Audi Q5 muda e acerta no design em sua nova carroceria SUV cupê
Rafaela Borges
Colaboração para o UOL
01/07/2021 07h00
Lançada no Brasil em 2017, a atual geração do Audi Q5 chega à linha 2022 repleta de novidades. A principal é a nova carroceria, Sportback. Trata-se de um SUV cupê, que vem para brigar com BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.
Além disso, o Q5 ganhou reestilização, tecnologias e um remapeamento no motor 2.0 turbo, que passa a vir também com um sistema híbrido leve, para ajudar a economizar combustível. Os preços do SUV partem de R$ 309.990 na versão Prestige, vão a R$ 344.990 na S Line e R$ 370.990 na topo de linha, S Line Black.
O SUV cupê Q5 Sportback só tem as duas versões S Line. A tabela parte de R$ 369.990 e vai a R$ 395.990 na S Line Black.
Audi Q5 2022
5,0
4,0
4,0
4,0
4,0
4,0
4,0
Pontos Positivos
- Design externo
- Porta-malas
Pontos Negativos
- Acabamento das portas
- Direção muito mole
Veredito
O Q5 ganhou o charme que faltava e uma arma importante na briga da Audi com Mercedes-Benz e BMW. Com a carroceria Sportback, entra na disputa dos SUVs cupês, modelos criados de olho em clientes que valorizam design inusitado e jovial, que remete à esportividade. E o modelo da Audi cumpre bem sem papel, acertando ao vir com linhas harmoniosas e nada controversas. Alguns SUVs cupês acabam exagerando e ficando com estilo "ame ou odeie". Não é o caso do Q5 Sportback, cujos traços vão agradar a todos.
Design e acabamento
O Q5 recebeu a nova grade octagonal da família de modelos com que divide a plataforma, como as linhas A4 e A5. O SUV e o Sportback têm diferenças sutis nesse detalhe. Na versão Black, em que é escurecida, a do modelo com estilo de cupê tem um tom de preto um pouco mais forte.
Já nas versões que não são a Black, a grade frontal é cromada. Os para-choques também são novos tanto na dianteira como na traseira. Na versão topo de linha, tem insertos pretos. Os faróis são de LEDs na configuração Prestige e full-LEDs nas duas S Line.
Nesse caso, têm o sistema Matrix, antiofuscamento. O facho é ajustado automaticamente quando a tecnologia detecta um veículo na direção oposta. Além disso, o poder de iluminação é superior ao de faróis convencionais.
O diferencial do Sportback está na coluna C rebaixada. O charmoso detalhe dá um visual mais atraente ao carro, mas também prejudica o espaço para a cabeça de quem vai no banco de trás (leia mais abaixo).
O Q5 Sportback é 7 mm mais comprido que o SUV e, por causa da coluna C, 2 mm mais baixo. Atrás, o destaque fica por conta das lanternas com sistema Oled, item opcional. Estão disponíveis três opções de assinatura, que devem ser escolhidas na hora de comprar o carro.
Porém, independentemente da escolha, a assinatura sempre muda quando se aciona o modo Dynamic (esportivo) de condução. Outro destaque é o sensor de distância do sistema. A iluminação fica mais intensa quando a objetos a partir de 2 metros da traseira do carro.
Por dentro, a novidade é a central multimídia MMI Touch, que dispensa o antigo touchpad no console central e agora é totalmente sensível ao toque. O painel de instrumentos é virtual e personalizável e o carro passa a vir com carregador de smartphones por indução (sem fio).
Além disso, há três entradas USB do tipo A, uma na frente e duas para quem viaja atrás. O modelo traz ainda uma terceira, do tipo C, que fica no grande porta-objetos do console central.
O acabamento é bem feito, com muitos detalhes de alumínio e black piano. Os bancos são revestidos de couro, têm ótimo suporte lateral e estilo esportivo, assim como o volante de base reta da versão topo de linha. Porém, o revestimento das portas não é dos mais emborrachados. Para um SUV que chega a R$ 400 mil, essa superfície deveria ser menos dura.
Espaço e equipamentos
O espaço para as pernas de quem viaja atrás é idêntico no Q5 e no Q5 Sportback, ambos com 2,81 metros de entre-eixos. O túnel central alto impede a acomodação mesmo de crianças no centro, e há um porta-objetos retrátil com dois porta-copos.
Já adultos com até 1,80 m vão com as pernas bem acomodadas nas duas extremidades do banco de trás. Não é um espaço que sobra, mas é suficiente. Pessoas de estatura alta não terão problema no Q5, que tem teto alto.
Já no Q5 Sportback, quem tem mais de 1,85 metro de altura acaba ficando com a cabeça muito próxima do teto. Há uma zona de temperatura para os passageiros de trás, mas sem comandos de direcionamento e velocidade do ar. No total, o sistema de ar-condicionado tem três zonas.
