Audi Q5 muda e acerta no design em sua nova carroceria SUV cupê
Lançada no Brasil em 2017, a atual geração do Audi Q5 chega à linha 2022 repleta de novidades. A principal é a nova carroceria, Sportback. Trata-se de um SUV cupê, que vem para brigar com BMW X4 e Mercedes-Benz GLC Coupé.
Além disso, o Q5 ganhou reestilização, tecnologias e um remapeamento no motor 2.0 turbo, que passa a vir também com um sistema híbrido leve, para ajudar a economizar combustível. Os preços do SUV partem de R$ 309.990 na versão Prestige, vão a R$ 344.990 na S Line e R$ 370.990 na topo de linha, S Line Black.
O SUV cupê Q5 Sportback só tem as duas versões S Line. A tabela parte de R$ 369.990 e vai a R$ 395.990 na S Line Black.
Audi Q5 2022
Pontos Positivos
- Design externo
- Porta-malas
Pontos Negativos
- Acabamento das portas
- Direção muito mole
Veredito
O Q5 ganhou o charme que faltava e uma arma importante na briga da Audi com Mercedes-Benz e BMW. Com a carroceria Sportback, entra na disputa dos SUVs cupês, modelos criados de olho em clientes que valorizam design inusitado e jovial, que remete à esportividade. E o modelo da Audi cumpre bem sem papel, acertando ao vir com linhas harmoniosas e nada controversas. Alguns SUVs cupês acabam exagerando e ficando com estilo "ame ou odeie". Não é o caso do Q5 Sportback, cujos traços vão agradar a todos.
Design e acabamento
O Q5 recebeu a nova grade octagonal da família de modelos com que divide a plataforma, como as linhas A4 e A5. O SUV e o Sportback têm diferenças sutis nesse detalhe. Na versão Black, em que é escurecida, a do modelo com estilo de cupê tem um tom de preto um pouco mais forte.
Já nas versões que não são a Black, a grade frontal é cromada. Os para-choques também são novos tanto na dianteira como na traseira. Na versão topo de linha, tem insertos pretos. Os faróis são de LEDs na configuração Prestige e full-LEDs nas duas S Line.
Nesse caso, têm o sistema Matrix, antiofuscamento. O facho é ajustado automaticamente quando a tecnologia detecta um veículo na direção oposta. Além disso, o poder de iluminação é superior ao de faróis convencionais.
O diferencial do Sportback está na coluna C rebaixada. O charmoso detalhe dá um visual mais atraente ao carro, mas também prejudica o espaço para a cabeça de quem vai no banco de trás (leia mais abaixo).
O Q5 Sportback é 7 mm mais comprido que o SUV e, por causa da coluna C, 2 mm mais baixo. Atrás, o destaque fica por conta das lanternas com sistema Oled, item opcional. Estão disponíveis três opções de assinatura, que devem ser escolhidas na hora de comprar o carro.
Porém, independentemente da escolha, a assinatura sempre muda quando se aciona o modo Dynamic (esportivo) de condução. Outro destaque é o sensor de distância do sistema. A iluminação fica mais intensa quando a objetos a partir de 2 metros da traseira do carro.
Por dentro, a novidade é a central multimídia MMI Touch, que dispensa o antigo touchpad no console central e agora é totalmente sensível ao toque. O painel de instrumentos é virtual e personalizável e o carro passa a vir com carregador de smartphones por indução (sem fio).
Além disso, há três entradas USB do tipo A, uma na frente e duas para quem viaja atrás. O modelo traz ainda uma terceira, do tipo C, que fica no grande porta-objetos do console central.
O acabamento é bem feito, com muitos detalhes de alumínio e black piano. Os bancos são revestidos de couro, têm ótimo suporte lateral e estilo esportivo, assim como o volante de base reta da versão topo de linha. Porém, o revestimento das portas não é dos mais emborrachados. Para um SUV que chega a R$ 400 mil, essa superfície deveria ser menos dura.
Espaço e equipamentos
O espaço para as pernas de quem viaja atrás é idêntico no Q5 e no Q5 Sportback, ambos com 2,81 metros de entre-eixos. O túnel central alto impede a acomodação mesmo de crianças no centro, e há um porta-objetos retrátil com dois porta-copos.
