Audi R8 V10: carrão de 610 cv diverte e faz dono virar estrela de cinema
Vitor Matsubara
Do UOL, em Pirapora do Bom Jesus (SP)
13/11/2020 04h00
Resumo da notícia
- R8 encanta pelo design e pelo desempenho do motor V10
- Carro de 610 cv vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos
- Cupê estreou em 2015 e foi reestilizado recentemente
Algumas experiências são obrigatórias na vida de qualquer fã de carros.
Visitar feiras como o Salão do Automóvel e assistir um GP de Fórmula 1 ao vivo estão entre elas. Se você já fez tudo isso, permita-me sugerir mais uma à sua lista: dirigir um superesportivo.
Foi por isso que eu não podia perder a oportunidade de pilotar o novo Audi R8.
Lançado em 2015, o bólido passou pela primeira reestilização em 2019 que acaba de chegar ao Brasil. Interessados não faltaram: o lote inicial se esgotou em uma semana, mesmo com o módico preço de R$ 1.234.990.
Antes mesmo de os clientes botarem suas mãos no superesportivo, UOL Carros passou alguns dias com o R8 e sentiu na pele como é ser uma celebridade. Veja a seguir como foi nossa experiência e porque o superesportivo é tão encantador.
Audi R8 V10
Preço
R$ 1.234.9904,0
Números até que são bons para um carro tão potente - e dá até para poupar combustível se a tocada for tranquila
5,0
O motorzão V10 ruge alto nas acelerações e faz o cupê embalar com velocidade impressionante
5,0
Estilo arrebatador foi renovado recentemente e quebra pescoços por onde quer que passe
4,0
Apesar de bem equipado, o R8 fica devendo algumas assistências de condução
4,0
Cabine acomoda só duas pessoas, que viajam com conforto e bom espaço para pernas
4,0
Custos de revisão não são tão exorbitantes como parecem ser
4,0
Tem 6 airbags e outros controles eletrônicos, mas deve itens como alerta de colisão e frenagem autônoma
Pontos Positivos
- Design
- Desempenho
Pontos Negativos
- Espaço interno
Veredito
O R8 arrepia cada fio de cabelo de quem gosta de carros. Embalado pelo motor V10 de 610 cv, o cupê encanta tanto pelo desempenho quanto pelo design recém-renovado. É por isso mesmo que é bom estar preparado para ser alvo de todos os olhares por onde passar. Se você tiver uma conta bancária bastante generosa vale a pena comprá-lo sem pensar. Até porque um carro superesportivo está muito longe de ser uma compra racional.
É difícil achar quem não olhe para o R8. E não é apenas pela chamativa cor Amarelo Vegas. As linhas do cupê são encantadoras por onde quer que se observe.
Reestilizada, a dianteira traz novos faróis, grade dianteira mais larga e tomadas de ar maiores. A silhueta esguia do R8 é praticamente a mesma desde a estreia da primeira geração, em 2006. Destacam-se as "lâminas laterais" que podem ser encomendadas em cinco cores diferentes.
Personalização, aliás, é o forte do carro. São quase 1,6 milhão de combinações possíveis, incluindo 29 opções de cores externas, cinco para as lâminas laterais, três para as saias laterais, spoiler dianteiro e molduras do difusor traseiro, quatro para os retrovisores, seis opções de rodas de 20 polegadas e logotipos em acabamento preto ou cromado.
Atrás, o discreto aerofólio em fibra de carbono fica logo acima das belas lanternas. Elas ganham a companhia de vistosas tomadas de ar e das enormes saídas de escapamento.
Por dentro, a cabine tem teto revestido em Alcantara, bancos em couro com costuras na cor da carroceria e apliques de fibra de carbono em partes como as portas e o console central. A posição de dirigir é extremamente baixa e justa. Tudo foi projetado para envolver o motorista e os comandos ficam à mão.
O volante tem empunhadura muito boa e existe espaço para mochilas e pequenos objetos atrás dos bancos. O porta-malas fica na frente e comporta míseros 112 litros.
Basta apertar o botão vermelho no volante para despertar o motor 5.2 V10 de 610 cv e 57,1 kgfm. Logo em seguida vem um rugido capaz de assustar quem estiver em volta - ou acordar a vizinhança inteira caso você tenha uma garagem coberta.
É essa trilha sonora que faz você esquecer do possante sistema de som da Bang&Olufsen. As acelerações são brutas e acompanhadas por um ronco encorpado e nada discreto, intercalado por estampidos a cada troca de marcha.
São necessários meros 3,2 segundos para chegar aos 100 km/h e a velocidade máxima é de 330 km/h. O pequeno botão com uma bandeirinha quadriculada é a deixa para a diversão. É ele que ativa o controle de largada: basta apertá-lo e pisar firmemente no freio e no acelerador ao mesmo tempo. O motor ficará cheio e o R8 arranca com vigor assim que você libera o pedal do freio.