O porta-malas tem capacidade de 520 litros no Q5 e de 510 litros no modelo Sportback. Entre as tecnologias de destaque, as versões S Line trazem controlador de velocidade adaptativo (ACC), que freia e acelera o carro automaticamente.
Já a Black acrescenta a tecnologia Audi Side Assist, com sensor de ponto cego e aviso de saída de faixa. Navegador GPS é de série nas versões S Line. As duas opções mais baratas têm rodas de 19" e a topo de linha, de 20".
Desempenho
Os dois modelos, em todas as versões, vêm com sistema de modos de condução, que via de regra mudam as respostas do conjunto motor-câmbio e da direção. O Q5 fica mais manso ou mais pronto para acelerar, dependendo do modo escolhido.
Com suspensões independentes nas quatro rodas, o modelo tem ajuste para um rodar confortável e pouca rolagem de carroceria em curvas, característica ainda mais evidente no Sportback, com centro de gravidade levemente mais baixo.
Porém, a direção é muito mole e muda pouco do modo de condução confortável para o esportivo. Nesse último caso, até fica um levemente mais dura, mas não o suficiente para dar mais esportividade ao carro em curvas e mudanças de direção.
O motor tinha 252 cv e agora passou a 249 cv com o remapeamento. Nada que gere diferença no desempenho, pois o torque não mudou: é de 37,8 mkgf a apenas 1.600 rpm. Essa ótima força em baixa rotação e o rápido câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens deixam os dois Q5 muito ágeis nas retomadas de velocidade, sempre prontos para fazerem ultrapassagens e arrancarem em subidas íngremes, por exemplo.
Nas mudanças de marcha, o motor não tem grandes perdas de rotação. De acordo com informações da Audi, os dois modelos levam 6,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e têm velocidade máxima de 237 km/h.
Entre os modos de condução, há o off-road, que desativa o controle de estabilidade e liga o assistente de descidas. Isso deixa o carro bem competente na hora de passar por trilhas fora de estrada leves. O sistema de tração é 4x4 por demanda. Fica concentrado na dianteira e, conforme a situação, transfere força para o eixo de trás.
O sistema híbrido leve usa bateria de 12V para alimentar um pequeno motor elétrico. Em algumas situações, com o modo eficiente de condução ativado, a tecnologia é capaz de desligar o propulsor a combustão entre 55 km/h e 160 km/h.
O resultado é um bom consumo de combustível para um carro de quase 250 cv. Na estrada, a média foi de cerca de 13,5 km/l.
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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
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Motorização
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2.0, 4 cilindros, 16V, turbo
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Combustível
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Gasolina
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Potência (cv)
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249 a 5.000 rpm - 6.000 rpm
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Torque (kgf.m)
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37,7 a 1.600 rpm - 4.500 rpm
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Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
6,3
-
Velocidade máxima (km/h)
-
237
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Consumo cidade (km/l)
-
7,8
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Consumo estrada (km/l)
-
9,5
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Câmbio
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Automatizado, 7 velocidades
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Tração
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Integral
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Direção
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Elétrica
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Suspensão Dianteira
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Independente
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Suspensão Traseira
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Independente, Multilink
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Freios Dianteiros
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Discos ventilados
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Freios Traseiros
-
Discos sólidos
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Pneus
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255/45 R20
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Rodas
-
8Jx20
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Altura (mm)
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1.660
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Comprimento (mm)
-
4.689
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Entre-eixos (mm)
-
2.819
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Largura (mm)
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2.140
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Ocupantes
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5
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Peso (kg)
-
1.930
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Porta-malas (L)
-
510
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Tanque (L)
-
70
-
10.000 km
-
R$ 1.907
-
20.000 km
-
R$ 2.162
-
30.000 km
-
R$ 1.907
-
40.000 km
-
R$ 2.162
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50.000 km
-
R$ 1.907
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Airbags Motorista
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Airbags Passageiro
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Airbags Laterais
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Airbags do tipo Cortina
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Controle de Estabilidade
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Controle de Tração
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Freios ABS
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Distribuição Eletrônica de Frenagem
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Ar-Condicionado
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Travas Elétricas
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Ar Quente
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Piloto Automático
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Volante com Regulagem de Altura
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Vidros Elétricos Dianteiros
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Vidros Elétricos Traseiros
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Central Multimídia
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Rádio FM/AM
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Entrada USB
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Banco de Couro
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Banco do motorista com ajuste de altura
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Bancos com ajustes elétricos
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Desembaçador Traseiro
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Teto Solar
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Computador de Bordo
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Acendimento automático dos faróis
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Faróis de neblina
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Frenagem autônoma de emergência
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Alerta de permanência em faixa
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Sensor de pressão dos pneus
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Alerta de colisão
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Abertura elétrica do porta-malas
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Faróis com regulagem de altura
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Bloqueio do diferencial
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