Já adultos com até 1,80 m vão com as pernas bem acomodadas nas duas extremidades do banco de trás. Não é um espaço que sobra, mas é suficiente. Pessoas de estatura alta não terão problema no Q5, que tem teto alto.
Já no Q5 Sportback, quem tem mais de 1,85 metro de altura acaba ficando com a cabeça muito próxima do teto. Há uma zona de temperatura para os passageiros de trás, mas sem comandos de direcionamento e velocidade do ar. No total, o sistema de ar-condicionado tem três zonas.
O porta-malas tem capacidade de 520 litros no Q5 e de 510 litros no modelo Sportback. Entre as tecnologias de destaque, as versões S Line trazem controlador de velocidade adaptativo (ACC), que freia e acelera o carro automaticamente.
Já a Black acrescenta a tecnologia Audi Side Assist, com sensor de ponto cego e aviso de saída de faixa. Navegador GPS é de série nas versões S Line. As duas opções mais baratas têm rodas de 19" e a topo de linha, de 20".
Desempenho
Os dois modelos, em todas as versões, vêm com sistema de modos de condução, que via de regra mudam as respostas do conjunto motor-câmbio e da direção. O Q5 fica mais manso ou mais pronto para acelerar, dependendo do modo escolhido.
Com suspensões independentes nas quatro rodas, o modelo tem ajuste para um rodar confortável e pouca rolagem de carroceria em curvas, característica ainda mais evidente no Sportback, com centro de gravidade levemente mais baixo.
Porém, a direção é muito mole e muda pouco do modo de condução confortável para o esportivo. Nesse último caso, até fica um levemente mais dura, mas não o suficiente para dar mais esportividade ao carro em curvas e mudanças de direção.
O motor tinha 252 cv e agora passou a 249 cv com o remapeamento. Nada que gere diferença no desempenho, pois o torque não mudou: é de 37,8 mkgf a apenas 1.600 rpm. Essa ótima força em baixa rotação e o rápido câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens deixam os dois Q5 muito ágeis nas retomadas de velocidade, sempre prontos para fazerem ultrapassagens e arrancarem em subidas íngremes, por exemplo.
Nas mudanças de marcha, o motor não tem grandes perdas de rotação. De acordo com informações da Audi, os dois modelos levam 6,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e têm velocidade máxima de 237 km/h.
Entre os modos de condução, há o off-road, que desativa o controle de estabilidade e liga o assistente de descidas. Isso deixa o carro bem competente na hora de passar por trilhas fora de estrada leves. O sistema de tração é 4x4 por demanda. Fica concentrado na dianteira e, conforme a situação, transfere força para o eixo de trás.
O sistema híbrido leve usa bateria de 12V para alimentar um pequeno motor elétrico. Em algumas situações, com o modo eficiente de condução ativado, a tecnologia é capaz de desligar o propulsor a combustão entre 55 km/h e 160 km/h.
O resultado é um bom consumo de combustível para um carro de quase 250 cv. Na estrada, a média foi de cerca de 13,5 km/l.
Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
Motorização
2.0, 4 cilindros, 16V, turbo
Combustível
Gasolina
Potência (cv)
249 a 5.000 rpm - 6.000 rpm
Torque (kgf.m)
37,7 a 1.600 rpm - 4.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,3
Velocidade máxima (km/h)
237
Consumo cidade (km/l)
7,8
Consumo estrada (km/l)
9,5
Câmbio
Automatizado, 7 velocidades
Tração
Integral
Direção
Elétrica
Suspensão Dianteira
Independente
Suspensão Traseira
Independente, Multilink
Freios Dianteiros
Discos ventilados
Freios Traseiros
Discos sólidos
Pneus
255/45 R20
Rodas
8Jx20
Altura (mm)
1.660
Comprimento (mm)
4.689
Entre-eixos (mm)
2.819
Largura (mm)
2.140
Ocupantes
5
Peso (kg)
1.930
Porta-malas (L)
510
Tanque (L)
70
10.000 km
R$ 1.907
20.000 km
R$ 2.162
30.000 km
R$ 1.907
40.000 km
R$ 2.162
50.000 km
R$ 1.907
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Alerta de permanência em faixa
Sensor de pressão dos pneus
Alerta de colisão
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Bloqueio do diferencial
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.