Curiosamente, uma das maiores virtudes do R8 é sua docilidade. Ao contrário de muitos superesportivos, ele não reclama quando o motorista quer passear tranquilamente. A suspensão é dura e o carro sofre com qualquer desnível do solo, mas a frente não é tão baixa como se imagina: é possível passar por valetas e buracos sem grande sofrimento.
Se você tiver o pé mais leve dá até para manter boas médias de consumo. Durante um trajeto de quase 200 quilômetros por estradas bem pavimentadas, fizemos uma média de 6 km/l. Mas convenhamos: quem tem um R8 não precisa se preocupar com essas coisas, né?
O R8 traz um pacote de itens de série relativamente modesto para seu preço.
A lista de equipamentos inclui 6 airbags, sistema de vetorização de torque, diferencial central, faróis de laser, piloto automático (sem função adaptativa), controles de estabilidade e de tração, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de fadiga, ar-condicionado digital (com apenas uma zona de temperatura), freio de estacionamento elétrico, sistema start-stop e GPS.
Seria loucura analisar os custos de manutenção de um carro que custa mais de R$ 1 milhão.
Mesmo assim, é bom ressaltar que os valores das revisões do R8 não são exorbitantes. Das seis primeiras paradas previstas, a conta mais cara será nas revisões de 20 mil quilômetros e 40 mil quilômetros, tabeladas por R$ 5.284 cada.
Quanto à segurança, faltam algumas assistências de condução presentes no restante da gama. Anote aí: piloto automático adaptativo com função "Traffic Assist", frenagem autônoma de emergência, alerta frontal de colisão e alerta de tráfego cruzado traseiro, entre outros.
É difícil falar em concorrentes para um superesportivo. Mas o Porsche 911 Turbo S surge como principal rival do R8.
Ao preço de R$ 1.359.000, ele traz um motor 3.8 boxer que entrega 650 cv e torque máximo de 81,6 kgfm. Os números de desempenho impressionam: aceleração de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos com o pacote Sport Chrono e velocidade máxima de 320 km/h.
-
Motorização
-
5.2, V10, 40V, biturbo
-
Combustível
-
Gasolina
-
Potência (cv)
-
510 cv a 8.000 rpm
-
Torque (kgf.m)
-
57,1 kgfm a 6.600 rpm
-
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
-
3,2 s
-
Velocidade máxima (km/h)
-
330 km/h
-
Consumo cidade (km/l)
-
4 km/l
-
Consumo estrada (km/l)
-
8 km/l
-
Câmbio
-
Automatizado de 7 marchas
-
Tração
-
Integral
-
Direção
-
Elétrica
-
Suspensão Dianteira
-
Independente, braços sobrepostos
-
Suspensão Traseira
-
Independente, braços sobrepostos
-
Freios Dianteiros
-
Discos de carbono-cerâmica
-
Freios Traseiros
-
Discos de carbono-cerâmica
-
Pneus
-
245/30 R20 (diant.) / 305/30 R20 (tras.)
-
Rodas
-
20 polegadas
-
Altura (mm)
-
1236 mm
-
Comprimento (mm)
-
4429 mm
-
Entre-eixos (mm)
-
2650 mm
-
Largura (mm)
-
1940 mm
-
Ocupantes
-
2
-
Peso (kg)
-
1595 kg
-
Porta-malas (L)
-
112 l
-
Tanque (L)
-
83 l
-
10.000 km
-
R$ 4.982
-
20.000 km
-
R$ 5.284
-
30.000 km
-
R$ 4.982
-
40.000 km
-
R$ 5.284
-
50.000 km
-
R$ 4.982
-
60.000 km
-
n/d
-
Seguro
-
n/d
-
Garantia
-
2 anos
-
Airbags Motorista
-
-
Airbags Passageiro
-
-
Airbags Laterais
-
-
Airbags do tipo Cortina
-
-
Controle de Estabilidade
-
-
Controle de Tração
-
-
Freios ABS
-
-
Distribuição Eletrônica de Frenagem
-
-
Ar-Condicionado
-
-
Travas Elétricas
-
-
Ar Quente
-
-
Piloto Automático
-
-
Volante com Regulagem de Altura
-
-
Vidros Elétricos Dianteiros
-
-
Vidros Elétricos Traseiros
-
-
Central Multimídia
-
-
Rádio FM/AM
-
-
Entrada USB
-
-
Entrada Auxiliar
-
-
Banco de Couro
-
-
Banco do motorista com ajuste de altura
-
-
Bancos com ajustes elétricos
-
-
Desembaçador Traseiro
-
-
Computador de Bordo
-
-
Acendimento automático dos faróis
-
-
Faróis de neblina
-
-
Sensor de pressão dos pneus
-
-
Abertura elétrica do porta-malas
-
-
Faróis com regulagem de altura
-