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Audi R8 V10: carrão de 610 cv diverte e faz dono virar estrela de cinema

Vitor Matsubara

Do UOL, em Pirapora do Bom Jesus (SP)

13/11/2020 04h00

Resumo da notícia

  • R8 encanta pelo design e pelo desempenho do motor V10
  • Carro de 610 cv vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos
  • Cupê estreou em 2015 e foi reestilizado recentemente

Algumas experiências são obrigatórias na vida de qualquer fã de carros.

Visitar feiras como o Salão do Automóvel e assistir um GP de Fórmula 1 ao vivo estão entre elas. Se você já fez tudo isso, permita-me sugerir mais uma à sua lista: dirigir um superesportivo.

Foi por isso que eu não podia perder a oportunidade de pilotar o novo Audi R8.

Lançado em 2015, o bólido passou pela primeira reestilização em 2019 que acaba de chegar ao Brasil. Interessados não faltaram: o lote inicial se esgotou em uma semana, mesmo com o módico preço de R$ 1.234.990.

Antes mesmo de os clientes botarem suas mãos no superesportivo, UOL Carros passou alguns dias com o R8 e sentiu na pele como é ser uma celebridade. Veja a seguir como foi nossa experiência e porque o superesportivo é tão encantador.

Audi R8 V10

Preço

R$ 1.234.990
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

4,0

Números até que são bons para um carro tão potente - e dá até para poupar combustível se a tocada for tranquila

5,0

O motorzão V10 ruge alto nas acelerações e faz o cupê embalar com velocidade impressionante

5,0

Estilo arrebatador foi renovado recentemente e quebra pescoços por onde quer que passe

4,0

Apesar de bem equipado, o R8 fica devendo algumas assistências de condução

4,0

Cabine acomoda só duas pessoas, que viajam com conforto e bom espaço para pernas

4,0

Custos de revisão não são tão exorbitantes como parecem ser

4,0

Tem 6 airbags e outros controles eletrônicos, mas deve itens como alerta de colisão e frenagem autônoma

Pontos Positivos

  • Design
  • Desempenho

Pontos Negativos

  • Espaço interno

Veredito

O R8 arrepia cada fio de cabelo de quem gosta de carros. Embalado pelo motor V10 de 610 cv, o cupê encanta tanto pelo desempenho quanto pelo design recém-renovado. É por isso mesmo que é bom estar preparado para ser alvo de todos os olhares por onde passar. Se você tiver uma conta bancária bastante generosa vale a pena comprá-lo sem pensar. Até porque um carro superesportivo está muito longe de ser uma compra racional.

Dianteira foi reestilizada e ganhou 'cara' mais moderna Imagem: Murilo Góes/UOL

É difícil achar quem não olhe para o R8. E não é apenas pela chamativa cor Amarelo Vegas. As linhas do cupê são encantadoras por onde quer que se observe.

Reestilizada, a dianteira traz novos faróis, grade dianteira mais larga e tomadas de ar maiores. A silhueta esguia do R8 é praticamente a mesma desde a estreia da primeira geração, em 2006. Destacam-se as "lâminas laterais" que podem ser encomendadas em cinco cores diferentes.

Personalização, aliás, é o forte do carro. São quase 1,6 milhão de combinações possíveis, incluindo 29 opções de cores externas, cinco para as lâminas laterais, três para as saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor traseiro, quatro para os retrovisores, seis opções de rodas de 20 polegadas e logotipos em acabamento preto ou cromado.

Atrás, o discreto aerofólio em fibra de carbono fica logo acima das belas lanternas. Elas ganham a companhia de vistosas tomadas de ar e das enormes saídas de escapamento.

Por dentro, a cabine tem teto revestido em Alcantara, bancos em couro com costuras na cor da carroceria e apliques de fibra de carbono em partes como as portas e o console central. A posição de dirigir é extremamente baixa e justa. Tudo foi projetado para envolver o motorista e os comandos ficam à mão.

O volante tem empunhadura muito boa e existe espaço para mochilas e pequenos objetos atrás dos bancos. O porta-malas fica na frente e comporta míseros 112 litros.

