cor vinho predomina por dentro e compõe um belo contraste com o azul-escuro da carroceria. Vale dizer que não faltam opções de outras tonalidades e materiais de revestimento.
Já os bancos esportivos são confortáveis e ainda proporcionam bom apoio lateral na hora de pisar fundo.
Contudo, nem tudo é perfeito: o console central exibe muito plástico e contrasta com o requinte do restante da cabine.
Além disso, a central multimídia, também fornecida pela Mercedes-Benz, é de uma geração anterior da marca alemã e não traz tela sensível ao toque.
A respectiva operação é concentrada em um pad tátil no console, o que torna tudo um pouco complicado e nada intuitivo.
MERCADO
Alguns podem dizer que o Vantage no fundo é um Mercedes-AMG GT com roupagem diferente, mas isso não poderia estar mais distante da realidade.
A marca alemã sabe disso e, não por acaso, em 2023 vai elevar sua participação na Aston Martin para até 20%.
Mesmo com motor e outros itens da Mercedes, o Vantage tem personalidade própria, inclusive no que se refere à capacidade dinâmica, que traz um excelente balanço entre performance e conforto no uso cotidiano.
Para completar, o cupê, da mesma forma que outros modelos da fabricante britânica, é exclusivo sem custar tanto quanto uma Ferrari, por exemplo.
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Motorização
Dianteiro, V8, 4 litros, biturbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
510 cv a 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
69,8 kgfm de 2.000 a 5.000 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
3,7 segundos
Velocidade máxima (km/h)
314 km/h
Consumo cidade (km/l)
N/D
Consumo estrada (km/l)
N/D
Câmbio
Automático, 8 marchas
Tração
Traseira
Direção
Assistência elétrica
Suspensão Dianteira
Braços independentes, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores adaptativos
Suspensão Traseira
Multilink, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores adaptativos
Freios Dianteiros
Discos ventilados de 400 mm
Freios Traseiros
Discos ventilados de 360 mm
Pneus
Dianteiros de 20 polegadas, 255/40/90; e traseiros de 20 polegadas, 295/35/20
Rodas
20 polegadas
Altura (mm)
1.273
Comprimento (mm)
4.465
Entre-eixos (mm)
2.704
Largura (mm)
1.949
Ocupantes
2
Peso (kg)
1.530
Porta-malas (L)
N/D
Tanque (L)
73
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Sensor de pressão dos pneus
Abertura elétrica do porta-malas
Bloqueio do diferencial
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