Motor V10 parece uma obra de arte protegida por um vidro Imagem: Murilo Góes/UOL

Basta apertar o botão vermelho no volante para despertar o motor 5.2 V10 de 610 cv e 57,1 kgfm. Logo em seguida vem um rugido capaz de assustar quem estiver em volta - ou acordar a vizinhança inteira caso você tenha uma garagem coberta.

É essa trilha sonora que faz você esquecer do possante sistema de som da Bang&Olufsen. As acelerações são brutas e acompanhadas por um ronco encorpado e nada discreto, intercalado por estampidos a cada troca de marcha.

São necessários meros 3,2 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 330 km/h. O pequeno botão com uma bandeirinha quadriculada é a deixa para a diversão. É ele que ativa o controle de largada: basta apertá-lo e pisar firmemente no freio e no acelerador ao mesmo tempo. O motor ficará cheio e o R8 arranca com vigor assim que você libera o pedal do freio.

Curiosamente, uma das maiores virtudes do R8 é sua docilidade. Ao contrário de muitos superesportivos, ele não reclama quando o motorista quer passear tranquilamente. A suspensão é dura e o carro sofre com qualquer desnível do solo, mas a frente não é tão baixa como se imagina: é possível passar por valetas e buracos sem grande sofrimento.

Se você tiver o pé mais leve dá até para manter boas médias de consumo. Durante um trajeto de quase 200 quilômetros por estradas bem pavimentadas, fizemos uma média de 6 km/l. Mas convenhamos: quem tem um R8 não precisa se preocupar com essas coisas, né?

Cabine leva só duas pessoas e é bem confortável Imagem: Murilo Góes/UOL

O R8 traz um pacote de itens de série relativamente modesto para seu preço.

A lista de equipamentos inclui 6 airbags, sistema de vetorização de torque, diferencial central, faróis de laser, piloto automático (sem função adaptativa), controles de estabilidade e de tração, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de fadiga, ar-condicionado digital (com apenas uma zona de temperatura), freio de estacionamento elétrico, sistema start-stop e GPS.

Pensa que é caro manter o R8? Olha, é menos do que você pensa... Imagem: Murilo Góes/UOL

Seria loucura analisar os custos de manutenção de um carro que custa mais de R$ 1 milhão.

Mesmo assim, é bom ressaltar que os valores das revisões do R8 não são exorbitantes. Das seis primeiras paradas previstas, a conta mais cara será nas revisões de 20 mil quilômetros e 40 mil quilômetros, tabeladas por R$ 5.284 cada.

Quanto à segurança, faltam algumas assistências de condução presentes no restante da gama. Anote aí: piloto automático adaptativo com função "Traffic Assist", frenagem autônoma de emergência, alerta frontal de colisão e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros.

Porsche 911 Turbo S é principal rival do R8 Imagem: Murilo Góes/UOL

É difícil falar em concorrentes para um superesportivo. Mas o Porsche 911 Turbo S surge como principal rival do R8.

Ao preço de R$ 1.359.000, ele traz um motor 3.8 boxer que entrega 650 cv e torque máximo de 81,6 kgfm. Os números de desempenho impressionam: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos com o pacote Sport Chrono e velocidade máxima de 320 km/h.

Mecânica
  • Motorização

  • 5.2, V10, 40V, biturbo

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 510 cv a 8.000 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 57,1 kgfm a 6.600 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 3,2 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 330 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 4 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 8 km/l

  • Câmbio

  • Automatizado de 7 marchas

  • Tração

  • Integral

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, braços sobrepostos

  • Suspensão Traseira

  • Independente, braços sobrepostos

  • Freios Dianteiros

  • Discos de carbono-cerâmica

  • Freios Traseiros

  • Discos de carbono-cerâmica

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 245/30 R20 (diant.) / 305/30 R20 (tras.)

  • Rodas

  • 20 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1236 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4429 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2650 mm

  • Largura (mm)

  • 1940 mm

  • Ocupantes

  • 2

  • Peso (kg)

  • 1595 kg

  • Porta-malas (L)

  • 112 l

  • Tanque (L)

  • 83 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 4.982

  • 20.000 km

  • R$ 5.284

  • 30.000 km

  • R$ 4.982

  • 40.000 km

  • R$ 5.284

  • 50.000 km

  • R$ 4.982

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 2 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

Concorrentes

Porsche 911 Turbo S

R$ 1.494.900,00

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